FERNANDO DE NORONHA

O arquipélago de Fernando de Noronha pertence ao estado de Pernambuco. Além do morro dos 2 irmãos, o paraíso também conta com lugares incríveis tanto para surfistas quanto para casais apaixonados. É também o lugar perfeito para quem quer um contato maior com a natureza, quer relaxar ou curtir um forró dançado em um ambiente rústico, simples e – por isso mesmo – muito charmoso. Superada a dificuldade dos preços naturalmente altos (em virtude do isolamento da região frente ao continente), são muitas as opções de passeios e de restaurantes muito agradáveis. Trazemos para você, de forma rápida, dicas e explicações sobre como conhecer o lugar e opções de como conseguir não gastar além do planejado.

DSC02892.JPG

FERNANDO DE NORONHA – PERNAMBUCO, BRASIL

QUANDO IR

Algumas pessoas dizem que Noronha tem duas estações: uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (de março a julho).

De forma mais objetiva, os meses de dezembro a março são bons para quem gosta de surfar. Janeiro e fevereiro são os melhores, com ondas perfeitas para os surfista. Já quem gosta de mar tranquilo, quer fazer mergulho ou algo relacionado, os melhores meses são setembro e outubro.

Feito esse registro – que deve ser levado em conta para uma viagem bem planejada e na qual você possa escolher o mês do voo -, é fundamental destacar que Noronha é linda e não decepcionará em época alguma. Caso surja uma boa promoção, não hesite em viajar para lá, independentemente do período no ano.

TAXA DE PRESERVAÇÃO E TAXA DE PERMANÊNCIA

A taxa de permanência  é cobrada de acordo com os dias de permanência na Ilha. O valor da taxa é R$ 64,25 por dia e deve ser pago no aeroporto no momento do desembarque ou pela internet.

Existe também uma taxa de preservação que deve ser paga para fazer as trilhas e custa em média R$ 10.00. Para não perder tempo em filas no arquipélago, é preferível pagar a taxa de preservação ambiental pelo site, facilitando muito sua vida.

DSC02503

BAÍA DOS PORCOS – FERNANDO DE NORONHA

COMO CHEGAR

A passagem para Noronha muitas vezes desanima. Promoções não são tão frequentes. O negócio é simular sempre o trajeto e analisar se é viável para você comprar uma passagem até Recife (PE) ou Natal (RN) e de lá seguir viagem ida e volta para Noronha. Se decidiu ir e o valor da passagem está assustando, não desista. Simule, fique atento nas promoções e boa sorte!

COMO SAIR DO AEROPORTO

 

O aeroporto é bem pequeno. Duas companhias aéreas têm voos regulares saindo de Recife (1h20 de viagem) e Natal (55 minutos). Para sair do aeroporto, você encontra opções de táxi.

HOSPEDAGEM

Existem opções para muitos gostos e bolsos, no geral, os preços não são muito convidativos mas existem casas que oferecem quartos para alugar com preço bem mais em conta. A ilha principal (onde há as pousadas, funciona o comércio e situam-se as praias mais famosas) não conta com opções de albergue e acampamento é proibido. Ficamos na Pousada Tubarão, uma casa na Vila dos Remédios com suítes privativas, básicas e baratas,  e que conta com o atendimento super atencioso da simpaticíssima Jane, atendendo nossas necessidades de tal modo que passamos adiante essa sugestão. Outra dica mais em conta é a Pousada do Eli. Para mais opções de hospedagem, confira o link do nosso parceiro Booking.

DSC02978.JPG

FERNANDO DE NORONHA – PERNAMBUCO, BRASIL

PASSEIOS

Cada passeio tem um valor diferente e costuma buscar e devolver na sua hospedagem. O preço médio por pessoa está na faixa de 100 a 200 reais por  pessoa, mas existem promoções de pacotes quando você fecha vários passeios com a mesma empresa. Batismo e mergulho, pelo custo da manutenção do material empregado e pelo retorno espetacular da atividade, custam na faixa de 450 reais. Abaixo algumas opções para você ir decidindo (relação dos que consideramos imperdíveis):

1- Ilha tour (é um passeio mais geral que inclui Praia do Leão, Projeto Tamar, Sueste, Sancho, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos, finalizando no mirante do Boldró). Essencial.

2- Aquasub (segurando uma pequena prancha de acrílico, o turista é “puxado” por um barco e, com o movimento da embarcação, é possível mergulhar com snorkel – através da pressão colocada na prancha – e se encantar com a impressionante diversidade de vida subaquática, aproximando-se de muitos peixes, um navio naufragado e até, com sorte, de tartarugas e arraias). A sensação é de muita liberdade. Apesar de curto, é o passeio que consideramos mais divertido.

3- Batismo

Não podem realizar este passeio  as grávidas e os passageiros que tiverem problemas de saúde, tais como: cardíacos, respiratórios ou outros. Crianças a partir dos 10 anos de idade podem mergulhar com autorização por escrito do pai ou responsável.

4- Passeio de barco pela Baía dos Golfinhos

É um passeio bem legal, os golfinhos acompanham o barco, existe tempo para parada e banho na baía do Sancho. Você pode fazer pela manhã ou tarde. Também, a nosso ver, imperdível.

5- Trilhas

Noronha oferece opções de trilhas para você poder aproveitar mais de perto a natureza. A mais conhecida é a do Atalaia.

Se você quer ver mais sobre preços, segue um site que faz a oferta.

dsc02553

CACMBA DO PADRE – NORONHA

FORA OS PASSEIOS, O QUE CONHECECER

A praia do Cachorro e o Buraco do Galego. Logo acima, tem o famoso Bar do Cachorro (que tem um forró animado),  Vila dos Remédios, Forte Nossa Senhora dos Remédios, Bar do Meio (amamos o final de tarde lá, super charmoso – fica entre 2 praias, o cenário é inacreditável). Se houver disposição, é possível conhecer todos esses pontos caminhando. Não ficam tão afastados (aproximadamente 3 km de trajeto). Pode também alugar um buggy, uma bicicleta ou usar um táxi. A parte histórica e política de Noronha, que conta com um museu e a sede da administração, fica também na Vila dos Remédios, é interessante conhecer.

O Buraco do Galego, mencionado acima, situa-se na ponta à direita da Praia do Cachorro, e merece a conferida. É praticamente um ofurô entre pedras, formado pelo represamento da água do mar, que fica nítido quando a maré recua. Uma piscina com água do mar. Bonito demais!

Mais afastada, fica a praia do Sueste. Para chegar lá você pode usar táxi ou pegar ônibus. Para muitos, uma das melhores praias para prática do mergulho, com a possibilidade de enxergar tubarões e tartarugas, com o turista acompanhado por um monitor credenciado. Vale à pena!

20140813_135547.jpg

Praia do Cachorro – Pertinho do Buraco do Galego

QUANTO TEMPO FICAR

Isso vai depender de quantos passeios vai querer fazer, o tempo que tem disponível e a disponibilidade orçamentária para o pagamento da taxa de permanência. Se o orçamento estiver limitado, acreditamos que 3 ou 4 dias seja tempo suficiente para conhecer o que a ilha tem de melhor ou, pelo menos, servir de excelente estímulo para retornos inevitáveis.

CURIOSIDADES

Fernando de Noronha já funcionou como uma prisão. A prisão foi fundada em 1737. Por mais de 200 anos, os presos dali ficaram ilhados para evitar fugas.

Por determinação do  presidente Getúlio Vargas, em 1938 o local se tornou uma cadeia política.

Em 1942, os presos foram transferidos para outro presídio e Noronha foi usada para defesa nacional.

DSC02629

CACIMBA DO PADRE – FERNANDO DE NORONHA, PERNAMBUCO, BRASIL

A partir de 1988,  o local voltou a ser considerado parte de Pernambuco, se tornando um distrito estadual. Alguns dos lugares que abrigaram os presos, no entanto, ainda fazem parte do arquipélago, como a Vila de Nossa Senhora dos Remédios. Você pode conhecer um pouco mais dessa história de perto!

DICA DE FOTO:

Se você tem interesse em tirar uma foto como a de abertura deste post (que, particularmente, adoramos), quando fizer o passeio a Ilha Tour e estiver na praia da Cacimba do Padre, faça uma pequena trilha à esquerda para chegar na Baía dos Porcos. No meio do percurso, fique atento: basta subir um caminho de pedras; no topo deste desvio (sem riscos), ande um pouquinho e você chegará no lugar ideal para conseguir fotografar daquele jeito.

DSC02602

NORONHA -PE

RECOMENDAMOS

O Bar do Meio é um destaque. Passar um final de tarde lá é sensacional! Gostamos muito também do sorvete de tapioca vendido na Mundo Verde local! Para quem quer economizar com comida, há mercadinhos na Vila dos Remédios com preços mais próximos aos que conhecemos. Você pode fazer seu estoque. Ficando hospedado por ali, você economiza também com táxi e tem acesso a muitas agências de passeios vizinhas.

DSC02893

FIM DE TARDE NO BAR DO MEIO – FERNANDO DE NORONHA

DSC02845

PASSEIO DE BARCO  (PRAIA DO SANCHO) – FERNANDO DE NORONHA

dsc02846

PRAIA DO SANCHO – FERNANDO DE NORONHA

DSC02853

AQUASUB – FERNANDO DE NORONHA

DSC02980

PARTE DO PASSEIO ILHA TOUR – FERNANDO DE NORONHA

dsc02285

VISTA DO FORTE – FERNANDO DE NORONHA

dsc02389

TRILHA PARA CHEGAR DO BAR DO MEIO – FERNANDO DE NORONHA

dsc02554

PRAIA DO SANCHO – FERNANDO DE NORONHA

dsc02581

TRILHA PARA PRAIA DO LEÃO – FERNANDO DE NORONHA

dsc02621

BAÍA DOS PROCOS – FERNADO DE NORONHA

dsc02627

FERNANDO DE NORONHA

dsc02823

PASSEIO DE BARCO – FERNANDO DE NORONHA

dsc02878

VISTA DO BAR DO CACHORRO – FERNANDO DE NORONHA

dsc02887

BOLDRÓ – FERNANDO DE NORONHA

dsc02892

PRAIA DA CONCEIÇÃO – FERNANDO DE NORONHA

dsc02278

FORTE – FERNANDO DE NORONHA

dsc02543

FERNANDO DE NORONHA – PERNAMBUCO

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

13 comentários sobre “FERNANDO DE NORONHA

  1. Pingback: JERICOACOARA
  2. Pingback: CHAPADA DIAMANTINA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s