HALONG BAY

A 160 km da capital do Vietnã (Hanói), localiza-se uma das 7 maravilhas naturais modernas: Halong Bay. O labirinto de mais de 2 mil ilhas e ilhotas de pedra calcária banhadas por água de cor verde esmeralda, repleto de cavernas e mirantes no Golfo de Tonkin, é um destino espetacular, visitado através de um mini cruzeiro e não pode ficar de fora de sua viagem para aquele país – ainda que em boa parte do ano a região encontre-se nublada e sujeita a névoas e garoas.

Reza a lenda vietnamita que um dragão habitava aquela área e as bolas de fogo que expeliu, ao esfriarem, transformaram-se nas ilhas que compõem aquele cenário único, o qual teria inspirado os rochedos flutuantes de Pandora, planeta onde se passa a história do filme Avatar.

Para ter acesso a este parque natural, há várias empresas que viabilizam toda a viagem a partir de Hanói, entre as quais, seguem as mais recomendadas: Galaxy Cruises, Glory Cruises, Paradise Cruises e Indochina Junk.

IMG_4130.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

QUANDO IR

Tarefa das mais difíceis é visitar essa sequência de cartões-postais em um dia de sol. No país, chove bastante praticamente o ano todo. No inverno (dezembro a fevereiro) há o frio que incomoda e limita; por sua vez, a alta temporada (agosto e setembro) coincide com o período dos tufões. Sentiu o drama? Pois é! Como sugestão, indicamos os meses de março e abril, mas não há garantia alguma de tempo limpo. Independente disso, não deixe de conhecer esse patrimônio natural tombado com justiça pela Unesco.

 

FUSO HORÁRIO

Dez horas a mais que o horário de Brasília (GMT +7).

MOEDA

Dong ou Dongue. Para pesquisar a conversação atualizada, clique no link do Banco Central do Brasil.

IMG_4061

HALONG BAY – VIETNÃ

COMO CHEGAR

É possível fechar o pacote turístico em Hanói, mas o recomendável é que todo o serviço seja acertado com antecedência pelo site da empresa que entender mais conveniente dentre as indicadas acima. Importante ressaltar que todas elas contemplam os mesmos serviços básicos.

As opções mais recomendadas podem ser conferidas nos links abaixo:

Galaxy Cruises

Glory Legend Cruises

Paradise Cruises

Indochina Junk

IMG_4006.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

DICAS

São inúmeras as empresas que fornecem o passeio para Halong Bay, mas nem todas são confiáveis ou de qualidade aceitável. Evite economias que revelam-se verdadeiros transtornos. Insistimos: procure escolher entre as companhias referidas. Pague mais e não se arrependa.

DSC09584

HALONG BAY – VIETNÃ

VALOR MÉDIO

Os preços dos pacotes oferecidos, à primeira vista, podem parecer muito salgados, mas só parecem. O valor varia de 130 a 250 dólares por pessoa, a depender da empresa, da duração do cruzeiro e do tipo de cabine selecionado. O valor justifica-se por incluir:

  • traslados do hotel (desde que localizados na região central – Old Quarter) na capital até o píer de onde saem as embarcações em Halong Bay, e o retorno;
  • guia em inglês;
  • acomodação em excelentes embarcações;
  • refeições nos barcos (bebidas não inclusas, embora não sejam caras – cerveja a 2 dólares);
  • aula de culinária local;
  • passeio de caiaque e parada para banhos (apesar de a água ser congelante);
  • aula de tai chi chuan;
  • visita à caverna Hang Sung Sot, com excelente infraestrutura e iluminação (canhões de luz apontados para impressionantes formações rochosas) e que se encerra em um lindo mirante.
  • opção de transfer do aeroporto para seu hotel OU da hospedagem para o aeroporto;
IMG_3993.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

DICA: Neste último serviço incluído no pacote, recomendamos a opção que siga no sentido hotel-aeroporto. Isso porque o centro de Hanói, que concentra a maior parte da rede hoteleira,  é muito distante do aeroporto, e dificilmente você conseguirá fazer o passeio para Halong Bay no mesmo dia que seu voo chega no Vietnã. Além disso, a necessidade de um transporte pontual – proporcionado pela empresa contratada – é maior para o aeroporto, e não vindo dele.

QUANTO TEMPO FICAR

Os cruzeiros duram a) 2 dias e 1 noite; ou b) 3 dias e 2 noites. Escolhemos a primeira opção (em virtude do menor custo e por termos outros destinos a visitar) e a consideramos bastante satisfatória, apesar da vontade imensa de não sair mais daquele paraíso.

Quem resolve fazer o passeio mais longo (três dias e duas noites), segue viagem para a região de Lan Ha Bay, visita a Fazenda de Pérolas e anda de caiaque na Frog Home.

IMG_4134.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

COMO FUNCIONA O PASSEIO

Caso esteja em uma hospedagem localizada na região central de Hanói (onde fica concentrada grande parte da rede hoteleira da capital), um microônibus da empresa contratada apanhará o turista na pousada logo no início da manhã (entre 7 ou 8h).

De lá, você seguirá viagem por 4h30 atravessando cidades do nordeste vietnamita, fazendo paradas obrigatórias de 30 minutos em uma loja que lapida e vende pérolas colhidas no mar local e em uma loja de variedades (destaque para as peças de tecelagem detalhadas feitas na hora pelas trabalhadoras da região).

Por volta de 11h30/12h, o traslado chega no píer de Tuan Chau, já na entrada de Halong Bay. É momento de esperar mais alguns minutos para embarcar no mini cruzeiro.

IMG_3976.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

Mais uma vez, não há grandes disparidades entre as cabines e estrutura geral dos barcos da empresas concorrentes. Há algumas mais rústicas, outras armadas com velas típicas das embarcações vietnamitas e maiores comodidades, mas todas servem bem ao turista e tem o seu charme próprio, com suítes com varandas e dando destaque ao panorama impressionante, fazendo esquecer televisão, celular e outros caprichos desnecessários naquele lugar.

A equipe é ótima. Super atenciosa, educada e cordial. Acompanha todo o percurso, serve de guia em todas as paradas, tirando dúvidas e ensinando. O tratamento foi tão incrível que serviu de exemplo da simpatia dos vietnamitas que conhecemos. Foi o povo mais agradável com quem convivemos no Sudeste Asiático.

IMG_4071.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

Falando do passeio…você será brindado com paisagens deslumbrantes, com rochas gigantes de todos os formatos, boiando em um mar de águas lisas e lindas. Difícil parar de tirar fotos ou encontrar elogios suficientes para tanta beleza espalhada. Para onde se olha o prêmio só melhora e o sentimento é de gratidão crescente.

O barco atraca na vila flutuante de Cat Ba para o passeio de caiaque ou canoa mais agradável e bonito que já fizemos, atravessando túneis naturais formados nas rochas e navegando em um mar esverdeado por 45 minutos.

Na manhã seguinte, o barco atraca por 1h para conhecer a caverna Hang Sung Sot (Caverna da Admiração), com excelente infraestrutura e iluminação (holofotes coloridos apontados para impressionantes espeleotemas) e que se encerra em um belíssimo mirante.

No retorno para o píer, o barco passa pela região de Bai Tu Long Bay, considerada a mais bonita do complexo.

Saída do barco ao meio dia.

CULINÁRIA LOCAL

Destaca-se, também, a fartura das refeições deliciosas servidas no barco. Todas incluídas (ressalvadas as bebidas), com camarões, carnes variadas, sopas, saladas e outros acompanhamentos. Foram os melhores pratos que comemos no Sudeste Asiático.

Há, inclusive, opções voltadas para o público vegano, com broto, grãos de bico, saladas especiais, tofu e outros. Basta informar essa preferência assim que perguntado.

IMG_3986

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fizemos nosso passeio com a empresa Galaxy Cruises (opção mais curta: 2 dias e 1 noite). Excelente cumpridora de todos os itens previstos no passeio, com pontualidade aprovada. Custou aproximadamente U$D 260 dólares o casal.

Adoramos! Equipe extremamente prestativa. Barco limpo e com cabines de muito bom gosto, sem ostentação. A limitação de pessoas e tripulação torna o cruzeiro praticamente privativo.

DSC09511.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

Todos os passeios incluídos foram ótimos (principalmente, o passeio e caiaque e a visita à caverna artificialmente iluminada), e as numerosas refeições foram todas deliciosas.

Outro ponto alto do percurso foi a aula de culinária local que recebemos do guia no retorno do barco em direção ao píer de Tuan Chau. Aprendemos a preparar os deliciosos rolinhos primavera feitos com folha de arroz e recheados com especiarias vietnamitas (fresh spring rolls). Poucos ingredientes e rapidamente finalizados. Surpreendente e muito divertido.

Merece destaque o inestimável auxílio do transfer garantido pela empresa saindo do hotel até o aeroporto. Foi um grande quebra galho que nos poupou de uma longa e cara corrida de táxi. Recomendamos que o turista peça para a hospedagem ligar para a empresa do pacote para confirmar o horário do traslado ou encaminhar um e-mail direto para a empresa neste sentido.

Por tudo isso, a Galaxy Cruise foi um inegável acerto que tornou essa viagem muito melhor. Recomendamos muito!

IMG_3963.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

IMG_4109.JPG

HALONG BAY – VIETNÃ

IMG_4045

CAVERNA ILUMINADA – HALONG BAY, VIETNÃ

IMG_4085.JPG

HALONG BAY – VIETNà

 

Confira outros posts:

HANÓI

O QUE SABER ANTES DE IR PARA ÁSIA

TAILÂNDIA – BANGKOK

SINGAPURA

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!

9 comentários sobre “HALONG BAY

  1. Pingback: SIEM REAP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s