BRUGES

Bruges é um encanto, um dos lugares mais românticos e inspiradores que já estivemos. Talvez a cidade que melhor defina um cenário de conto de fadas.

Localizada no nordeste da Bélgica (região de Flandres, a 1h de Bruxelas), é uma cidade de fortes traços medievais que viveu seu apogeu nos séculos XIII e XIV como principal conexão com o comércio do Mediterrâneo. É conhecida como “Veneza do Norte”, por ser cortada por vários canais, belas praças e construções antigas elegantes. Super bem preservada,  seu centro histórico é considerado patrimônio da humanidade.Cerveja, chocolate, renda e batata frita destacam-se por lá.

O lugar supera as grandes expectativas, sobretudo, de quem quer apenas curtir uma lua de mel. As simples caminhadas pelas suas ruelas, com paradas nas belas pontes sobre os inconfundíveis canais, já são uma grande atração desta linda cidade.

Mas Bruges não é SÓ isso, agradando com sobras os visitantes mais interessados em programações artísticas, históricas, culturais e gastronômicas. O centro conta com vários museus, edifícios e igrejas antiquíssimas e várias paisagens dignas de cartão-postal.

IMG_4771

CANAL E CASAS TÍPICAS – BRUGES, BÉLGICA

QUANDO IR

Por ser uma cidade de clima temperado, as estações são bem definidas, embora haja ventos e chuvas regulares durante o ano inteiro (em virtude de sua proximidade com o Mar do Norte.

Os meses mais ensolarados compreendem o trimestre de Junho a Agosto, apesar deste período caracterizar-se por fortes tempestades. Os meses com chuvas mais frequentes são os de Outubro a Dezembro.

Fomos no início de novembro e ficamos por um dia na cidade, marcado por tempo instável, com o sol aparecendo de vez em quando entre nuvens, após algumas horas de céu nublado. Não chegou a chover. Diante dessa experiência positiva, e procurando evitar principalmente o risco de fortes tempestades no verão e do frio rigoroso do inverno (com variações de -5°C a 4°C), sugerimos a viagem para os meses de setembro a novembro.

QUANTO TEMPO FICAR

Bruges tem muitas opções para conhecer e é um lugar extremamente agradável de se permanecer, principalmente se estiver em uma viagem romântica. Neste caso, 3 dias para curtir com calma são suficientes.

Porém, se você não conta com tempo disponível para aproveitar todas as atrações, fique tranquilo! Em um dia, é possível fazer uma deliciosa caminhada por Bruges, passear nos silenciosos barcos pelos canais da cidade (onde convivem patos e gansos que embelezam ainda mais a paisagem bucólica) para ter uma melhor noção do lugar e encontrar/descobrir cantinhos super charmosos, provar a deliciosa batata frita belga, o maravilhoso chocolate e a famosa cerveja (para muitos, a melhor do mundo), conhecer por fora os principais pontos e escolher algumas atrações para visitar o interior. Essa amostra de Bruges já é o suficiente para você se encantar pelo lugar e, quem sabe um dia, voltar para aproveitar melhor e com mais calma.

COMO CHEGAR

Colocamos opções saindo de Bruxelas e Paris:

  • Saindo de Bruxelas: Indo de trem –  existem  trens a cada hora e sua viagem dura em torno de 1 hora. Segue o link para consulta de preço e horários. http://www.belgianrail.be
  • Saindo de Paris: Indo de trem – O trajeto leva, em média, 2h30 e os preços são variados considerando horário e dia de escolha. O trem, que sai da estação Gare du Nord, para em Bruxelas, sendo lá necessário realizar a baldeação para Bruges. Colocamos o link da empresa para facilitar sua consulta.

<

HOSPEDAGEM

Após pesquisa no Booking, verificamos as seguintes hospedagens com boas avaliações (média de preço da diária R$ 300,00 a R$ 350,00):

Para mais opções é possível alugar uma casa ou apartamento pelo site Airbnb ou encontrar alternativas de hospedagem mapeadas pelo Trivago.

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE
  • A pé! Caminhar no centro da cidade já é uma programação. Todos os lugares que você olha são lindos!
  • Se precisar de transporte público, existem ônibus por lá. Mais informações no site da empresa: www.delijn.be
CULINÁRIA LOCAL

Os belgas tem fama no quesito batata frita – para se ter uma ideia, há até mesmo o museu da batata frita em Bruges (vamos falar sobre logo abaixo) Então, vale à pena provar. Na praça central (Grote Market, onde fica o campanário Belfort), você encontra restaurantes e banquinhas pra conferir essa delícia.

Como a cerveja também é famosa, confira esta especialidade belga na Cervejaria 2Be (que fica na Wollestraat, 53) ou na cervejaria familiar Brouwerij De Halve Maan.

Bruges está cheia de opções de restaurantes encantadores e românticos.

Se quiser economizar, fique tranquilo! Não é caro comer nessas barraquinhas de batata frita, há redes de fast food e o chocolate é super acessível.

O QUE CONHECER
IMG_4788

GROTE MARKT – BRUGES, BÉLGICA

A parte turística de Bruges não tem grande extensão, sendo possível fazer muita coisa a pé e conhecer muito do lugar através do passeio de barco pelos canais do Rio Dijver. Abaixo, separamos em tópicos algumas das atrações principais que o lugar apresenta. Mas, importante adiantar que consideramos essencial o já citado passeio de barco, a Grote Market (praça principal); o Belfort, que é um campanário que oferece uma vista muito bonita naquela praça (prepare-se para os quase 400 degraus); e a Burg, outra praça famosa (onde fica a linda prefeitura). Se em qualquer parte do mundo viajar comendo batata frita e chocolate combina demais, imaginem nesta incrível cidade (uma das mais bonitas na Europa) onde aquelas comidas são as especialidades!

1- Oude Griffie – Edifício ao lado  da sede da prefeitura.

3- Bloedbasiliek (Basílica do Sangre Sagrado) – Capela de estilo neogótico do século 19 que guarda um frasco de sangue que teria sido de Cristo.

4- Stadhuis (Sede da prefeitura) – Uma das prefeituras mais antigas da Bégica, localizada na praça Burg.

5- Belfort – É lá que fica o campanário com 366 degraus, localizada na Grote Market – melhor vista da cidade de Bruges.

6 – Lojas de chocolate –  Os nomes mais tradicionais estão na Streenstraat e na Zuidzandstraat. Bruges tem muitas opções para todos os gostos e bolsos.

7-  Palácio da Justiça – Gerechtshof/Museum Het Brugse Vrije – É nele que você encontra o Museu da cidade de Bruges.

8 – Canal Steenhouwersdijk e Gronerei – Considerado um dos trechos mais bonitos do rio.

9 – Groeningemuseum – É o mais famosos museu/galeria de belas artes de Bruges.

10 –  The Tintin Shop – Loja com várias itens relacionados ao personagem Tintim, desenho criado pelo belga Hergé.

11 – Museu do Chocolate – Museu que conta a história do chocolate.

12- Memlingmuseum e Sint-Janshospitaal– É hospital do século 12 que abriga pinturas e equipamento médicos históricos.

13-Gruuthuse Museum – Mansão medieval (possui uma igreja) que funciona como museu.

14- Arentshuis Museum – Museu com mostra permanente de rendas antigas e pinturas.

15-Sint – Salvatorskathedraal (Igreja de São Salvador)– É a igreja mais conhecida e visitada da cidade.

17- Huisbrouwerij De Halve Maan – Cervejaria fundada em 1856.

18 – Diamond Museum Brugge – Museu do diamante.

19 – Sint- Walburgakerk – Igreja Jesuíta.

20- Moinhos de Vento no Kruisvest -Sim! Moinhos na Bélgica. Você pode conferir dois dos moinhos de ventos remanescentes da cidade.

 21- Huis ter Beurze – É onde ficava a primeira bolsa de valores do mundo.

22- Sint- Jakobskerk – Igreja de São Tiago.

23 – Sint- Gilliskerk – Igreja paroquial de Santo Egídio.

24- Museu da Batata Frita  Falamos dele mais acima. Fica no seguinte endereço: Vlamingstraat, 33. Você já pode ir conferindo o que ele apresenta no site: www.frietmuseum.be

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

 

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

CONHEÇA OUTROS POSTS:

SINTRA

O QUE SABER ANTES DE IR PARA ÁSIA

ROTA ROMÂNTICA – ALEMANHA

TAILÂNDIA – BANGKOK

PROVIDÊNCIA E SANTA CATALINA

10 comentários sobre “BRUGES

  1. Herculano disse:

    Cidade encantadora que com certeza merece uma visita. Andar por suas ruas admirando as casinhas e construções recém saídas de contos de fadas, comer deliciosas batatas fritas, e navegar por seus canais é um programa para se fazer em família ou em casais. As águas dos canais são tão limpas que cisnes e outras aves dão o ar da graça e entretem os turistas. Também há uma variedade enorme de tipos de cervejas, desde as frutais com sabor de morango e tudo o que se possa imaginar, às mais fortes para todo gosto de cervejeiro. O chocolate é uma delícia à parte. Percorrendo as ruas existem diversas lojinhas que vendem os mais puros e deliciosos chocolates belgas, todos acondicionados em belas latas que são réplicas das construções locais.

    Curtir

  2. Pingback: BRUXELAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s