PROVIDÊNCIA E SANTA CATALINA

A ilha de Providência e sua vizinha, Santa Catalina, estão situadas no Caribe e oferecem visuais inesquecíveis. São ótimos exemplos das “maravilhas” da Colômbia. Um lugar que realmente impressiona.

Se você está pensando em ir para San Andrés, não vacile em deixar de conhecer esses santuários. O mar do azul mais incrível que já vimos na vida, o relevo montanhoso ao fundo, aliados ao ambiente pacato da região, fazem qualquer hipótese de arrependimento ser substituída de imediato por um orgulho imenso de estar ali.

Um lugar para relaxar, interagir com a natureza (inclusive nadar com muitos peixes e tartarugas). Não se espante se ficar boquiaberto com a paisagem. A reação é merecida. Você vai se apaixonar por esse pedacinho do mundo.

31

POR DO SOL EM PROVIDÊNCIA – COLÔMBIA

Afinal, a gente está falando do palco da terceira maior barreira de corais do mundo (que você já pode conferir na foto abaixo). E tudo isso em um país vizinho ao nosso, pouquíssimo visitado – se consideramos a variedade de belezas extraordinárias que ele possui. Que tal ajudar a reverter essa estatística?!

COMO CHEGAR

Existem duas maneiras de você chegar a Providência e Santa Catalina, ambas saindo de San Andrés: voando ou de barco. Cada uma com seus ônus e bônus.

De avião, você gasta em torno de 30 minutos e confere um visual impressionante lá do alto, pousando em Providência. A desvantagem é o preço consideravelmente mais alto que o trajeto de barco. Há quiosques e centros de informação ao turista no centro de San Andrés que vendem passagens áreas para aquele destino. É a maneira que indicamos para chegar nas ilhas.

Para consultar a passagem aérea: SATENA.

Quanto a ir de barco, o preço é indiscutivelmente mais atraente. Porém, se esta for a opção escolhida, prepare-se para encarar 3 horas em um catamarã em um mar agitado, com grandes chances de causar enjoo até para os mais resistentes. O barco sai às 7h/8h da manhã de San Andrés (tem que chegar com, pelo menos, 1 hora de antecedência para a organização e pesagem das malas – quando fomos, abril de 2013, era proibido embarcar com mais de 10 kg) e retornando do porto de Providência por volta das 13h/14h.

DICA: viajando de catamarã, como fizemos, reserve um Dramin ou remédio de efeitos parecidos e tome 20 minutos antes de embarcar.

DISTÂNCIA DE SAN ANDRÉS

95 km de distância apenas!

QUANTO TEMPO FICAR

Dois ou três dias é um tempo razoável para você conhecer tudo de melhor da ilha, mas você pode ficar mais tempo se quiser relaxar ou ainda, permanecer apenas um dia (dormindo na ilha) e ter uma excelente amostra do paraíso!

DICA: Para quem opta por viajar de barco, recomendamos que confirme previamente os dias que o traslado e seu retorno ocorrem (em abril de 2013, o percurso era feito aos domingos, segundas, quartas e sextas). Apesar de descrevermos a seguir as atividades recomendadas em Providência, é oportuno adiantar que não há muito o que fazer na pequena ilha, sendo possível conhecer o essencial em 1 dia e meio. Desta forma, por experiência própria, e levando em consideração o horário dos barcos, aconselhamos a viagem que vá no domingo e retorne na segunda-feira, a não ser que seu roteiro de viagem não esteja apertado e sua intenção seja desligar-se por mais tempo do mundo.

MOEDA

Peso colombiano. Para cotação atualizada, acesse esse link do Banco Central.

QUANDO IR

A região tem temperaturas agradáveis durante todo o ano,  a época ideal para ir não é uma preocupação durante o planejamento da sua viagem. E é bom lembrar o excelente fato do arquipélago estar fora da rota de furacões do Caribe.O lugar oferece a temperatura ideal para curtir seu litoral.

O período de chuvas corresponde aos meses de maio a dezembro, mas elas são incertas, e muitas vezes, passageiras. Viajamos em abril e só enfrentamos uma rápida chuva (2h) em San Andrés. Sol o tempo inteiro em Providência.

10

CAYO CANGREJO – PROVIDÊNCIA, COLÔMBIA

HOSPEDAGEM

Neste quesito, a nossa experiência não servirá de parâmetro. Ficamos hospedados em um quarto antigo, com mosquitos e sem ar condicionado numa casa muito humilde, a 8km do porto principal.

A partir de pesquisa feita no Booking.com, identificamos as seguintes pousadas melhores avaliadas (todas com diária abaixo de R$ 300,00):

Para maiores opções, em que é possível selecionar datas e filtrar o critério que julgar mais conveniente para hospedagem, basta acessar o site do nosso parceiro Booking.

O QUE CONHECER

O lugar é repleto de trilhas, praias, gente agradável e muita tranquilidade. Vá preparado para relaxar e pode sim criar muita expectativa em relação ao que vai encontrar. A frustração não vai acontecer.

Não precisa criar uma sequência de pontos para conhecer, caprichar no roteiro detalhado de cada lugarzinho que pretende visitar.

Lá o indicado é:

  • pegar o passeio de barco ao redor da ilha pra ter uma noção geral e conhecer praias com águas super cristalinas. No passeio você vai ver a conhecida Cabeça de Morgan – uma pedra com formato interessante em homenagem ao pirata inglês Henry Morgan, que saqueava embarcações na região no século XVII. O auge desse passeio é Cayo Cranguejo, logo logo falaremos  melhor a respeito.
  • andar pelas ilhas, atravessando a pequena ponte super charmosa que liga Providência a Santa Catalina: a Ponte dos Namorados, cenário que rende tradicionais fotos de casais apaixonados sobre um mar raso e transparente, próxima ao porto principal. É bem tranquilo de conhecer andando.
  • descobrir trilhas e aproveitar a natureza
CAYO CANGREJO

Mesmo tendo conhecido várias lindas praias depois em diferentes recantos, ainda é difícil pra gente acreditar que esse lugar existe. Proporcionou, com certeza, um dos visuais mais lindos de nossas vidas.

Trata-se de uma ilhota bem próxima a Providência, cujo mirante na sua parte mais elevada permite avistar a 3ª maior barreira de corais do mundo. Chegando lá, você paga uma taxa que te dá direito a subir a curta e suave trilha com um guia explicando tudo da região para você, snorkel (que te permitem ver melhor variados peixes, arraias, estrelas do mar, e claro, as tartarugas que nadam com você sem medo ou cerimônia) e uma pequena mas razoável estrutura para desfrutar o lugar.

Você chega a Cayo Cangrejo através do passeio de barco pela ilha mas pode também pegar um barco-táxi para voltar quantas vezes puder para esse lugar. A travessia não demora sequer 10 minutos . Você já vê o destino a partir de Providência.

8

CAYO CANGREJO – PROVIDÊNCIA, COLÔMBIA

VIDA NOTURNA

Se você quer festa e badalação, esse não é o lugar. A proposta é curtir a natureza, paisagens espetaculares e relaxar! A vida noturna dessas ilhas é  fraca. O ideal a noite é escolher o melhor lugar para ver o por do sol, jantar em um dos restaurantes (todos simples), descansar e curtir as fotos do dia!

DICAS

⇒ Para chegar em Providência e Santa Catarina você necessariamente vai ter que passar por San Andrés. Os dois destinos são fantásticos. Quando chegar a San Andrés, é obrigatório pagar um cartão de turismo. Para comprar, é só entrar em contato com a própria companhia aérea antes de chegar a San Andrés. Lembre-se que você terá que apresentar também na saída! Guarde com você.

Obs.: Fique atento em relação a qual moeda sua companhia aérea aceita o pagamento do cartão viagem. Em Bogotá, existem companhias que só aceitam pesos colombianos.

⇒ Já chegue com reserva de hospedagem! Quando você chegar na ilha, a fiscalização vai perguntar onde ficará hospedado.

⇒ Não são todos os locais da ilha que aceitam cartão, leve cédulas de pesos colombianos para os seus gastos na ilha.

⇒ Existem dois bancos em Providência, caso você precise fazer saque. Porém, aconselhamos já chegar com pesos colombianos para facilitar sua estada.

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

2

CAYO CANGREJO – COLÔMBIA

4

CAYO CANGREJO – COLÔMBIA

16

CAYO CANGREJO – COLÔMBIA

22

CAYO CANGREJO – COLÔMBIA

34

SANTA CATALINA – COLÔMBIA

39

SANTA CATALINA – COLÔMBIA

43

CAYO CANGREJO – PROVIDÊNCIA, COLÔMBIA

14

CAYO CANGREJO – PROVIDÊNCIA, COLÔMBIA

23

CAYO CANGREJO – PROVIDÊNCIA, COLÔMBIA

7

CAYO CANGREJO – PROVIDÊNCIA – COLÔMBIA

30

PROVIDÊNCIA – COLÔMBIA

 CONFIRA OUTROS POSTS:

TAILÂNDIA – BANGKOK

O QUE SABER ANTES DE IR PARA ÁSIA

⇒ Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

7 comentários sobre “PROVIDÊNCIA E SANTA CATALINA

  1. Maria Antonia disse:

    Adorei ver as fotos, muito linda essa cor incrível das águas!
    Aproveito para elogiar sua firmeza, clareza em seus comentários e dicas, que sem duvida ajudou e ainda vai ajudar diversas pessoas.

    Curtir

  2. Pingback: SAN ANDRÉS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s