PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL

Está com muita vontade de sair do Brasil pela primeira vez?

Ótimo! Experiências únicas te aguardam. Para que tudo corra bem, seguem algumas dicas que talvez possam te auxiliar no seu planejamento, aumentando sua coragem e tranquilidade. A intenção é que facilitem sua primeira viagem e que você tome gosto por isso.

aviao

PASSAGEM AÉREA

Muitas vezes, os preços podem assustar, mas existem formas de poder ficar atento às promoções e garantir um bom valor.

Melhores Destinos – O site do Melhores Destinos agrupa diversas promoções assim que elas surgem na internet. É bom conferir sempre essa página.

Decolar – Esse site é ótimo para que você faça a pesquisa de preços. Ele rastreia os valores das principais companhias aéreas aqui do Brasil e do exterior, de acordo com a origem e o destino que você insere na busca. É interessante fazer diversas simulações antes de escolher a cidade da chegada, ou várias datas para ela, antes de marcar suas férias.

Skyscanner – Tem a mesma finalidade e utilidade que o Decolar, porém é mais abrangente, incluindo companhias aéreas de baixo custo (low cost). Ajuda, principalmente, se você for fazer muitos trechos curtos no exterior (Europa, Ásia), diminuindo seus gastos finais.

Aplicativos para smartphone – Existem aplicativos que noticiam em tempo real todas as promoções que surgem no quesito passagem aérea. O aplicativo que usamos é o “Passagens baratas”.

Dicas:

  • Antes de comprar sua passagem, fique atento ao limite de bagagem permitido (quantidade de volumes e peso). As companhias  low costs admitem um peso máximo pequeno; e se você exceder a cota, vai ter que pagar multa!

Obs.: Para voos nacionais, o limite padrão são 23 quilos; para voos internacionais, geralmente 32. As low costs variam em relação ao limite de peso (já pegamos voos que aceitavam de 8 e 14 quilos ). Nestas companhias mais baratas, só é permitido 1 volume por pessoa.

  • Caso apareça uma super promoção, observe sua validade e fique atento ao número de assentos disponíveis. Geralmente os melhores preços esgotam rápido. Não há tempo de pensar muito para decidir.

OBS.: Geralmente, as promoções não permitem que você remarque seu voo sem custo adicional. Procure as condições da promoção antes de efetuar a compra.

passaporte_318-141293

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VIAGEM

Se decidiu por um destino nacional, são aceitos como documentos válidos a carteira de identidade e a carteira de habilitação. Países como Argentina, Uruguai e Chile também aceitam esses documentos, desde que em perfeitas condições.

1

PASSAPORTE BRASILEIRO

Fora as opções acima, na maior parte dos destinos internacionais, você precisará ter um passaporte válido. No site da Polícia Federal, você encontra uma explicação de tudo que precisa para emitir. Esse link que disponibilizamos já te direciona para a página exata com tudo que precisa saber.

Países como Peru, Bolívia, Tailândia e outros exigem a vacina de febre amarela e a carteira internacional de vacinação. Pesquise sobre essa necessidade quando definir o destino que pretende conhecer.

A vacina encontra-se disponível gratuitamente nos postos de saúde e o documento pode ser emitido conforme orientações da ANVISA. Nos nossos posts, procuramos sempre fornecer essa informação, quando o destino exige. Procure no blog se já postamos sobre o destino escolhido.

Dicas:

  • Cuidado com o prazo de entrega do passaporte. Para evitar que ele não fique pronto até a sua data de embarque, providencie-o com antecedência.

Obs.: Quando você der entrada no pedido do passaporte – com o necessário pagamento da taxa e o agendamento da entrevista -, já receberá uma previsão de quando ele ficará pronto.

  • Na Europa, é necessário que o seu passaporte ainda esteja válido nos próximos 6 meses após a entrada nos países. Ou seja, se você pretender viajar com um passaporte que vence nos próximos 5 meses, não será possível, pois ele não será válido. É necessário providenciar nova emissão.

Obs.: O passaporte brasileiro agora conta com validade de 10 anos.

ao-controle_318-142370

VISTO

Muitos destinos exigem visto, sendo o procedimento para requerimento bastante variado, de acordo com as normas definidas pelos países. Sendo assim, colocamos essa informação nos nossos posts dos países que já visitamos e o exigem: EUA, MYANMAR, CAMBOJA, VIETNÃ

carrinho_318-142383

HOSPEDAGEM

Primeiramente, existem também várias formas para pesquisar o lugar que mais te agrada. Os melhores sites, auto explicativos, referentes a este tema são:

Trivago – faz um levantamento de diferentes empresas especializadas em divulgar e viabilizar reservas em hotéis, pousadas e albergues. É o caminho que aponta maiores opções.

Booking – uma das empresas citadas pelo Trivago. Muito útil para o turista, por indicar mapa das hospedagens, características, comodidades (café da manhã, traslado do/para o aeroporto, banheiro privativo, ar condicionado) e fotos.

Airbnb – canal dedicado para quem deseja alugar um apartamento/ uma residência por uma temporada. Excelente para quem vai viajar em grupo de amigos ou com parentes.

Visto isso, o quesito hospedagem varia muito a depender do seu gosto e orçamento. Indicamos a seguir os tipos de hospedagem mais comuns, pensando em 4 diferentes perfis de viajante, de acordo com quanto se pode e quer pagar, bem como considerando o nível de privacidade almejado:

HOSTEL (o mesmo que albergue) – Essa opção geralmente é a de valores mais baixos. Existem acomodações que chegam a custar R$ 20,00 a diária por pessoa. É uma ótima alternativa também para quem viaja sem companhia e não quer ficar sozinho.

Para escolher o que melhor atenda seus critérios, siga indicações constantes nos posts (na parte de hospedagem de cada destino do nosso menu, sempre incluímos um albergue), ou pergunte a alguém com estilo parecido ao seu, ou, ainda, consulte no Booking ou no Trivago.

Para escolher seu hostel, é bom tomar certas cautelas a fim de evitar problemas. Um bom parâmetro, além de localização, é verificar se o albergue pertence à rede Hi hostel. Essa rede tem critérios de qualidade a serem seguidos pelos membros para que continuem fazendo parte de seus associados. É uma segurança a mais para você. Existem opções em quase todos os lugares do mundo! Verifique se encontra uma opção que te agrada.

Em hostel, geralmente os quartos são compartilhados. Existem quartos com até mesmo 14 camas, dispostas em quartos femininos, masculinos ou mistos.

Funciona da seguinte maneira: você paga por uma vaga em um quarto (na hora da escolha pelo quarto unissex ou misto, você já sabe qual é a capacidade dele); chegando lá, você tem uma cama reservada para você e um armário. Outras pessoas provavelmente já estarão no quarto. É uma boa opção para conhecer gente e fazer novas amizades.

Nos hostels, é comum que existam salas de televisão, cozinha destinada aos hóspedes (a hospedagem já fornece talheres, pratos e copos; alguns hostels incluem o café da manhã; se no seu não houver essa comodidade, você pode cozinhar com o que trouxer de fora), sala de jogos e alguns tem até mesmo pubs! O clima é muito descontraído e de troca de experiências de pessoas que muito abertas e que, normalmente, estarão na mesma situação que a sua.

Vale lembrar que, em hostels, também é possível encontrar quartos privativos individuais ou para casal, mas o preço quase sempre é pouco atrativo considerando o valor do quarto coletivo.

DICA:

  • Em hostel, é sempre bom levar cadeado para trancar seu armário e também toalha de banho. É frequente que hostels não disponibilizem toalha ou cobrem taxa extra pelo empréstimo. Verifique durante a escolha do hostel.

POUSADAS DE BAIXO CUSTO OU DE VALOR INTERMEDIÁRIO – Existem várias formas para pesquisar valores e tipos de hospedagem. O Booking é um site que permite a consulta agrupada por critérios (entre eles valores ou localização). Outra opção é o já citado Trivago. Procure ler todos os comentários sobre o lugar. Geralmente, existem avaliações que são bastante úteis para saber se o que você considera mais importante é atendido pela hospedagem em que está pretendendo ficar.

HOSPEDAGEM DE ALTO NÍVEL –  Para buscar hotéis de alto padrão, consultar no Booking pela categoria “Nossas melhores avaliações primeiro” ou “Avaliação dos hóspedes (para casais)”. Esses são os nichos mais fáceis de identificar os hotéis mais confortáveis e, assim, mais sofisticados.

CASAS/APARTAMENTOS/QUARTOS DE RESIDÊNCIAS – como mencionado anteriormente, esse tipo de hospedagem é a melhor pedida para quem vai viajar com grupo de conhecidos (familiares e amigos) querendo relativo conforto e privacidade, por períodos de médio a longo prazo, sobretudo, para feriados concorridos ou em altas temporadas – quando hospedagens mais tradicionais costumam não ter vagas. O site ideal para quem se enquadra nesse perfil de turista é o Airbnb.

terra_318-60147

PACOTES DE VIAGEM

Se você está inseguro, não fala outros idiomas, está sem tempo ou não quer ter trabalho, pode comprar pacotes prontos em empresas como a CVC. Nesse caso, antes de fechar o negócio, é bom ficar atento a tudo que está incluso e, principalmente, ao que não está incluso no pacote. Muitas coisas você deverá pagar como adicional e, dessa forma, o preço pode não ficar tão vantajoso.

Verifique se o pacote inclui: passagem aérea, presença de guia em todos os dias, idioma do guia, translado de ida e volta para o aeroporto, refeições, passeios adicionais e seus valores, seguro viagem e políticas de cancelamento.

Se você quer uma boa promoção, confira o HOTEL URBANO. Já fizemos compra no site e tudo foi entregue e realizado conforme estabelecido no ato da compra. Mas tivemos dor de cabeça para isso. Se for pacote internacional, atenção redobrada (ligue, cobre, fique em cima)! E, antes da compra, leia todos os detalhes do pacote. Eles só vão oferecer exatamente o que está descrito.

dicas

COMO MONTAR SEU ROTEIRO

Montando seu roteiro, você provavelmente poderá ter a viagem mais próxima de seu estilo, e também poderá economizar bastante. Para isso, planejamento é a palavra chave. O Conhecendo Lugares pretende te auxiliar nesse sentido, disponibilizando sempre o máximo de informações possível, mas de forma objetiva.

Você encontra nos nossos posts: Como chegar, Quando ir, Hospedagem, O que conhecer, Deslocamento dentro da cidade, Nossa Experiência e outros. Para montar seu roteiro,  delimite um orçamento para a viagem, fique atento às promoções, à época mais adequada para seu destino (temperatura e média de chuvas são determinantes na escolha), defina quantos dias pode disponibilizar e leia tudo sobre o lugar nos posts que preparamos. Estamos à disposição para tentar auxiliá-lo.

asia

MALA

Mala grande ou pequena? A resposta a essa dúvida depende de seu perfil de viagem. Se você faz questão de levar muita coisa quando vai dormir fora de casa, deve seguir sua vontade. Lembre-se que muita bagagem pode complicar seu deslocamento no destino tão sonhado (hotel sem elevador; cidade que não é plana ou que não conta com muitas rampas). Outro detalhe que deve ser levado em consideração é o limite estabelecido por sua companhia aérea – já falamos sobre isso acima, mas isso de fato é muito importante, por refletir-se nos gastos da sua viagem.

O que não pode faltar na mala? Essa pergunta também varia muito em relação a cada perfil de viajante, mas existem elementos que podem ser muito úteis a todos. É sempre bom viajar com remédios para dor de cabeça, febre, dor de estômago, cólicas ou qualquer outro que você utilize com orientação médica ou que saiba que possa precisar. Já ter consigo remédios fora do país só traz vantagens, considerando que você terá dificuldade de encontrar o que precisa nas farmácias.

Caso não queira despachar bagagem em voo internacional, fique atento para o volume de seus recipientes e garrafas: é proibido levar líquidos com mais de 100 ml. Ou seja, se quiser levar, vai ter que comprar frascos que se adequem a esse limite. Se não seguir essa orientação, terá seus produtos retidos quando for passar pelo detector de metais.

Protetor solar, capa de chuva e repelente podem ser muito úteis até mesmo em locais pouco prováveis. São itens interessantes para qualquer mala.

IMG_2616.JPG

CAPA DE CHUVA – ITEM IMPORTANTE PARA MALA

20160809_190653

ADAPTADOR UNIVERSAL

Dependendo do seu destino fora do país, talvez seja necessário uma adaptador de tomadas. Alguns hotéis, pousadas e albergues disponibilizam para aluguel ou empréstimo, mas você já pode comprar um adaptador universal para garantir o item em todas as viagens.

Procure pensar ao máximo no que realmente vai usar ou precisar para eliminar peso extra.

DICA:

  • Pesquise o clima da região antes de começar a pensar na mala.
  • Porta-dólar – é a maneira mais segura de andar com seu dinheiro e documento. O item é vendido em lojas de malas e tem custo aproximado de 10 reais.

 

pesquisa-problema_318-80414

SEGURO VIAGEM

Trata-se de uma cobertura de serviços médicos e socorristas para prevenir o viajante de eventuais sinistros que possam ocorrer nas cidades que visita. Para alguns destinos, ter seguro viagem é pré-requisito para entrar no território.

Uma boa opção para buscar seu seguro viagem é o Seguro Real. O site mapeia valores de diferentes seguradoras, para facilitar sua procura pelo seguro mais em conta ou que ofereça coberturas mais completas/abrangentes. O valor final – com serviços discriminados e franquias previstas – leva em conta o lugar que será visitado e a faixa etária do turista.

carrinho-de-compras_318-138428

FREE SHOP

Se você nunca ouviu falar, vamos explicar. Nos aeroportos, depois do embarque e ao desembarcar, existem grandes lojas que oferecem produtos de grandes marcas do mundo, livres de impostos. Dessa maneira, você poderá comprar perfumes, chocolates, bebidas, roupas e acessórios de marcas famosas pagando preços que em alguns casos são similares ou até mais baixos que os produtos nacionais. Perfumes importados que você pagaria R$ 700,00 em lojas brasileiras, podem custar R$ 200,00, por exemplo. Os preços no Brasil e outros geralmente estão expressos em dólar (na Europa o comum é o Euro). É preciso fazer a conversão para saber o que vale mais à pena para você.  Se já quiser ir dando uma olhada nos preços ou pretende já fazer sua reserva, segue o link do DUTYFREE.

bus-side-view_318-77737

ÔNIBUS DE TURISMO – ”HOP ON HOP OFF”

Em várias cidades internacionais, você encontra esse tipo de transporte que pode facilitar muito seu acesso aos principais pontos turísticos da cidade que está visitando. Trata-se de um circuito predefinido que é percorrido por vários ônibus que fazem paradas em todas as atrações e monumentos mais famosos, na medida para o turista. Os ônibus oferecem mapas para que o usuário defina onde parar, além de fones conectados no assento que fornecem algumas informações e curiosidades sobre a cidade e pontos turísticos.

Funciona da seguinte maneira: você compra o ingresso que dá direito a um ou mais dias, conforme escolhido no ato da compra. Você embarca no ônibus e desce nos locais que escolher, podendo ficar o tempo que julgar necessário em cada um. Quando decidir ir para a próxima atração desejada, o turista deve voltar ao ponto que desembarcou e esperar o próximo ônibus da mesma empresa contratada para continuar o passeio. O intervalo entre os ônibus costuma não exceder 30 minutos.

São várias as empresas e possibilidades. Em nossos posts sobre lugares você encontra opções especificas. Mas, de uma forma geral, vale a consulta ao hop-on-hop-off-bus  que oferece o serviço em várias cidades do mundo.

IMG_9230.JPG

ÔNIBUS DE TURISMO – HOP ON HOP OFF

notas-de-dolar_318-78667

COMO PREPARAR O ORÇAMENTO

Para fazer a programação dos gastos você precisa considerar os seguintes itens: 1-Passagem aérea, 2-hospedagem e  3- uma cota diária que consiga cobrir: táxis, ônibus, gastos com alimentação, entradas em atrações turísticas e compras. É bom considerar  também o valor do seguro viagem e uma quantia para imprevistos.

Nunca é demais lembrar que existem viagens para os mais variados bolsos. Conhecemos pessoas que fazem questão de gastar tudo o que têm com os melhores restaurantes e hotéis para celebrar as férias; assim como turistas que preferem conhecer o máximo de pontos turísticos e passeios a ter conforto, como nós; e tem os que os que não gastam quase nada!

Da mesma forma que ficar em resorts e passear através de excursões organizadas para grupos fechados, é perfeitamente possível ficar hospedado em hostel, comendo miojo preparado no albergue, caminhando muito. Para nós, viajar é o melhor investimento, a melhor terapia.

Comece! Encare! Não tenha medo! Você perceberá que nosso pensamento não é tão irreal quanto aparenta.

Nos posts do blog, procuramos incluir informações para quem tem uma maior disponibilidade financeira e também dicas para quem quer gastar pouco. Acompanhe nossas publicações!

 

 ⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

12 comentários sobre “PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL

  1. Pingback: LISBOA
  2. conhecendolugaresblog disse:

    Boa noite, Luana. Agradecemos sua participação. Infelizmente, ainda não temos post sobre cidadania, mas já fica como sugestão. Sobre passaporte, disponibilizamos informação do visto turista para os países que já visitamos que exigem: Estados Unidos, Vietnã, Myanmar e Camboja. Caso tenha interesse nessas informações, ficam disponíveis no post específico de cada lugar. Continue acompanhando o blog! =)

    Curtir

  3. Pingback: BUENOS AIRES
  4. Pingback: AMSTERDÃ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s