OCEANÁRIO DE LISBOA

Uma das principais atrações portuguesas, o Oceanário de Lisboa é um ponto turístico que não pode faltar na sua viagem àquele país. Afinal, não é à toa que esta imensa construção – 8 milhões de litros de água, organizados em 32 aquários, perfazendo 22 mil metros quadrados de extensão – localizada na moderna área do Parque das Nações (a duas estações de metrô do aeroporto internacional lisboeta), recebe mais de um milhão de visitantes do mundo inteiro.

Se você quer conhecer esse lugar, além de outros incríveis passeios próximos, indicamos o post de Lisboa. Os detalhes do Oceanário  você confere abaixo.

IMG_9419.JPG

OCEANÁRIO DE LISBOA

 

COMO CHEGAR
O Oceanário de Lisboa localiza-se no Parque das Nações, região portuária restaurada para receber a Exposição Mundial de 1998. Trata-se de um complexo com diversos aquários temáticos, com inúmeras espécies da vida marinha e reprodução de ecossistemas dos oceanos espalhados pelo planeta.
Endereço: Esplanada Dom Carlos I s/nº, 1990-005 Lisboa, Portugal.

Ônibus – são várias as opções: 5, 25, 28, 44, 708, 750, 759, 782, 794. A parada mais próxima é a Estação do Oriente.

Metrô – Linha vermelha (é a mesma que passa pelo aeroporto), precisamente na Estação ou Gare do Oriente, obra inovadora do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

IMG_9613.JPG

OCEANÁRIO DE LISBOA

Acessos Rodoviários – trecho da EN-10, a partir da via IC17-CRIL, com acesso pela Ponte Vasco da Gama, Eixo Norte/Sul Circular – Av. Marechal Gomes da Costa – Av. Infante D. Henrique. Estacionamentos: Parque das Nações – 274 lugares; Parque da Doca – 700 vagas; Torre Vasco da Gama – 250 vagas; Parque da Estação do Oriente – 2000 postos; FIL – 830 lugares.

Acessos Fluviais – empresa de barco Transtejo para Cais do Sodré ou Terreiro do Paço.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Das 10h às 20h – último acesso às 19h. No inverno: aberto das 10h às 18h, a partir de 30 de outubro.

COMPRA DE INGRESSOS

Por ser um ponto turístico muito concorrido (o segundo mais visitado em Lisboa), é recomendável a compra antecipada pelo site oficial, que confere desconto de 10% e te permite evitar filas, sendo válido para uma única entrada por até 120 dias após a data indicada na compra do ingresso.

Caso seja um passeio não planejado com antecedência, é possível a compra presencial na bilheteria, após a loja no piso térreo.
PREÇO
Untitled

TABELA DE PREÇO – OCEANÁRIO DE LISBOA

O QUE CONHECER
IMG_9608.JPG

ENTRADA DO OCEANÁRIO DE LISBOA

O Oceanário reúne mais de 500 espécies de animais marinhos, incluindo as muito raras como as somente encontradas nas fossas abissais, sendo o segundo maior do mundo. A organização e a variedade de aquários e bichos é tão impressionante, que torna o passeio a este local um ótimo programa para todas as idades. Cabe destacar também a importância  do Oceanário como entidade de pesquisa biológica e oceanográfica, desenvolvendo as maiores pesquisas marinhas portuguesas.

O destaque do Oceanário de Lisboa, entre tantas opções, é inegavelmente o aquário central. Ele contém espécies de todos os oceanos do mundo, como arraias, barracudas, pequenos peixes tropicais, cardumes imensos, tubarões de diferentes espécies, peixe espada, atuns e os incríveis peixes-lua, com seu formato muito diferente.

Há outros aquários que reproduzem o ecossistema dos diferentes oceanos do planeta, com pinguins no destinado ao Oceano Antártico, lontra marinha (muito querida no Oceanário) no ambiente que retrata o Oceano Pacífico, entre outros. Além disso, existem aquários específicos para águas-vivas e caravelas que acendem no escuro; para cavalos e dragões marinhos; para estrelas do mar; enfim, é um local muito completo e fascinante.

Deve-se destacar, também, as exposições temporárias do Oceanário, tendo sempre uma novidade no local referente à demonstração da variedade aquática e preocupação com o meio ambiente marinho. Vale muito à pena tanto para as crianças quanto aos adultos refletirem sobre sua responsabilidade ambiental.

RESTAURANTES

RESTAURANTE TEJO – é bem grande (400 metros quadrados) e fica dentro do percurso no complexo do Oceanário, sendo voltado para a culinária contemporânea do Mar Mediterrâneo. Funciona enquanto aberto o Oceanário (das 10h às 19h, exceto no inverno – das 10h às 18h).

CAFÉ & TÉ – ambiente agradável localizado no prédio de apoio do Oceanário, que conta com esplanada. Seu horário de funcionamento é mais amplo: verão – 9h às 20h; inverno – 9h às 19h.

LOJA OLÁ – Maior loja da franquia Olá em Portugal, possui um espaço amplo onde é possível saborear opções de comidas (crepes, taças e Meu Swirl, que é uma mistura de gelado com frutas frescas) e bebidas (Smoothies, Meu Swirl) geladas de vários tipos feitos na hora.

SHOPPING VASCO DA GAMA – a 5 ou 10 minutos de caminhada a partir do Oceanário, em direção à estação Oriente, há esse centro moderno de compras, com várias alternativas de restaurantes (inclusive, lanchonetes fast food) e bares, além de permitir um descanso e caminhada em um comércio de boa qualidade.

COMPRAS

O Oceanário possui duas lojas, ambas com artigos dedicados à vida marinha, sendo uma delas temática referente ao assunto da exposição temporária. Vendem chaveiros, blusas, souvenirs, pantufas com formato de bicho, acessórios para casa, canetas, etc. Há o desconto de 10% para as compras feitas nas lojas do Oceanário por quem vai com bilhete de família. Um observação sobre o desconto é que ele não é acumulável com outros descontos ou eventuais promoções.

IMG_9607.JPG

LOJA DO OCEANÁRIO DE LISBOA

NOSSA EXPERIÊNCIA

Compramos nossos ingressos no site do Oceanário para obter o desconto de 10% e evitar filas. Os ingressos chegaram logo após por e-mail e baixamos no celular para apresentar o código de barras na entrada.

Nossa entrada foi tranquila nas duas exposições compradas, a temporária e a permanente. O Oceanário estava lotado em virtude de ser feriado na cidade e período de férias de verão na Europa, mas isso não gerou maiores transtornos além do fato de termos que muitas vezes disputar espaço para conferir as atrações.

Ficamos impressionados com a qualidade da estrutura, organização, quantidade de informações expostas de forma de fácil entendimento e principalmente com a diversidade de espécies animais.

DICAS

–  Fique atento ao fato de que não é permitido tirar fotos com flash.

– Não é permitido comer ou levar alimentos.

– Se você precisar de armários, eles ficam no piso do Edifício do Mar.

 

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

IMG_9447

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9448

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9468

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9469

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9471

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9480

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9484

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9500

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9502

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9565

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9579

EXPOSIÇÃO PERMANENTE – OCEANÁRIO DE LISBOA

IMG_9594

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA – OCEANÁRIO DE LISBOA

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

8 comentários sobre “OCEANÁRIO DE LISBOA

  1. Pingback: LISBOA
    • conhecendolugaresblog disse:

      Bom dia, Alvaro! Muito obrigado pelo seu comentário! Que bom termos conseguido ajudar de alguma forma. Isso nos faz extremamente felizes. O Oceanário é um programa imperdível em Lisboa. Muito bonito, educativo e fácil de chegar. Além disso, a região do entorno (Parque das Nações) é moderna, bem cuidada e diferente do centro histórico. Recomendamos muito! Continue aparecendo por aqui! Abraço.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s