O encantador Palácio de Versalhes, distante há menos de 1 hora de Paris, é uma atração imperdível caso visite a França. É considerado o maior símbolo da ostentação da corte francesa. Através dele, você entra em contato com a história e curiosidades de Luís XIV, chamado Rei Sol, e Maria Antonieta. Fora os fatos históricos interessantes, o luxo de todos os itens do palácio, a beleza dos quadros, arquitetura impressionante e a famosa Galeria dos Espelhos, o jardim é um outro espetáculo. Um lugar lindo, charmoso e impressionante que inspirou outras construções europeias como Palácio de Herrenchiemsee, na Alemanha, o Peterhof, na Rússia, Palácio de Schönbrunn, na Áustria, entre outros.

SALÃO DO ESPELHOS – PALÁCIO DE VERSALHES

TREM – São algumas opções caso escolha por esse meio de transporte, podendo partir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers ou saindo da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.
METRO – A estação Versailles Rive Gauche é a mais próxima do palácio. Para descer nesta estação utilize o RER C5. O RER C passa por várias estações em Paris: Saint Michel – Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel.
ÔNIBUS – Primeiro, utilize o metrô da linha 9 no sentindo Pont de Sèvres. Ao descer no ponto final (Pont de Sèvres), pegue o ônibus 171 que tem parada em frente ao palácio, parada Versailles Place d’Armes.
ÔNIBUS – Paris City Vision. Um ônibus confortável no centro de Paris – 2 rue des Pyramides, 75001- com destinos a Versalhes. Entre as opções, a menos onerosa é a visita livre com audio-guia.
FUSO HORÁRIO, MOEDA E IDIOMA:
Confira todas essas informações no nosso post sobre Paris.

O Palácio de Versalhes é realmente grande, um dia inteiro seria o mais recomendado. Fora o palácio é interessante que tenha tempo também para ver os jardins. Mas, caso decida curtir com mais calma, vamos apresentar opções de hospedagem.

Prefira ficar próximo à estação de trem ou perto do famoso palácio. A distância entre eles é pequena (cerca de 10 minutos de caminhada). Seguem algumas opções bem avaliadas pelos turistas no Booking:
Para quem deseja ficar em casas ou apartamentos alugados por uma temporada, segue o link do Airbnb, com Versalhes como destino. Caso queira outras opções de hospedagem, acesse o Trivago.

O Palácio de Versalhes, que em frances é chamado de Château de Versailles, fica localizado em uma cidade com o mesmo nome, Versalhes. A cidade foi centro do poder do Antigo Regime da França de 1682 a 1789.
Fica a 23 km de Paris e retrata a opulência e luxo dos monarcas absolutistas franceses no final do século XVII e durante boa parte do século XVIII, com destaque para Luís XVI e sua festiva esposa, Maria Antonieta (ambos guilhotinados na Revolução Francesa de 1789), os quais viviam alheios aos problemas da vida miserável dos franceses que não pertenciam à nobreza. Seus imensos e ornamentados salões, quartos e jardins são impressionantes contrastes com o cenário da Paris daquela época.

A área do complexo é dividida em três seções básicas: o palácio em si, os jardins e as propriedades de Maria Antonieta (Grand Trianon, Petit Trianon e a casa campestre). Olhar tudo isso leva um dia inteiro, intercalado com paradas para cafés e lanches.
Como Circular – por ser gigantesco, caso queira visitar toda a área externa do palácio (jardins e propriedades ligadas à Maria Antonieta), é fundamental utilizar os trenzinhos que saem da parte de trás do palácio central. Custa €6,90 para adultos. É possível também alugar bicicletas ou carrinho elétrico, que custa €30 a hora.

Os ingressos podem ser comprados on line ou diretamente na bilheteria. Com várias opções, separamos as mais comuns para sua análise.
1 ⇒ Le Passeport – É um ingresso para conhecer os detalhes do Palácio com áudio guia incluso : o Grand Trianon, o Domaine de Marie Antoinette, os espetáculos Grandes Eaux, os Jardins Musicais e as exposições temporárias. Esta entre as opções mais cara.
2⇒ Passaporte de dois dias – O diferencial dele em relação ao acima apresentado é o fato de permitir que conheça o palácio com mais tempo.
3⇒ Billet Château – Dá direito ao Palácio e as exposições temporárias. (Foi a nossa escolha)
4⇒ Billet Château Grand Trianon et Domaine de Marie Antoinette – Como o próprio nome já indica, serve para conhecer o Grand e o Petit Trianon e o Hameau de Maria Antonieta.

O Castelo de Versailles, o Grand Trianon e o Domaine de Marie Antoinette fecham nas segundas- feiras e nos dias: 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. O jardim e o parque de Versailhes ficam abertos o ano inteiro.

Grand Café d’Orleans – Fica no interior do Palácio, fica no térreo, após as grades da entrada.
Angelina Versailles – é um restaurante e salão de chá também no Palácio, no primeiro andar.
La Flotille – Fica parque do Palácio de Versalhes.
La Petite Venise – São pequenos quiosques vendendo refeições menores.

Tivemos uma visita em abril, em que o Palácio estava mais vazio e foi possível fazer visita com guia, saindo de Paris e em Outubro, sem guia e com o Palácio extremamente cheio. Nessa segunda visita fomos de metro sem grandes dificuldades.
A quantidade de pessoas realmente atrapalha bastante, mas de qualquer forma o palácio impressiona. O vento que corta o jardim estava bastante gelado nas duas visitas.
Para conhecer o jardim, fizemos o passeio oferecido pelo próprio Palácio, que percorre os principais pontos.

⇒ Atenção ao fato que o Palácio de Versalhes não funciona nas segundas-feiras.
⇒ Para evitar a quantidade exagerada de pessoas que disputa espaço, o ideal é visitar os jardins e o parque das 9h até 12h, o castelo Trianon e o Domaine de Marie Antoinette das 12h às 15h. E assim, deixar para o fim o interior do Palácio de Versalhes.
⇒ Nos fins de semana e na terça feira, o Palácio fica mais cheio. O próprio site do castelo sugere que a visita seja feita após 15h.
⇒ O Palácio de Versalhes é gratuito nos primeiros domingos dos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. É uma boa chance para economizar, caso seu roteiro permita que a visita seja feita nesses dias.
⇒ Ainda sobre gratuidade, o palácio é gratuito o ano todo para menores de 18 anos, para menores de 26 anos residentes na União Europeia e também para pessoas com deficiência física e acompanhantes.
⇒ Leve agasalho, na visita aos jardins ele será de grande utilidade.

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

ENTRADA DO PALÁCIO DE VERSALHES

PALÁCIO DE VERSALHES

PALÁCIO DE VERSALHES

INTERIOR DO PALÁCIO DE VERSALHES

INTERIOR DO PALÁCIO DE VERSALHES

INTERIOR DO PALÁCIO DE VERSALHES

INTERIOR DO PALÁCIO DE VERSALHES

DETALHES – PALÁCIO DE VERSALHES

PALÁCIO DE VERSALHES

TETO SALÃO DOS ESPELHOS – PALÁCIO DE VERSALHES

PALÁCIO DE VERSALHES

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

PALÁCIO DE VERSALHES

PALÁCIO DE VERSALHES – FRANÇA

PALÁCIO DE VERSALHES – FRANÇA
⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!
Este palácio é um encanto. Muito luxo e beleza. Também há passeios de carruagens com belos cavalos que remetem ao passado.
Vontade não falta para conhecer!
Versalhes realmente é tudo isso, muita beleza!! Conhecendolugares esta de parabéns por retratar tudo tão bem!!