VERSALHES

O encantador Palácio de Versalhes, distante há menos de 1 hora de Paris, é uma atração imperdível caso visite a França. É considerado o maior símbolo da ostentação da corte francesa. Através dele, você entra em contato com a história e curiosidades  de Luís XIV, chamado Rei Sol, e Maria Antonieta. Fora os fatos históricos interessantes, o luxo de todos os itens do palácio, a beleza dos quadros, arquitetura impressionante e a famosa Galeria dos Espelhos, o jardim é um outro espetáculo. Um lugar lindo, charmoso e impressionante que inspirou outras construções europeias como Palácio de Herrenchiemsee, na Alemanha, o Peterhof, na Rússia, Palácio de Schönbrunn, na Áustria, entre outros.

DSC04171

SALÃO DO ESPELHOS – PALÁCIO DE VERSALHES

COMO CHEGAR

TREM –   São algumas opções caso escolha por esse meio de transporte, podendo partir  da  estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers ou  saindo da estação Paris Saint Lazare até a estação Versailles Rive Droite.

METRO – A estação Versailles Rive Gauche é a mais próxima do palácio. Para descer nesta estação utilize o RER C5. O RER C passa por várias estações em Paris: Saint Michel – Notre Dame, Musée d’Orsay, Invalides, Pont d’Alma, Champs de Mars Tour Eiffel.

ÔNIBUS –  Primeiro, utilize o metrô da linha 9 no sentindo Pont de Sèvres. Ao descer no ponto final  (Pont de Sèvres),  pegue o ônibus 171 que tem parada em frente ao palácio,  parada Versailles Place d’Armes.

ÔNIBUS – Paris City Vision. Um ônibus confortável no centro de Paris  – 2 rue des Pyramides, 75001- com destinos a Versalhes. Entre as opções, a menos onerosa é a visita livre com audio-guia.

FUSO HORÁRIO, MOEDA E IDIOMA:

Confira todas essas informações no nosso post sobre Paris.

QUANTO TEMPO FICAR

O Palácio de Versalhes é realmente grande, um dia inteiro seria o mais recomendado. Fora o palácio é interessante que tenha tempo também para ver os jardins. Mas, caso decida curtir com mais calma, vamos apresentar opções de hospedagem.

HOSPEDAGEM

Prefira ficar próximo à estação de trem ou perto do famoso palácio.  A distância entre eles é pequena (cerca de 10 minutos de caminhada). Seguem algumas opções bem avaliadas pelos turistas no Booking:

Para quem deseja ficar em casas ou apartamentos alugados por uma temporada, segue o link do Airbnb, com Versalhes como destino. Caso queira outras opções de hospedagem, acesse o Trivago.

SOBRE O PALÁCIO DE VERSALHES

O Palácio de Versalhes, que em frances é chamado de Château de Versailles, fica localizado em uma cidade com o mesmo nome, Versalhes. A cidade foi centro do poder do Antigo Regime da França de 1682 a 1789.

Fica a 23 km de Paris e retrata a opulência e luxo dos monarcas absolutistas franceses no final do século XVII e durante boa parte do século XVIII, com destaque para Luís XVI e sua festiva esposa, Maria Antonieta (ambos guilhotinados na Revolução Francesa de 1789), os quais viviam alheios aos problemas da vida miserável dos franceses que não pertenciam à nobreza. Seus imensos e ornamentados salões, quartos e jardins são impressionantes contrastes com o cenário da Paris daquela época.

O QUE CONHECER

A área do complexo é dividida em três seções básicas: o palácio em si, os jardins e as propriedades de Maria Antonieta (Grand Trianon, Petit Trianon e a casa campestre). Olhar tudo isso leva um dia inteiro, intercalado com paradas para cafés e lanches.

Como Circular – por ser gigantesco, caso queira visitar toda a área externa do palácio (jardins e propriedades ligadas à Maria Antonieta), é fundamental utilizar os trenzinhos que saem da parte de trás do palácio central. Custa €6,90 para adultos. É possível também alugar bicicletas ou carrinho elétrico, que custa €30 a hora.

SOBRE OS INGRESSOS

Os ingressos podem ser comprados on line ou diretamente na bilheteria. Com várias opções, separamos as mais comuns para sua análise.

1 ⇒ Le Passeport –  É um ingresso para conhecer os detalhes do Palácio com áudio guia incluso : o Grand Trianon, o Domaine de Marie Antoinette, os espetáculos Grandes Eaux, os Jardins Musicais e as exposições temporárias. Esta entre as opções mais cara.

2⇒ Passaporte de dois dias  –  O diferencial dele em relação ao acima apresentado é o fato de permitir que conheça o palácio com mais tempo.

3⇒ Billet Château – Dá direito ao Palácio e as exposições temporárias. (Foi a nossa escolha)

4⇒ Billet Château Grand Trianon et Domaine de Marie Antoinette – Como o próprio nome já indica, serve para conhecer o Grand e o Petit Trianon e o Hameau de Maria Antonieta.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O Castelo de Versailles, o Grand Trianon e o Domaine de Marie Antoinette fecham  nas segundas- feiras  e nos dias: 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro. O jardim e o parque de Versailhes ficam abertos o ano inteiro.

RESTAURANTES

Grand Café d’Orleans – Fica no interior do Palácio, fica  no térreo, após as grades da entrada.

Angelina Versailles – é um restaurante e salão de chá também no Palácio, no primeiro andar.

La Flotille – Fica parque do Palácio de Versalhes.

La Petite Venise – São pequenos quiosques vendendo refeições menores.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Tivemos uma visita em abril, em que o Palácio estava mais vazio e foi possível fazer visita com guia, saindo de Paris e em Outubro, sem guia e com o Palácio extremamente cheio. Nessa segunda visita fomos de metro sem grandes dificuldades.

A quantidade de pessoas realmente atrapalha bastante, mas de qualquer forma o palácio impressiona. O vento que corta o jardim estava bastante gelado nas duas visitas.

Para conhecer o jardim, fizemos o passeio oferecido pelo próprio Palácio, que percorre os principais pontos.

DICAS

Atenção ao fato que o Palácio de Versalhes não funciona nas segundas-feiras.

Para evitar a quantidade exagerada de pessoas que disputa espaço, o ideal é visitar os jardins e o parque das 9h até 12h, o castelo Trianon e o Domaine de Marie Antoinette das 12h às 15h. E assim, deixar para o fim o interior do Palácio de Versalhes.

Nos fins de semana e na terça feira, o Palácio fica mais cheio. O próprio  site do castelo sugere que a visita seja feita após 15h.

O Palácio de Versalhes  é gratuito nos primeiros domingos dos meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. É uma boa chance para economizar, caso seu roteiro permita que a visita seja feita nesses dias.

Ainda sobre gratuidade, o palácio é gratuito o ano todo para menores de 18 anos, para menores de 26 anos residentes na União Europeia e também para pessoas com deficiência física e acompanhantes.

Leve agasalho, na visita aos jardins ele será de grande utilidade.

 

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

DSC04056

ENTRADA DO PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04076

PALÁCIO DE VERSALHES

IMG_4389

PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04086

INTERIOR DO PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04105

INTERIOR DO PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04115

INTERIOR DO PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04125

INTERIOR DO PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04139

DETALHES – PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04141

PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04145

TETO SALÃO DOS ESPELHOS – PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04177

PALÁCIO DE VERSALHES

IMG_4534

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

IMG_4555

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

IMG_4558

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

IMG_4561

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

IMG_4575

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04071

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

DSC04072

JARDINS DO PALÁCIO DE VERSALHES

IMG_4567

PALÁCIO DE VERSALHES

img_4588

PALÁCIO DE VERSALHES – FRANÇA

img_4569

PALÁCIO DE VERSALHES – FRANÇA

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!

5 comentários sobre “VERSALHES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s