VIAJANDO SOZINHO(A)

Como diz o ditado: antes só do que mal acompanhado. Isso muitas vezes se confirma na realidade do viajante. Mesmo não havendo má companhia para incomodar, às vezes é complicado achar amigos e familiares com agenda ou gostos compatíveis para dividir uma viagem. E, para quem quer muito viajar, isso não pode ser um fator impeditivo.

Pois bem. Depois da decisão de encarar sozinho(a) a viagem, alguns cuidados básicos e alternativas devem ser consideradas. Preparamos um post especial para dividir com vocês experiências que podem ser úteis para que sua viagem ocorra da melhor forma possível.

IMG_7464

CHAPADA DOS VEADEIROS – GOIÁS

pesquisa-problema_318-80414

SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR

Em relação à segurança, não existe economia que justifique as consequências que podem acontecer e estragar sua viagem. Diante disso:

1- Não escolha locais afastados de centros movimentados para ficar hospedado. Do contrário, isso dificultará seu retorno e saída em horários de menor fluxo.

2 – Cuidado ao confiar em estranhos.

3- De preferência, agende sua chegada ao destino durante o dia. Facilita para o reconhecimento do local e pode ajudar a evitar transtornos. Se não existe a possibilidade de chegar durante o período do dia, verifique com sua hospedagem a existência de transfer a partir do aeroporto (serviço do hotel que te busca no aeroporto e te leva para o hotel).

4-  Se você é de consumir bebida alóolica, cuidado com o excesso. Beber além da conta é sempre arriscado, mas estando sozinho (a) as consequências podem ser mais graves. Além disso, fique sempre de olho no seu copo ou sua taça, para evitar golpes ou surpresas indesejadas.

27.jpg

DRINK – BOTAFOGO, RIO DE JANEIRO

5- Fazer um seguro de viagem é uma boa forma de andar preparado para imprevistos relacionados à saúde. Nossa indicação de como contratar segue nos posts PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL e COMEÇANDO A VIAJAR PELO BRASIL.

6- Bom senso é algo complicado. Todos acreditam que sua opinião é a mais apropriada. Mesmo assim, recomendamos que pondere em relação à segurança. Realmente é necessário tomar todos os cuidados possíveis, mas sem neurose. Medo exagerado pode atrapalhar sua experiência.

7- Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

dicas

PLANEJAMENTO

Se você está lendo esse post, provavelmente já está no caminho certo. Procurar informações e planejar o melhor possível sua viagem pode ajudar em muitas situações e contribuir para uma viagem muito mais prazerosa. Quanto mais cedo começar a organizar sua viagem, maior a chance de garantir promoções, fechar boas hospedagens e ter acesso a uma boa programação. Procuramos sempre atualizar o blog para garantir uma boa fonte para suas pesquisas.

Outro fator importante sobre o planejamento é lembrar de conferir seus documentos antes de sair e providenciar cópia digital dos mesmos, salvando-a no seu e-mail.

Sugerimos a leitura dos seguintes posts, além do post especifíco do lugar que pretende ir: PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL e COMEÇANDO A VIAJAR PELO BRASIL.

DSC04876

MACHU PICCHU – PERU

variante-silhueta-passos_318-48762

DESLOCAMENTOS

Estando sozinho, muitas vezes o valor do táxi pode não compensar. Se dinheiro não for problema e quiser pegar táxi, por conta da sua segurança, procure utilizar o UBER ou  cooperativas de táxi confiáveis. Uma forma de conseguir indicações é solicitar essa informação entrando em contato com seu local de hospedagem.

Se vai encarar transportes coletivos, nossos posts trazem dicas de metrôs, ônibus, ônibus de turismo, formas de sair do aeroporto e outros. Escolha seu destino e procure no blog o post correspondente.

notas-de-dolar_318-78667

GASTOS

Viajando sozinho, é provável que não tenha a quem recorrer durante a viagem. Leve dinheiro suficiente para cobrir os gastos e uma cota extra para garantir sua segurança nesse aspecto. Costumamos indicar de 70 a 100 euros (nos países europeus), dólares (para qualquer lugar que não seja a Europa) ou reais (caso o destino seja algum lugar na América do Sul), a depender do nível de conforto e cobertura que deseja usufruir na viagem.

Por prudência, leve um cartão de crédito desbloqueado para uso internacional. Essa forma de pagamento também pode ser muito útil. Se o assunto que te interessa em relação aos gastos é economia, que tal acessar nosso post COMO VIAJAR COM POUCO DINHEIRO ?

carrinho_318-142383

HOSPEDAGEM

Hostels (albergues) podem ser a solução dos seus problemas se você quer gastar pouco e conhecer pessoas. Se está inseguro na escolha de um hostel seguro ou quer saber do que se trata essa dica, confira as opções através de diferentes critérios no nosso parceiro Booking ou mais dicas em um dos nossos posts que mais uma vez indicamos: COMEÇANDO A VIAJAR PELO BRASIL ou PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL.

logo.png

parceria

ATIVIDADES QUE PERMITAM QUE VOCÊ CONHEÇA GENTE

Se você está viajando sozinho, mas com intenção de fazer novas amizades e conhecer pessoas, algumas alternativas são interessantes.

1- Pubs (bares com decoração mais intimista)

2- Frequentar barzinhos

3- Free walking tour (reunião de pessoas que conhecem pontos e atrações de cidades a pé).

terra_318-60147

ESCOLHA DO DESTINO

Essa é uma parte importante. Preparamos algumas considerações.

1- Existem pessoas que se dizem frustradas ao escolher destinos considerados românticos não estando acompanhadas. Caso ache que se enquadra no perfil, escolha destinos mais urbanos, agitados.

2 – Se você não domina outros idiomas, é um fator a mais para considerar na escolha do destino. Para brasileiros, os países da América Latina são interessantes pelo espanhol e proximidade cultural. Se o foco é Europa, Espanha e, principalmente, Portugal devem ser destinos considerados. Mas, vivendo em um país tão grande e bonito quanto o Brasil, não fique preocupado, opções de viagem não vão te faltar.

Se for encarar outros idiomas, mesmo que domine um pouco, é interessante baixar aplicativos de tradução e levar livros com traduções (caso o telefone descarregue).

asia

MALAS

Se vai viajar sozinho, pense que provavelmente não terá auxílio com as malas. Leve o que pode carregar para evitar maiores transtornos. A gente já comentou em outros posts, mas é sempre bom destacar a importância de remédios básicos para o caso de emergência, como por exemplo cólica menstrual ou enjoo.  Viajando sozinha, talvez você não tenha com quem contar para comprar esses remédios.

positivo

ESTAR CONECTADO

É sempre bom estar sempre com celular e carregador próximos a você. Em caso de emergência, esse é um fator de extrema utilidade. Fora que, hoje em dia a internet resolve muito dos problemas de cotidiano que vão surgindo. Uma ferramenta a mais que você pode contar. Outra dica sobre esse assunto é levar adaptador para tomadas. Se quiser conferir sobre ele, passe no post PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL.

A ideia é estar conectado, mas cuidado! Se a ideia é viajar sozinho, ficar o tempo todo em redes sociais e em contato com todo mundo do seu convívio normal, pode perder a chance de aproveitar o lugar, descobrir novas alternativas e conhecer gente.

praia_318-106442

VALORIZE SUA LIBERDADE

Tudo na vida tem seus ônus e bônus. Viajar sozinho não é uma exceção à regra. Entre as desvantagens, essa série de fatores que devem ser levados em consideração que o post está tratando. Sobre as vantagens, a liberdade! O roteiro é seu, você faz o caminho que entender mais adequado, anda o tanto que quiser, come onde tiver vontade, descansa o quanto julgar necessário… enfim, não tem que negociar, fazer concessões ou perguntar a opinião.

152

BORBOLETÁRIO DE CAMPOS DO JORDÃO

A flexibilidade vai até mesmo em relação aos gastos. Muitas vezes viajamos com pessoas com padrões orçamentários diferentes, o que nos obriga a uma adaptação, seja abrindo mão de conforto ou tendo que gastar além do previsto. Se está viajando sozinho, a chance de gastar conforme pretende é muito maior, salvo imprevistos. Isso é uma coisa maravilhosa.

Não tenha dúvidas nem desista: a possibilidade de  fazer a viagem ficar a sua cara, do jeito que você sempre quis ou que passou a querer no próprio destino, torna sua decisão de embarcar sozinho(a) uma escolha excelente.

coracao

Bom… acima colocamos dicas, mas, se mesmo assim está inseguro (a) na decisão de viajar sozinho (a), fizemos uma lista de motivos para você tomar coragem:

1- Viajando você entra em contato com um novo mundo, aprende novas coisas, vive novas experiências e tem a chance de descobrir novas coisas que gosta e não saberia. Viajando acompanhado(a) ou sozinho (a), esses fatos não vão mudar.

2- Viajando sozinho(a) você tem a chance de conhecer gente nova, fazer novas amizades e, até mesmo (quem sabe?), começar um novo relacionamento. Um mundo novo de possibilidades, gente que provavelmente nunca conheceria e que podem entrar e não sair mais da sua vida. Tá bom, e se conhecer muita gente nova e nenhuma dela tiver tanta relevância assim para você? Vale a experiência até mesmo de chegar a essa conclusão, na pior das hipóteses, você vai dar mais valor a quem já está na sua vida há algum tempo.

3 – Viajando sem companhia você provavelmente vai dar mais atenção ao lugar. Seu foco estará voltado para as belezas do que você se propôs a conhecer. É uma chance de aprender mais, saber mais e encontrar mais detalhes.

IMG_9579

OCEANÁRIO DE LISBOA

4- Você é o único dono das escolhas. Falamos acima sobre como é importante valorizar sua liberdade e sim, com certeza, esse é um ótimo motivo para te dar coragem para viajar sozinho.

5- Você aprende a se virar sozinho. Sem ninguém conhecido para ajudar, o que vier, vem para você. Com certeza, depois da experiência você estará mais ”desenrolado”.

6- Ter tempo para você mesmo. Muitas vezes na correria do cotidiano, no imenso fluxo de informações e pessoas que transitam em nossas vidas é complicado ter tempo para pensar sobre nós mesmos. Se esse for seu objetivo, viajando sozinho você terá maiores chances de realizar.

DSC03672.JPG

LAGOS ANDINOS – TRAVESSIA ENTRE CHILE E ARGENTINA

Ok. Você acompanha o blog e repara que viajamos em casal. Se surgiu a questão do porque estamos escrevendo para pessoas que viajam ou pretendem viajar sozinhas, temos respostas.

Primeiramente, nossa intenção é sempre auxiliar os leitores dividindo nossas experiências. Temos familiares e amigos que por escolha ou falta de opção, viajam sozinhos e compartilham conosco informações. E, também, consideramos justo escrever porque nos conhecemos em uma viagem em que Rafael viajava sozinho e Aline com a mãe (escrevemos nossos posts juntos, colocamos desta forma para facilitar a leitura). Em relação a Aline, diversas vezes planejou viagens sozinha, antes de conhecer o Rafael, mas em relação a isso, no final das contas, sempre apareciam amigos que se encaixavam nas viagens. Isso pode acontecer com você!

Sugerimos alguns destinos para você iniciar esse projeto de viagem sem parceiros: LENÇÓIS MARANHENSESSÃO LUÍSLISBOA, SINTRA, SALVADOR,  MORRO DE SÃO PAULO,  CHAPADA DOS VEADEIROS,  GUIA PRÁTICO – URUGUAI,  CURITIBA,  BELÉM,  PIRENÓPOLIS,  PARIS,  GUIA PRÁTICO – GRÉCIA,  CAMPOS DO JORDÃO,  DUBROVNIK,  ROMAGUIA PRÁTICO – ÁSIA,  FERNANDO DE NORONHA,  BRUXELAS,  PISA,  BANGKOK,  BRUGES,  SÃO LUÍS,  PROVIDÊNCIA E SANTA CATALINA,  CHAPADA IMPERIAL,  VIENA,  BONITO entre outros que você pode acessar no blog. Sim! Tudo é possível para você. Caia no mundo! Acompanhe o blog, entre em contato conosco se precisar e aproveite sua vida com as melhores paisagens.

IMG_1666

RAILAY BEACH – TAILÂNDIA

É isso, muitos destinos te aguardam. Boa viagem com ou sem companhia!

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

3 comentários sobre “VIAJANDO SOZINHO(A)

  1. Maria Antonia disse:

    Desejo a vcs muitas viagens , assim terão ainda mais coisas maravilhosas para postarem e compartilharem conosco. Fico com muita vontade de viajar e conhecer esses lugares , pois vcs escrevem de maneira muito clara e convidativas . Parabéns!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s