A aconchegante cidade de Pirenópolis fica localizada no interior de Goiás e é um ótimo passeio de fim de semana para quem mora ou está em Goiânia ou Brasília. Trata-se de uma cidade tombada como Patrimônio Nacional, charmosa, com gente super simples e simpática, cachoeiras, trilhas e um centro histórico encantador, com ruas estreitas, casas antigas coloridas e conservadas e ruas de pedra. Ótima para namorar, relaxar, ter contato com a natureza ou até mesmo curtir uma aventura (rappel e esportes radicais). No post abaixo vamos dividir um pouco da nossa última visita a essa cidade que tanto gostamos.

PIRENÓPOLIS, GO

Avião: Se você está chegando por Brasília, o aeroporto fica a 150 km, já se a chegada é por Goiânia, ele fica a 120 quilômetros de Pirenópolis.
Carro: → Vindo de Brasília, a viagem dura pouco mais e 2h, e pode ser feita de duas maneiras, a depender de onde você sai:
Se estiver ao norte da capital federal, a sequência de estradas é a seguinte: rodovia Estrutural sentido Taguatinga e Águas Lindas (BR-070 por quase 100 km de estrada duplicada em bom estado; atenção para os vários “pardais”, que variam entre 60 a 80 km/h); no trevo, dobrar à esquerda pegando a BR-414 (sentido Cocalzinho de Goiás, onde tem a “Fábrica de Cimento”; estrada de 20km conservada, mas de mão dupla); no caminho, pouco antes da entrada para a cidade de Corumbá e Goiás, não deixe de fazer uma paradinha para ver a linda cachoeira do “Salto do Corumbá”; no entroncamento antes da cidade de Corumbá de Goiás, dobrar à direita (tem placa indicando Pirenópolis); menos de 2 km depois, você pega a direita novamente caindo na GO-225. Siga em frente por mais 20 km e você chega a Pirenópolis.
Para quem está na parte sul de Brasília: seguir pela BR-060 (a caminho de Goiânia, passando por Alexânia e Abadiânia); em Abadiânia, dobrar à direita seguindo a GO-338 (passando por Abadiânia Velha e Planalmira); no trevo com a BR-414, continue o percurso pela GO-338 (trecho bem conservado).
OBSERVAÇÃO: vindo de Goiânia – pegar a BR-153 (sentido Anápolis); no trevo da chegad de Anápolis, seguir viagem pela BR-414 (sentido Planalmira); chegando em Planalmira, dobrar à esquerda pela GO-338. São 120 km de estrada muito boa e conservada.
Ônibus: Consulte todos os valores e horários através da viação Goianésia.Você pode escolher como ponto de partida Brasília, Goiânia ou Anápolis

MAPA DE COMO CHEGAR – PIRENÓPOLIS

O ano inteiro é ótimo para conhecer a cidade, mas você pode escolher a época mais adequada ao seu perfil para ir. Se o seu foco são as cachoeiras, os meses mais recomendados são maio, junho e julho para pegar as quedas com maior nível de água.
Se quer atividades folclóricas, 45 dias após a páscoa acontece a famosa festa do Divino e as Cavalhadas que falamos mais durante o post.
Se quer conhecer o Festival Gastronômico, o mês deve ser junho.
E claro, dias de semana sem feriado você encontra a cidade bem vazia, porém com hospedagens muito mais baratas; aos finais de semana e feriados, o movimento é maior.
Em qualquer escolha, Pirenópolis é uma boa pedida.
Já fomos em maio e setembro e sempre adoramos o passeio. Se quiser uma dica sem rodeios, vá em maio ou junho: nestes meses o clima é agradável, o risco de chuva é pequeno e você ainda pega a vegetação verdinha, no início na época da seca.
Para mais informações sobre temperatura e precipitações durante o ano na cidade, clique neste link.

PIRENÓPOLIS/GO

62

A cidade é pequena, mas oferece muitas opções de lazer dentro e em seus arredores. Um final de semana é ótimo para ter uma visão geral do centro histórico e conhecer pelo menos duas opções de cachoeira.
Se quiser fazer com mais calma, conhecer mais cachoeiras e trilhas, 5 dias vão ser bem preenchidos com opções legais.

CENTRO DE INFORMAÇÕES – PIRENÓPOLIS, GO

Há pousadas muito humildes (ideais para quem gastar muito pouco e só quer um lugar para dormir) e outras charmosas, um pouco mais caras. Durante a semana, o custo é muito baixo, com descontos garantidos. Procure como referência de boa localização hospedagem perto da Igreja Matriz, Rua do Lazer ou Praça do Coreto. Seguem opções bem avaliadas por hóspedes no Booking:
- Villa do Comendador (uma das melhores pousadas que já ficamos; mega estrutura em um lugar sossegado entre montes, com amplos bangalôs, banheiras, spa, piscinas de borda infinita aquecidas, restaurantes diferentes e ótimo atendimento; fica a 5 km depois do portal de acesso principal de Pirenópolis; você segue pela GO-338 sem entrar na cidade e no trevo seguinte segue pela GO-431);
Se desejar alugar quarto, apartamento ou casa por uma temporada, acesse o Airbnb. Para mais alternativas de hospedagem, clique no link do Trivago.

PIRENÓPOLIS/GO

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário – A igreja é do ano de 1728 e por isso, é considerada a mais antiga de Goiás. Fica na praça principal da cidade e impressiona pelo tamanho. Por ficar no alto, pode ser vista de vários pontos da cidade.

IGREJA PRINCIPAL DE PIRENÓPLIS, GO
Theatro de Pyrenópolis – Contrução datada de 1899. Casarão branco com portas e janelas verdes.
Casa de Câmara e Cadeia e Museu do Divino – local onde funcionava uma cadeia e hoje abriga um museu com artigos referentes à Festa do Divino. Foi construida em 1919.
Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra – Foi construida por escravos no ano de 1750. É encontrada assim que se cruza a ponte logo à esquerda da Rua do Lazer.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim – Construida entre 1750 e 1754, localiza-se no final da rua que dá acesso às estradas para cachoeiras Meia Lua, Lázaro e Abade.

IGREJA NOSSA SENHORA DO BONFIM – PIRENÓPOLIS, GO
Pico dos Pireneus – Faz parte do Parque Estadual dos Pireneus, oferece uma bonita vista da natureza. A subida é cansativa mas rede ótimas fotos.
Fazenda Babilônia – É uma das fazendas mais antigas da região. Para visitá-la, os dias disponíveis são sábado, domingo e feriados.
Museu das Cavalhadas – Mostra o material usado nas Cavalhadas, falamos mais sobre o assunto abaixo. Continue a leitura.
Cine Pireneus – Tem uma fachada em tons de azul em estilo Neoclássico.
Ponte sobre o Rio das Almas – Essa ponte é um charme, quase não dá pra acreditar que passam carros por ela. Foi construida em 1903. Fica logo à esquerda da Rua do Lazer para quem chega na cidade.

PONTO SOBRE O RIO DAS ALMAS – PIRENÓPOLIS, GO

MAPA TURÍSTICO DE PIRENÓPOLIS, GO
Cachoeiras (o acesso a elas é pago, custando cerca de R$ 30,00 cada uma, por pessoa):
Cachoeira do Dragão Várzea do Lobo – 70 metros de pura beleza

PIRENÓPOLIS/GO
Cachoeira do Abade – reserva bem organizada, com trilhas, mapas e paradas para mirantes, aquário natural, pontes elevadiças e banhos em diferentes cachoeiras (do Landí, do Cânion e do Abade – a maior de todas as quedas). Fica a 17km do centro histórico de Pirenópolis e acessível por estrada de terra. Para muitos é a melhor.
Cachoeira do Lázaro e Santa Maria – no mesmo sentido da estrada que leva a do Abade, sendo um pouco mais perto (14 km do centro histórico). Ficam na mesma fazenda particular e é uma das mais famosas de lá.

PIRENÓPOLIS/GO
Cachoeiras da Meia-Lua e da Usina Velha – são as mais próximas do centro histórico. Ficam a 8 km de lá, também acessíveis por estrada de terra. As mais indicadas para quem tem pouco tempo na cidade.
Cachoeira das Araras – fica a 22 km do centro de Pirenópolis e é considerada uma das mais bonitas da região. Para chegar nela o sentido é diferente do que leva a do Abade. Também só dá pra chegar por estrada de terra.
Cachoeira do Bonsucesso – outra boa opção para quem dispõe de pouco tempo em “Piri”. É bem perto do centro e pra chegar nela tem que passar por estrada de terra que se inicia perto da Pousada dos Pireneus (tem que atravessar a ponte do Rio das Almas).

DIVERSAS OPÇÕES DE CACHOEIRAS – PIRENÓPOLIS, GO

Caminhando você consegue conhecer todo o centro histórico, e é a melhor forma de sentir e se deslocar por lá. Em relação às cachoeiras, se você tiver chegado de carro, basta se deslocar até o ponto de início das trilhas. Se chegou de ônibus, pode contratar nas agências de turismo pacotes que incluem o transporte.
Mas a cidade é bem estruturada, você vai encontrar com facilidade opções de táxi tradicionais e também tuk tuks como na foto abaixo.

OPÇÕES DE DESLOCAMENTO EM PIRENÓPOLIS, GO

Delícia! É a melhor palavra para falar sobre a culinária regional. Você vai encontrar opções como: arroz com pequi, paçoca de pilão, pamonha goiana (incrementada com queijo ou linguiça) , empadão e guariroba.

- Várias opções excelentes na Rua do Lazer, com luz de velas e linda iluminação e decoração (pizzaria, comida nordestina, comida goiana);
- Restaurante Jardim das Delícias;
- Sorveteria Colorê;
- Confeitaria Vitória (considerada pelos locais a melhor casa de tortas da cidade).
Há muitas opções, mas não deixe de apreciar a comida típica goiana (pamonha e empadão). Deliciosa!

Artesanato de qualidade é o que não falta. Muitas opções com cerâmica, pedra sabão, joias com pedras brasileiras, roupas, acessórios e outras. No centro histórico você encontra diversas lojinhas super charmosas com preços para todos os bolsos para fazer suas compras. Destacamos na foto, uma galeria que gostamos de conhecer, cheia de lojinhas de artesanato.
Se quiser conferir, Pirenópolis conta com a Feira das Artes nos finais de semana. Fica na Praça do Coreto.

ARTESANATO = PIRENÓPOLIS, GO

ARTESANATO – PIRENÓPOLIS, GO

ARTESANATO – PIRENÓPOLIS, GO

A melhor pedida para curtir a noite com música ao vivo e agito, a Rua do Rosário (mais conhecida como Rua do Lazer) é a melhor opção. Durante o dia, é mais uma das muitas ruas cheias de casas antigas e lindas que compõem o centro histórico. Já de noite, os restaurantes ganham iluminação especial colorida, luz de velas nas mesas, música e a rua fica lotada! Fora a Rua do Lazer, para curtir a noite, é interessante visitar as lojas de artesanato (Rua do Bonfim) e andar pela cidade, ela ganha outra vida iluminada.

RUA DO LAZER – PIRENÓPOLIS, GO

Já fomos algumas vezes para Pirenópolis, gostamos muito da cidade. É pequena, charmosa, romântica e com muitas coisas próximas para fazer (trilhas e cachoeiras). Estamos compartilhando nesse post a comemoração do nosso primeiro aniversário de casamento. Aproveitamos o feriado de 7 de setembro (um dia depois da data do nosso casamento religioso) para fugir da rotina e passar 1 dia super divertido em Pirenópolis. Ficamos hospedado na Pousada Recanto, jantamos no restaurante Maria Bonita que fica na rua do lazer e aproveitamos para conhecer dessa vez a cachoeira Abade.
Sobre nossa hospedagem, achamos muito bom o custo-benefício. A pousada é bastante tranquila, limpa, segura, o atendimento foi muito bom.
Outra opção que gostamos bastante (de custo mais elevado, vale ressalvar), mas uma das melhores pousadas que já ficamos é a Villa do Comendador. Você encontra mais fotos e detalhes na parte de hospedagem deste post. Um lugar para descansar e esquecer todos o problemas, com todos os serviços e acessórios da melhor qualidade em bangalôs super tranquilos no meio de árvores.
Para chegar a cachoeira Abade, compramos o ingresso na Agência Pirenópolis (aceitam cartão crédito e débito e dão todas as orientações que você quiser ou precisar, inclusive, fornecem mapas). A cachoeira Abade, como explicamos acima é um complexo com 5 cachoeiras, mirantes, restaurantes e excelente estrutura.
Em outras visitas a cidade, conhecemos as cachoeiras: Meia Lua e Usina Velha. São as mais próximas, com maior facilidade de acesso.
Recomendamos muito a cidade para quem gosta de tranquilidade, contato com a natureza, passear por centros históricos e um bom banho de cachoeira. A cidade é acolhedora, com gente simpática e excelentes opções de hospedagem e restaurantes, para todos os gostos e bolsos.

PISCINA COMUM E RESTAURANTE NA POUSADA VILLA DO COMENDADOR – PIRENÓPOLIS/GO

SOBRE A TRADICIONAL CAVALHADA E FESTA DO DIVINO:
A Festa do Divino Espírito Santo acontece em Pirenópolis 45 dias após a Páscoa.
Sobre o que é a Cavalhada, é uma emocionante ritual de três dias seguidos, uma encenação que conta com músicas, diálogos e coreografias à moda medieval. É considerado a mais relevante do Brasil e deixa a cidade lotada de turistas que chegam para conferir o evento.
Os preparativos começam uma quinzena antes, que marcam o início da Festa do Divino.
A festividade é muito rica, cheia de personagens, mascarados e histórias. Tudo com muita cor e animação.

CACHOEIRA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

⇒ Para arrumar sua mala coloque calçados confortáveis (ruas de pedra, subidas e descida e muitas opções de trilha – caso tenha interesse). Coloque também a boné ou chapéu e filtro solar. Se for de novembro a março, sombrinha ou capa de chuva. Repelente também é fundamental.
⇒ A cidade é super calma, mas principalmente nas épocas em que a cidade está lotada de turista, fique atento aos seus pertences e cuidado com locais mais vazios.
⇒Se você quer curtir com calma a cidade ou conhecer muitos dos atrativos naturais da região, reserve um tempo maior. São muitas opções de cachoeiras.
⇒ Se você está interessado em praticar esportes de aventura, não perca o rapel nas cachoeiras da Serra dos Pirineus, o rafting e do bóia-cross nas corredeiras dos rios do Peixe e das Almas nos meses de verão e a tirolesa, as cavalgada e escaladas na Fazenda Tabapuã dos Pireneus.
⇒ O serviço de atendimento ao turista da cidade é bastante eficiente. Oferecem mapas e orientações diversas gratuitas.

PIRENÓPOLIS/GO

RUA DO LAZER DURANTE O DIA – PIRENÓPOLIS, GO

PIRENÓPOLIS, GO

POUSADA VILLA DO COMENDADOR – PIRENÓPOLIS/GO

PIRENÓPOLIS, GO

PIRENÓPOLIS, GO

PIRENÓPOLIS, GO

PIRENÓPOLIS, GO

TRILHA DA CACHOEIRA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

CACHOEIRA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

ABADE – PIRENÓPOLIS, GO

AQUÁRIO – ABADE – PIRENÓPOLIS, GO

AQUÁRIO – COMPLEXO ABADE – PIRENÓPOLIS, GO

CACHOEIRA DO CÂNION – RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

CACHOEIRA CÂNION – RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

CACHOEIRA DO CÂNION – RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

CACHOEIRA DO CÂNION – RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

CASINHAS DO CENTRO HISTÓRICO – PIRENÓPOLIS, GO

ARTESANATO – PIRENÓPOLIS, GO

PICO DOS PIRENEUS – PIRENÓPOLIS, GO
⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!
Lindo lugar! Ótimo para curtir acompanhado! Belas paisagens e convívio com a natureza!
Obrigada por comentar, Tiago. Pirenópolis realmente é o lugar perfeito para casais apaixonados e pra quem gosta de curtir a natureza. Continue acompanhando o blog!
Pelos comentários de vcs , a cidade parece ser muito agradável e acolhedora , as fotos estão maravilhosas. Gostei imensamente das dicas de hospedagem .
Muito interessante o compartilhamento que fizeram da experiência de vcs … Parabéns!!!
Tiago e Maria Antônia, agradecemos os comentários e elogios! Continuem acompanhando o Conhecendolugares.com
Encanto de lugar, com culinária, história, arquitetura e charme próprios. Vale a pena conhecer!!!
Não me canso de ver as fotos de Pirenópolis, são lindas! Tenho muita vontade de conhecer.
💕💕💕💕💕💕💕
Grande abraço!
Vou amanhã pra lá. As dicas são ótimas. Obrigada
Que Lugar Bacana. Paisagens perfeitas.
bela cidade , boa pedida para levar crianças
Muito obrigado pelo comentário, Guilherme! Assinamos embaixo o que você disse. Cidade charmosíssima e sossegada, ótima para levar crianças, com boa aula de história e contato com a natureza.
Viagem muito especial, lugar acolhedor, companhias maravilhosas… momentos que fazem a vida valer a pena !!! ❤️😘
Chegou o dia, hj conheci Pirenópolis! Realmente é muito lindo! Estou encantada!
Usei o post de vcs como roteiro, muito obrigada!
❤💟💜💛💚💝💖❤