PIRENÓPOLIS

A aconchegante cidade de Pirenópolis fica localizada no interior de Goiás e é um ótimo passeio de fim de semana para quem mora ou está em Goiânia ou Brasília. Trata-se de uma cidade  tombada como Patrimônio Nacional, charmosa, com gente super simples e simpática, cachoeiras, trilhas e um centro histórico encantador, com ruas estreitas, casas antigas coloridas e conservadas e ruas de pedra. Ótima para namorar, relaxar, ter contato com a natureza ou até mesmo curtir uma aventura (rappel e esportes radicais). No post abaixo vamos dividir um pouco da nossa última visita a essa cidade que tanto gostamos.

img_4174

PIRENÓPOLIS, GO

COMO CHEGAR

Avião:   Se você está chegando por Brasília, o aeroporto fica a 150 km, já se a chegada é por Goiânia, ele fica  a 120  quilômetros de Pirenópolis.

Carro: →  Vindo de Brasília, a viagem dura pouco mais e 2h, e pode ser feita de duas maneiras, a depender de onde você sai:

Se estiver ao norte da capital federal, a sequência de estradas é a seguinte: rodovia Estrutural sentido Taguatinga e Águas Lindas (BR-070 por quase 100 km de estrada duplicada em bom estado; atenção para os vários “pardais”, que variam entre 60 a 80 km/h); no trevo, dobrar à esquerda pegando a BR-414 (sentido Cocalzinho de Goiás, onde tem a “Fábrica de Cimento”; estrada de 20km conservada, mas de mão dupla); no caminho, pouco antes da entrada para a cidade de Corumbá e Goiás, não deixe de fazer uma paradinha para ver a linda cachoeira do “Salto do Corumbá”; no entroncamento antes da cidade de Corumbá de Goiás, dobrar à direita (tem placa indicando Pirenópolis); menos de 2 km depois, você pega a direita novamente caindo na GO-225. Siga em frente por mais 20 km e você chega a Pirenópolis.

Para quem está na parte sul de Brasília: seguir pela BR-060 (a caminho de Goiânia, passando por Alexânia e Abadiânia); em Abadiânia, dobrar à direita seguindo a GO-338 (passando por Abadiânia Velha e Planalmira); no trevo com a BR-414, continue o percurso pela GO-338 (trecho bem conservado).

OBSERVAÇÃO: vindo de Goiânia – pegar a BR-153 (sentido Anápolis);  no trevo da chegad de Anápolis, seguir viagem pela BR-414 (sentido Planalmira); chegando em Planalmira, dobrar à esquerda pela GO-338. São 120 km de estrada muito boa e conservada.

Ônibus:  Consulte todos os valores e horários através da viação Goianésia.Você pode escolher como ponto de partida Brasília, Goiânia ou Anápolis

maparegional

MAPA DE COMO CHEGAR – PIRENÓPOLIS

QUANDO IR

O ano inteiro é ótimo para conhecer a cidade, mas você pode escolher a época mais adequada ao seu perfil para ir. Se o seu foco são as cachoeiras, os meses mais recomendados são maio, junho e julho para pegar  as quedas com maior nível de água.

Se quer atividades folclóricas, 45 dias após a páscoa acontece a famosa festa do Divino e as Cavalhadas que falamos mais durante o post.

Se quer conhecer o Festival Gastronômico, o mês deve ser junho.

E claro, dias de semana sem feriado você encontra a cidade bem vazia, porém com hospedagens muito mais baratas; aos finais de semana e feriados, o movimento é maior.

Em qualquer escolha, Pirenópolis é uma boa pedida.

Já fomos em maio e setembro e sempre adoramos o passeio. Se quiser uma dica sem rodeios, vá em maio ou junho: nestes meses o clima é agradável, o risco de chuva é pequeno e você ainda pega a vegetação verdinha, no início na época da seca.

Para mais informações sobre temperatura e precipitações durante o ano na cidade, clique neste link.

DDD

62

QUANTO TEMPO FICAR

A cidade é pequena, mas oferece muitas opções de lazer dentro e em seus arredores. Um final de semana é ótimo para ter uma visão geral do centro histórico e conhecer pelo menos duas opções de cachoeira.

Se quiser fazer com mais calma, conhecer mais cachoeiras e trilhas, 5 dias vão ser bem preenchidos com opções legais.

img_4214

CENTRO DE INFORMAÇÕES – PIRENÓPOLIS, GO

HOSPEDAGEM

Há pousadas muito humildes (ideais para quem gastar muito pouco e só quer um lugar para dormir) e outras charmosas, um pouco mais caras. Durante a semana, o custo é muito baixo, com descontos garantidos. Procure como referência de boa localização hospedagem perto da Igreja Matriz, Rua do Lazer ou Praça do Coreto. Seguem opções bem avaliadas por hóspedes no Booking:

Se desejar alugar quarto, apartamento ou casa por uma temporada, acesse o Airbnb. Para mais alternativas de hospedagem, clique no link do Trivago.

O QUE CONHECER

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário – A igreja é do ano de  1728 e por isso, é considerada a mais antiga de Goiás. Fica na praça principal da cidade e impressiona pelo tamanho. Por ficar no alto, pode ser vista de vários pontos da cidade.

img_4185

IGREJA PRINCIPAL DE PIRENÓPLIS, GO

Theatro de Pyrenópolis – Contrução datada de 1899. Casarão branco com portas e janelas verdes.

Casa de Câmara e Cadeia e Museu do Divino – local onde funcionava uma cadeia e hoje abriga um museu com artigos referentes à Festa do Divino. Foi construida em 1919.

Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra – Foi construida por escravos no ano de 1750. É encontrada assim que se cruza a ponte logo à esquerda da Rua do Lazer.

Igreja Nosso Senhor do Bonfim – Construida entre 1750 e 1754, localiza-se no final da rua que dá acesso às estradas para cachoeiras Meia Lua, Lázaro e Abade.

IMG_4249.JPG

IGREJA NOSSA SENHORA DO BONFIM – PIRENÓPOLIS, GO

Pico dos Pireneus – Faz parte do Parque Estadual dos Pireneus, oferece uma bonita vista da natureza. A subida é cansativa mas rede ótimas fotos.

Fazenda Babilônia – É uma das fazendas mais antigas da região. Para visitá-la, os dias disponíveis são sábado, domingo e feriados.

Museu das Cavalhadas – Mostra o material usado nas Cavalhadas, falamos mais sobre o assunto abaixo. Continue a leitura.

Cine Pireneus – Tem uma fachada em tons de azul em estilo Neoclássico.

Ponte sobre o Rio das Almas –  Essa ponte é um charme, quase não dá pra acreditar que passam carros por ela. Foi construida em 1903. Fica logo à esquerda da Rua do Lazer para quem chega na cidade.

IMG_4149.JPG

PONTO SOBRE O RIO DAS ALMAS – PIRENÓPOLIS, GO

mapaverde

MAPA TURÍSTICO DE PIRENÓPOLIS, GO

Cachoeiras (o acesso a elas é pago, custando cerca de R$ 30,00 cada uma, por pessoa):

Cachoeira do Dragão Várzea do Lobo – 70 metros de pura beleza

Cachoeira do Abade – reserva bem organizada, com trilhas, mapas e paradas para mirantes, aquário natural, pontes elevadiças e banhos em diferentes cachoeiras (do Landí, do Cânion e do Abade – a maior de todas as quedas). Fica a 17km do centro histórico de Pirenópolis e acessível por estrada de terra. Para muitos é a melhor.

Cachoeira do Lázaro e Santa Maria – no mesmo sentido da estrada que leva a do Abade, sendo um pouco mais perto (14 km do centro histórico). Ficam na mesma fazenda particular e é uma das mais famosas de lá.

Cachoeiras da Meia-Lua e da Usina Velha –  são as mais próximas do centro histórico. Ficam a 8 km de lá, também acessíveis por estrada de terra. As mais indicadas para quem tem pouco tempo na cidade.

Cachoeira das Araras – fica a 22 km do centro de Pirenópolis e é considerada uma das mais bonitas da região. Para chegar nela o sentido é diferente do que leva a do Abade. Também só dá pra chegar por estrada de terra.

Cachoeira do Bonsucesso – outra boa opção para quem dispõe de pouco tempo em “Piri”. É bem perto do centro e pra chegar nela tem que passar por estrada de terra que se inicia perto da Pousada dos Pireneus (tem que atravessar a ponte do Rio das Almas).

img_4205

DIVERSAS OPÇÕES DE CACHOEIRAS – PIRENÓPOLIS, GO

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE

Caminhando você consegue conhecer todo o centro histórico, e é a melhor forma de sentir e se deslocar por lá. Em relação às cachoeiras, se você  tiver chegado de carro, basta se deslocar até o ponto de início das trilhas. Se chegou de ônibus, pode contratar nas agências de turismo pacotes que incluem o transporte.

Mas a cidade é bem estruturada, você vai encontrar com facilidade opções de táxi tradicionais e também tuk tuks como na foto abaixo.

img_4183

OPÇÕES DE DESLOCAMENTO EM PIRENÓPOLIS, GO

CULINÁRIA LOCAL

Delícia! É a melhor palavra para falar sobre a culinária regional. Você vai encontrar opções como:  arroz com pequi, paçoca de pilão, pamonha goiana (incrementada com queijo ou linguiça) , empadão e guariroba.

RESTAURANTES
  • Várias opções excelentes na Rua do Lazer, com luz de velas e linda iluminação e decoração (pizzaria, comida nordestina, comida goiana);
  • Restaurante Jardim das Delícias;
  • Sorveteria Colorê;
  • Confeitaria Vitória (considerada pelos locais a melhor casa de tortas da cidade).

Há muitas opções, mas não deixe de apreciar a comida típica goiana (pamonha e empadão). Deliciosa!

COMPRAS

Artesanato de qualidade é o que não falta. Muitas opções com cerâmica, pedra sabão, joias com pedras brasileiras, roupas, acessórios e outras. No centro histórico você encontra diversas lojinhas super charmosas com preços para todos os bolsos para fazer suas compras. Destacamos na foto, uma galeria que gostamos de conhecer, cheia de lojinhas de artesanato.

Se quiser conferir, Pirenópolis conta com a  Feira das Artes nos finais de semana. Fica na Praça do Coreto.

img_4169

ARTESANATO = PIRENÓPOLIS, GO

img_4170

ARTESANATO – PIRENÓPOLIS, GO

img_4198

ARTESANATO – PIRENÓPOLIS, GO

VIDA NOTURNA

A melhor pedida para curtir a noite com música ao vivo e agito, a  Rua do Rosário (mais conhecida como Rua do Lazer) é a melhor opção. Durante o dia, é mais uma das muitas ruas cheias de casas antigas e lindas que compõem o centro histórico. Já de noite, os restaurantes ganham iluminação especial colorida, luz de velas nas mesas, música e a rua fica lotada!  Fora a Rua do Lazer, para curtir a noite, é interessante visitar as lojas de artesanato (Rua do Bonfim) e andar pela cidade, ela ganha outra vida iluminada.

20160906_190808.jpg

RUA DO LAZER – PIRENÓPOLIS, GO

NOSSA EXPERIÊNCIA

Já fomos algumas vezes para Pirenópolis, gostamos muito da cidade. É pequena, charmosa, romântica e com muitas coisas próximas para fazer (trilhas e cachoeiras). Estamos compartilhando nesse post a comemoração do nosso primeiro aniversário de casamento. Aproveitamos o feriado de 7 de setembro (um dia depois da data do nosso casamento religioso) para fugir da rotina e passar 1 dia super divertido em Pirenópolis. Ficamos hospedado na Pousada Recanto, jantamos no restaurante Maria Bonita que fica na rua do lazer e aproveitamos para conhecer dessa vez a cachoeira Abade.

Sobre nossa hospedagem, achamos muito bom o custo benefício. A pousada é bastante tranquila, limpa, segura, o atendimento foi muito bom.

Para chegar a cachoeira Abade, compramos o ingresso na Agência Pirenópolis (aceitam cartão crédito e débito e dão todas as orientações que você quiser ou precisar, inclusive, fornecem mapas). A cachoeira Abade, como explicamos acima é um complexo com 5 cachoeiras, mirantes, restaurantes e excelente estrutura.

Em outras visitas a cidade, conhecemos as cachoeiras: Meia Lua e Usina Velha. São as mais próximas, com maior facilidade de acesso.

Recomendamos muito a cidade para quem gosta de tranquilidade, contato com a natureza, passear por centros históricos e um bom banho de cachoeira. A cidade é acolhedora, com gente simpática e excelentes opções de hospedagem e restaurantes, para todos os gostos e bolsos.

CURIOSIDADES

SOBRE A TRADICIONAL CAVALHADA E FESTA DO DIVINO:

A Festa do Divino Espírito Santo acontece em Pirenópolis 45 dias após a Páscoa.

Sobre o que é a Cavalhada,  é uma  emocionante ritual de três dias seguidos, uma encenação que conta com  músicas, diálogos e coreografias à moda medieval. É considerado a mais relevante do Brasil e deixa a cidade lotada de turistas que chegam para conferir o evento.

Os preparativos começam uma quinzena antes, que marcam o início da Festa do Divino.

A festividade é muito rica, cheia de personagens, mascarados e histórias. Tudo com muita cor e animação.

DICAS

⇒ Para arrumar sua mala coloque calçados confortáveis (ruas de pedra, subidas e descida e muitas opções de trilha – caso tenha interesse). Coloque também a boné ou chapéu e filtro solar. Se for de novembro a março, sombrinha ou capa de chuva. Repelente também é fundamental.

⇒ A cidade é super calma, mas principalmente nas épocas em que a cidade está lotada de turista, fique atento aos seus pertences e cuidado com locais mais vazios.

⇒Se você quer curtir com calma a cidade ou conhecer muitos dos atrativos naturais da região, reserve um tempo maior. São muitas opções de cachoeiras.

⇒ Se você está interessado em praticar esportes de aventura, não perca o rapel  nas cachoeiras da Serra dos Pirineus, o rafting e do bóia-cross  nas corredeiras dos rios do Peixe e das Almas nos meses de verão e  a tirolesa, as  cavalgada e escaladas  na Fazenda Tabapuã dos Pireneus.

⇒ O serviço de atendimento ao turista da cidade é bastante eficiente. Oferecem mapas e orientações diversas gratuitas.

img_4230

PLACA CORRETÍSSIMA DE PIRENÓPOLIS, GO

img_4154

RUA DO LAZER DURANTE O DIA – PIRENÓPOLIS, GO

img_4158

PIRENÓPOLIS, GO

img_4162

PIRENÓPOLIS, GO

img_4166

PIRENÓPOLIS, GO

img_4175

PIRENÓPOLIS, GO

img_4236

PIRENÓPOLIS, GO

img_4241

PIRENÓPOLIS, GO

img_4261

TRILHA DA CACHOEIRA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

img_4257

RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

img_4348

CACHOEIRA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

img_4345

ABADE – PIRENÓPOLIS, GO

img_4281

ABADE – PIRENÓPOLIS, GO

img_4270

AQUÁRIO – ABADE – PIRENÓPOLIS, GO

img_4271

AQUÁRIO – COMPLEXO ABADE – PIRENÓPOLIS, GO

img_4302

CACHOEIRA DO CÂNION – RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

img_4334

CACHOEIRA CÂNION – RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

img_4332

CACHOEIRA DO CÂNION – RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

img_4338

CACHOEIRA DO CÂNION – RESERVA DO ABADE – PIRENÓPOLIS/GO

img_4216

OPÇÕES DE COMPRAS – PIRENÓPOLIS, GO

img_4217

CASINHAS DO CENTRO HISTÓRICO – PIRENÓPOLIS, GO

img_4221

ARTESANATO – PIRENÓPOLIS, GO

img_4409

PICO DOS PIRENEUS – PIRENÓPOLIS, GO

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

16 comentários sobre “PIRENÓPOLIS

  1. Maria Antonia disse:

    Pelos comentários de vcs , a cidade parece ser muito agradável e acolhedora , as fotos estão maravilhosas. Gostei imensamente das dicas de hospedagem .
    Muito interessante o compartilhamento que fizeram da experiência de vcs … Parabéns!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: BRASÍLIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s