SANTORINI

Localizada a 200 km de Atenas, no arquipélago das Ilhas Cíclades, Santorini tem tudo aquilo que se imagina ao pensar na Grécia e muito mais: casas brancas, igrejas de cúpulas azuis, mar lindo, lojas e restaurantes charmosos, vida tranquila, povo simples e feliz, tudo isso em diferentes níveis no alto de uma encosta/falésia, de onde é possível testemunhar um por do sol dos mais bonitos do mundo, lindos vinhedos, a caldeira de um vulcão em atividade que pode ser visitado (a partir do qual Santorini foi moldada após várias de suas erupções), praia de areia vermelha, burrinhos simpáticos que fazem o trajeto da base ao topo da ilha, e por aí vai.

Talvez a mais famosa ilha grega, Santorini é outro deslumbrante motivo para o sonho de conhecer a Grécia e seus paraísos deixar de ser tão distante. Quando fomos pra lá, entendemos as razões de tantos elogios. O lugar é dos mais lindos e agradáveis que já fomos na vida. Contribuiu muito para fazer da Grécia um dos melhores países que visitamos.

Confira abaixo as dicas e informações para ajudar a traçar seu roteiro ou relembrar as maravilhas deste local.

DSC05420

SANTORINI, GRÉCIA

QUANDO IR

De outubro até abril, é frio e os dias mais nublados. Se quer conhecer as ilhas, não deve escolher esse período.

Para pegar sol e temperaturas agradáveis, a época ideal para ir vai de maio até começo de outubro. Mas fique atento quanto à lotação,  julho e agosto são cheios em virtude das férias de verão europeias. Sendo assim, indicamos junho e setembro como melhores meses para conhecer a Grécia, aproveitando bem as ilhas.

COMO CHEGAR

Você tem duas opções, de barco ou de avião. Considerando Atenas como ponto de partida mais comum, de barco sua viagem vai durar de 4h a 9h (depende do tipo de embarcação, high speed  ou regulares), saindo do Porto de Pireus (Atenas) e chegando no Porto de Athinios. Se for de cruzeiro, sua chegada em Santorini ocorre no porto de Skala.

De avião – companhias mais comuns: Aegean e Olympic Air -, você sai do aeroporto de Atenas para o aeroporto de  Thira (sigla JTR). O voo dura 45 min.

Importante ressalvar que, viajando de avião de uma outra ilha para Santorini, fora da alta temporada (verão europeu), provavelmente seu voo fará conexão em Atenas. Isso fará você esperar um bom tempo. Considere esse desgaste na hora de escolher entre ir de barco ou de avião.

Explicamos sobre os tipos de embarcações (quais são os mais rápidos, os mais econômicos, vantagens e desvantagens) e opções de companhias aéreas no post Guia Prático – Grécia, recomendamos a leitura.

Os valores e horários mudam muito. Então, deixamos aqui as empresas para sua consulta.

→ Barco: Anek Lines, Blue Star, Hellenic Seaways, Minoan Line, Nel Lines e Sea Jets.

→ Avião: Aegean, AstraOlympic.

DSC05333

SANTORINI, GRÉCIA

VISTO

Não é necessário.

FUSO HORÁRIO

UTC/GMT +2 ; no verão, UTC +3. Isso quer dizer que, normalmente (sem horário de verão no Brasil e na Grécia), a diferença é de 5 horas a mais para as terras gregas. Todavia, essa disparidade de fuso é reduzida para + 4h (no final do ano, a partir de novembro, quando há o horário de verão brasileiro) e aumentada para +6h (no meio do ano, a partir de maio, durante o verão europeu).

MOEDA

Euro. Para ter uma ideia da cotação atualizada confira o link de conversão monetária do Banco Central do Brasil.

ENTENDENDO A ILHA

A ilha não é pequena como parece, tanto é que recomendamos aluguel de veículo mais abaixo no tópico sobre Deslocamento. O mais importante saber é que você deve visitar Oia (norte da ilha) e Fira (região central). Isso é o essencial em Santorini.

Oía (pronuncia-se “ía”) é  bastante conhecida por ter um pôr-do-sol dos mais famosos dos mundo. É lá onde são vistas as paisagens das fotos mais conhecidas quando o assunto é ilhas gregas, aquelas com casinhas brancas e telhados azuis, em diferentes níveis. Têm também as portas que dão a impressão que abrem-se para o mar, sem parede ou casa por trás (como Oía fica em uma região mais alta, existem muitos portões vazados que, quando você olha através, só vê o mar; na verdade, se você olhar melhor, vai ver uma escadaria descendo, e a casa está mais abaixo) .

Fira (ou Thira), que é a capital, é de onde saem os ônibus e onde existe grande oferta de hotéis, restaurantes, lojas e outros. De lá você tem uma vista impressionante para a caldeira do vulcão. O lugar conta também com labirintos de casinhas brancas muito legais de se percorrer. De lá sai o passeio para o vulcão. Você pode descer até a base para o porto através de um teleférico.

Sobre as praias mais famosas que destacamos mais abaixo, você já pode avistar no mapa a Ammoudi Bay e Paradise. Outras bastante famosas são Perissa e Kamari.

santorini-map.png

IDIOMA

Grego, mas o inglês é a segunda língua mais falada. Algumas palavras em grego para você já ir estudando:

Bom dia -Kaliméra                                    Sim – Né                                    Perto – Kodá

Boa tarde – Kalispéra                                Não – Ohxi                                Longe -Makriá

Boa noite – Kalinirta                                 Direita – Deksiá                      Por favor – Parakalô

Obrigado (a) -Efharistô                            Esquerda – Aristerá

DSC05302

SANTORINI, GRÉCIA

QUANTO TEMPO FICAR

Difícil dizer quanto tempo ficar para nós, que não queríamos deixar a ilha. É certo que apreciar com tempo é a melhor alternativa, mas se isso não for possível, para conhecer o essencial, 3 dias são o suficiente.

Isso é só uma sugestão, mas relembramos, se tiver mais tempo, é uma delícia se perder nas ruas branquinhas, ver o artesanato grego, curtir as muitas opções de restaurantes… Tudo é muito prazeroso por lá.

DSC053651

SANTORINI, GRÉCIA

HOSPEDAGEM

As duas melhores opções de hospedagem são Fira (ou Thira) e Oia. Fira é o centro da ilha e conta com muitas lojas, restaurantes, movimento e geralmente oferece melhores preços que Oia. Já Oia é o lugar perfeito para lua de mel, sendo mais romântico e com o famoso pôr-do-sol. As duas opções são repletas de casinhas brancas e vão te conquistar.

Há também quem goste de ficar no meio do caminho entre os dois pontos principais, em Imerovigli, que é mais tranquila e também tem igrejas, casas brancas e bela vista, sendo um pouco mais barato que os centros principais.

Como já mencionamos no post Como planejar sua viagem para Grécia, os valores de hospedagem da Grécia são surpreendentes. Valores bem interessante para a vista e os diferenciais que os estabelecimentos oferecem. Separamos algumas opções para facilitar sua pesquisa, mas sugerimos que confira o máximo possível de opções no Booking.

Um detalhe interessante é que vários estabelecimentos oferecem transfer do aeroporto ou porto, o que deixa a viagem mais cômoda. Se estiver em dúvida entre propriedades, esse pode ser o critério de desempate.

Seguem algumas alternativas bem avaliadas pelos hóspedes no Booking:

Para quem deseja alugar quarto, apartamento ou casa por temporada, acesse o Airbnb. Se quer mais opções de hospedagem, confira o Trivago.

DSC05219

HOSPEDAGEM – SANTORINI, GRÉCIA

O QUE CONHECER

O melhor de Santorini é andar livremente por Oia ou Fira e conhecer as praias. Sem compromisso com locais determinados e de preferência sem regular o relógio. Mesmo assim, separamos alguns programas que achamos bastante interessantes para você fazer:

Vulcão e Hot Springs – É um passeio vendido por várias agências e pela maioria dos hoteis da região. Trata-se de uma visita guiada ao vulcão, em que explicam toda a formação da ilha, principais lendas e curiosidades regionais. Dentro do passeio existe o opcional para para banho e mergulho nas Hot Springs (águas termais sulfurosas). Para esse passeio, vá de tênis. Esse calçado ajuda bastante na subida até a cratera do vulcão, visto que é feita em meio a muitas pedrinhas e locais que podem ser escorregadios.

Museu pré-histórico de Fira – artefatos que retratam arte, costumes e cotidiano dos moradores da ilha na era neolítica (tem objeto de 3.000 anos a.C..

Museu arqueológico –  vasos e estátuas muito antigas (do período arcaico e romano) predominam nesse interesse espaço.

Catedral ortodoxa – ornamentos e belas pinturas são marcantes na igreja erguida em 1827 e reconstruída em 1956, após forte terremoto.

Castelo – na ponta/esquina de Oia, perto do restaurante Kastro e no final da rua comercial principal, fica esse pequeno castelo ou fortaleza que rende lindas vistas e fotos para várias direções da ilha.

 PRINCIPAIS PRAIAS:

Praia Vermelha (Red Beach ) – no sul de Santorini, fica essa bela praia de areia escura, com mar esverdeado protegida por uma encosta vermelha. Muito diferente e bonita.

Kamari – a boa e organizada rede de restaurantes e bares, além da areia na cor grafite, caracterizam a mais famosa praia do leste da ilha.

Ammoudi Bay  – logo abaixo da falésia onde ficam as famosas casas de Oia, localiza-se essa bela praia com restaurantes simples e charmosos de cara para o mar azulado. Para chegar até lá, basta descer a longa escadaria em zigue-zague do alto da falésia de Oia, perto do Castelo ou do restaurante Kastro, caminhando ou através dos burrinhos (melhor usá-los na subida).

Tem também a Baxedes (ideal para crianças em virtude da pequena profundidade; fica em um vale onde os moradores da ilha cultivam uvas e verduras) e a Praia Branca (diferente e tranquila).

DESLOCAMENTO DENTRO DA ILHA

Mais acima mostramos o mapa da Ilha. Ela realmente é grande e a melhor maneira para ter acesso fácil aos pontos turísticos é alugando um carro. Existem opções também de aluguel de quadriciclo e bicicleta, várias empresas ofertando esse tipo de aluguel.

Para dirigir lá você vai precisar apenas da sua carteira de habilitação (não precisa ser carteira internacional). O aluguel do veículo custa aproximadamente 30 euros a diária.

Se não é a sua opção, a ilha conta com ônibus. Custa de 2 a 3 euros, a depender do local que você deseja ir. O valor é pago dentro da condução e os horários que eles saem são prefixados (há alguns que saem a cada 30min outros de hora em hora; no verão, a frequência deles é maior). Se não for alugar carro, Fira é o melhor lugar, pois de lá partem os ônibus para os outros lugares da ilha. Assim, se você estiver hospedado em outro local e quiser se deslocar de ônibus, terá que subir em um que vá até Fira e depois pegar outro para seu destino de interesse.

Outra observação sobre Santorini é que você terá que ter disposição. Muitas rampas e escadarias te aguardam, mas as caminhadas certamente valem à pena.

DSC05378.JPG

SANTORINI – GRÉCIA

CULINÁRIA LOCAL

De uma forma geral, a culinária da Grécia utiliza muita carne, vegetais e frutos do mar. Tudo com muito azeite e ervas. É grande o consumo também de queijos, iogurte e frutas. Os vinhos locais são bastante apreciados também.

Preparamos uma rápida lista com os pratos gregos mais famosos:

Mussaká  – é o prato grego mais conhecido. De uma forma simples, é um tipo de lasanha que leva berinjela, carne de carneiro e molho béchamel.

Gyros –  é como o kebab, só que utilizam porco. Vocë vai ver muito aquela carne enorme girando no espeto, que eles utilizam para cortar as fatias e montar o Gyros. É bem fãcil de achar e barato.

Souvlaki – A melhor explicação que podemos dar é que trata-se de um tipo de  churrasquinho. Geralmente servem com salada ou batata frita e molho.

Pita – É o tipo de pão deles. Vimos muitas opções de Gyros com Pita, Souvlaki com Pita. São as opções que já explicamos acompanhadas com pão grego.

Queijo Feta – é o queijo que mais vimos por lá, em vários pratos. É feito com leite de cabra ou ovelha.

Tzatziki – pasta/patê tradicional grego feito basicamente à base de pepino, alho e iogurte. É servido como aperitivo. Recomendamos seu consumo junto com alguma salada e queijo feta.

Uzo – é uma bebida típica da Grécia, alcoolica. É feito com anis e é interessante o fato de que fica branco se entrar em contato com a água. É bastante forte com quase 50% de álcool.

Gemista – tomate (ou também pimentão) que eles recheiam com arroz e colocam  molho e azeite.

RESTAURANTES

Kastro (Oia): a vista e decoração de flores lindíssimas fazem da maravilhosa comida desse local apenas mais um ponto alto. Imperdível para um café, lanche ou comer uma sobremesa.

The Wine Bar – Heliotopos (Imerovigli): ideal para quem quer um jantar romântico apreciando um delicioso vinho. Conta com decoração intimista e linda vista.

The Athenian House (Imerovigli): na mesma linha do anterior. Famoso pelos elogiados pratos de cozinha mediterrânea. O preço é caro.

Café Gallini (Firostefani): ambiente aconchegante e bons preços fazem desse lugar, que também serve comida mediterrânea e frutos do mar, uma boa alternativa de refeição.

Argo Restaurant (Fira): frutos do mar são a especialidade desse restaurante bem avaliado pelos turistas e que fica em um bairro central.

Apiron (Fira): comida fresca e bom atendimento são as marcas dessa agradável opção.

DSC05343

SANTORINI, GRÉCIA

COMPRAS

Lojas e opções não faltam por Óia ou Fira. São vendidos desde os pequenos souvenirs até joias locais. Preços e qualidade variam bastante, pesquisar preços é fundamental.

É bem comum aos viajantes que visitam a região comprar joias e utensílios com o conhecido ”olho grego”, camisas com a bandeira da Grécia, lembranças alusivas aos burrinhos (panos de prato, blusas, chaveiros).

Em Óia, o melhor local de compra é a rua principal da aldeia (paralela à rua da parada do ônibus). Em Fira, dirija-se à rua que dá acesso ao teleférico e voltada para o mar.

O valor dos objetos vendidos é variado. Lembrancinhas (você encontra várias por menos de 5 euros) e vestidos (encontramos muitos estilos bonitos por menos de 25 euros) são baratos. Também há relógios, brincos e colares feitos com pedras coloridas locais em modelo exclusivo muito caros. Enfim, tem para todos os bolsos. Tudo de muito bom gosto.

VIDA NOTURNA

Opções de bares e restaurantes não faltam em Fira (Thira), Kamari e Perissa. Essas áreas atraem muitos turistas e tornam o clima da ilha muito animado. É em Fira que concentra-se o maior número de baladas, bares e restaurantes. Lá a vida noturna é a mais agitada da ilha.

Excelentes exemplos em Fira são o The Big Blue, PK Cocktail Bar, Kira Thira Jazz Bar, Two Brothers Bar, Calderaki Bar, Soundwind Bar. Em Kamari, os destaques vão para o Love Boat Bar, o Night Flight Cocktail Bar, Ethnic Cocktail Bar e Silla Pool Bar. Em Perissa, indicamos o Bob’s Bar.

Oia também tem boas opções, como o lindo Lioyerma Lounge Cafe Pool Bar.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fomos em maio e só enfrentamos chuva no final da tarde pouco depois da nossa chegada. Chegamos lá de barco (empresa Hellenic Seaways; excelente pelo conforto e rapidez) partindo de Mykonos, em um percurso de 2h30. Passamos duas noites na ilha.

Ficamos no hotel Suites Blue, a 10 minutos de caminhada até o centro turístico de Fira. Ele é muito bom, com quarto grande, banheiro limpo e bom atendimento (o café da manhã não é dos melhores).

Caminhamos pelas lojas e jantamos em Fira. Muito agradável, movimentado e seguro. Tudo de muito bom gosto e com a linda vista para a caldeira do vulcão.

Na manhã seguinte, fizemos o passeio de barco logo pelo vulcão e Hot Springs (programa interessante, mas se estiver com pouco tempo, prefira conhecer mais a ilha). Em seguida, subimos até Fira pelo teleférico (espaçoso e tranquilo), almoçamos em uma lanchonete de Gyros com Pita perto do terminal de ônibus (há várias no centro de Fira) e, em seguida, pegamos o ônibus para Oia.

Em Oia, circulamos por todas as ruas possíveis, fomos ao Castelo, entramos em várias lojas lindas, tomamos caipirinha em um restaurante com vista incrível para o restante da ilha e para o Mar Egeu, comemos uma sobremesa deliciosa no espetacular restaurante Kastro, fomos às igrejas de cúpulas azuis, descemos até Ammoudi Bay (a subida na volta é bem cansativa) e esperamos para ver o lindo e concorrido por do sol do lugar.

Partimos de avião de Santorini para Atenas. O táxi de Fira até o aeroporto custa menos de 15 euros. O aeroporto é pequeno e tem poucas opções de lanchonete.

Amamos Santorini. Lugar extremamente lindo e que traz uma sensação de tranquilidade e bem estar. Fomos muito bem tratados por todos com que conversamos ou pedimos orientação. Encontramos muito mais turistas lá que em Mykonos. Se Atenas ou a Grécia estiverem em seus planos, não deixe de ir a essa extraordinária ilha.

DSC05394

SANTORINI, GRÉCIA

 

CURIOSIDADES

→ Santorini surgiu a partir de várias erupções vulcânicas. A caldeira desse vulcão é a ilha Nea Kameni, destino de vários passeios de barco que saem do porto de Santorini (acessível pelo teleférico ou pela longa escadaria).

→ A ilha é famosa pelo delicioso vinho branco local, cuja produção é facilitada pela terra vulcânica rica (mais de 30 tipos de uva). Longas vinícolas são avistadas na parte nordeste da ilha, no caminho de Fira para Oia.

→ Os burrinhos que transportam bagagens e pessoas são ícones da ilha, reproduzidos em muitos objetos e lembranças vendidas aos turistas. São encontrados perto do porto ou da escadaria que leva à praia de Ammoudi Bay.

DICAS

⇒ Existem passeios vendidos por agências na cidade como: Pelican Travel, Santorini Sailing. É fácil encontrá-las. Elas estão por toda a parte, sobretudo em Fira, perto do teleférico ou na rua principal. Você também pode fechar pacotes no próprio hotel em que estiver hospedado. O recepcionista orienta quanto ao preço e horário de ida e volta, além do itinerário dos passeios.

⇒ Verifique se seu hotel oferece transfer de ida e retorno (aeroporto ou porto).

⇒ Leve agasalho independentemente da época que for. O vento sopra gelado em algumas horas do dia.

⇒ Se for querer andar de burro em Fira, suba ao invés de descer,  quando eles descem,há risco de escorregarem e você pode sofrer um acidente. Não recomendamos essa opção em deslocamento pois ficamos com muita pena dos animais. Não fizemos e não recomendamos.

⇒ Se tiver com dinheiro sobrando ou quiser mais praticidade e conforto, alugue um quadriciclo ou carro para circular na ilha. Custa em torno de 30 euros por 24h. Através desse meio você consegue conhecer muita coisa da ilha em apenas um dia. Só fique atento que em Oia, estacionar é mais complicado em virtude das ruas estreitas e da grande circulação de pessoas (lá deixe seu carro em um parking; é um pouco mais distante, mas facilita sua vida).

⇒ Se ainda não leu, temos um post Guia Prático – Grécia. Sugerimos a leitura.

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

dsc05233

SANTORINI, GRÉCIA

dsc053951

SANTORINI, GRÉCIA

DSC05381

SANTORINI, GRÉCIA

DSC05374

SANTORINI, GRÉCIA

DSC05372

SANTORINI, GRÉCIA

DSC05364

SANTORINI, GRÉCIA

DSC05354

SANTORINI, GRÉCIA

DSC05353

SANTORINI, GRÉCIA

 

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

6 comentários sobre “SANTORINI

  1. Maria Antonia disse:

    Que espetáculo!!!
    Perfeita combinação entre charme arquitetonico e beleza natural. Muito obrigada a vcs de
    Conhecendolugares , pelo privilégio de nos presentear com esse lugar encantador !
    Adorei!!!🤗🤗🤗🤗🤗

    Curtido por 1 pessoa

  2. Viveca Cabral disse:

    Santorini: este lugar possui todos os tons de azuis! Imaginem um lugar com beleza natural e uma paisagem única que retrata casinhas brancas de portas e janelas azuis entalhadas nas encostas e floridas com primaveras rosas. Isto tudo cheio de muito charme, com vários bares e restaurantes acolhedores com a famosa culinária mediterrânea e o mar de um azul que convida a mergulhos e passeios de barcos. Lá o tempo parou; ninguém tem pressa para nada. E, por que deveria ter? Se alguém tem dúvida sobre um destino a conhecer veja as fotos e dicas deste blog que estão incríveis.

    Curtir

  3. Pingback: ATENAS
  4. Pingback: MYKONOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s