GUIA PRÁTICO – URUGUAI

Nosso simpático vizinho vem crescendo como excelente opção turística para quem não está com a grana sobrando ou quem está com pouco tempo para um longo deslocamento e logística mais trabalhosa.

O Uruguai é um país muito agradável, com língua muito próxima a nossa (o que facilita demais a vida), cidades principais pequenas e seguras, além de uma população muito solícita e educada. Aqueles que consideram o destino um plano B para Argentina e Chile são surpreendidos com as praças, restaurantes, parques, boas estradas e o oceânico e onipresente Rio da Prata, tudo isso no Uruguai.

Para tornar sua experiência ainda melhor, apresentamos a seguir algumas dicas sobre preparação de roteiros para essas terras tão acolhedoras. Confira! 

QUANDO IR

Em virtude do clima mais ameno e do tempo menos chuvoso, além de ser o período com mais movimento de turistas e restaurantes abertos, indicamos os meses de dezembro a março, sobretudo dezembro e janeiro (que são os meses da alta temporada em Punta Del Este).

COMO CHEGAR

Para chegar ao Uruguai, existem várias opções de companhias aéreas operando voos diretos a partir de diversas cidades brasileiras. Para escolher a melhor opção, sugerimos pesquisa do seu voo com destino a Montevidéu pelo Decolar. Há vários voos partindo de São Paulo (2h30 de viagem) e de Porto Alegre (1h30), além do Rio de Janeiro (3h) – pela GOL, LATAM ou AZUL.

VISTO

Não é necessário.

FUSO HORÁRIO

Não há diferença em relação ao horário oficial de Brasília.

MOEDA

Peso uruguaio.

É possível já fazer a troca na casa de câmbio do aeroporto de Montevidéu, embora a conversão lá não seja a mais vantajosa. As melhores casas de câmbio ficam no bairro antigo da capital.

Uma dica sobre gastos é utilizar o cartão de crédito ou débito no Uruguai. Pois os estabelecimentos oferecem  um desconto equivalente ao IVA. Esse desconto compensa a cobrança do IOF brasileiro. Use o cartão em hoteis e restaurantes, mas pergunte se esse programa do governo uruguaio está em vigor quando for pagar.

Para cotação atualizada da moeda uruguaia (normalmente 1 real vale quase 9 pesos), consulte a conversão do Banco Central neste atalho.

IDIOMA

Espanhol.

QUANTO TEMPO FICAR

Para calcular quanto tempo ficar, consideramos em sua viagem a capital Montevidéu, a agitada Punta Del Este e a romântica Colônia do Sacramento, indicando para isso 1 semana.

Se quiser fazer o bate e volta de Colônia para Buenos Aires, 8 dias, 9 caso queira dormir uma noite em Buenos Aires.

É sim possível fazer em menos tempo, mas calculamos essa indicação de maneira que sua viagem seja mais completa e não fique tão corrida.

COMO SAIR DO AEROPORTO

Para deixar o aeroporto de Montevidéu (chamado de Carrasco), há opções de ônibus (linha DM1 para Punta Carretas e Pocitos, NÃO PARA ZONAMÉRICA; só vale à pena para quem não chega de madrugada e não está com muita mala), vans e táxis.

As vans e os táxis são pagos no balcão das agências oficiais de transfer – coladas com o portão de desembarque -, e funcionam 24 horas. As vans são proporcionalmente mais baratas (300 pesos por passageiro; a corrida do táxi, por sua vez, custa aproximadamente 1200 pesos), mas só saem do aeroporto com a lotação completa.

 

HOSPEDAGEM

Para esse tópico, preparamos todas as dicas e indicações, no posts específicos dos lugares. Sugerimos leitura dos posts: Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta Del Este. Se for estender sua viagem pela Argentina, em breve, lançaremos os posts sobre Buenos Aires e Bariloche.

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE

É possível conhecer Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Este sem alugar carro. Se essa for sua opção, sugerimos que consulte valores e horário da empresa COT. Confortável, pontual, com wi fi e com boa relação custo-benefício, é uma boa opção.

Mas, sem dúvida, a maneira mais tradicional de conhecer o País é alugando carro. Você pode consultar valores e detalhes no site Rentcars, que faz um levantamento dos melhores valores e descrevem os carros disponíves pelas empresas nele credenciadas (Budget, Avis, Alamos, Keddy, etc.)

A estrada é segura, sinalizada e oferece belas paisagens, boa parte plana, com poucas montanhas.

CULINÁRIA LOCAL

Parrilla – Churrasco uruguaio.

Doce de leite – é muito diferente do consumido no Brasil, inclusive o mineiro. É delicioso e costuma ser servido gelado.

Churros – doce frito com recheio de doce de leite em calda. Bom demais!

Chivito – sanduíche típico com salada e carne bovina ou suína, acompanhado por batata frita. Apesar de ser um clássico uruguaio, encontrado em vários restaurantes, não tivemos sorte e não comemos nenhum muito bom.

IMG_6193

CHIVITO

Clericot – bebida espetacular feita com espumante ou vinho branco em uma jarra com frutas variadas (kiwi, uva, morango, maçã, abacaxi)

img_6686

CLERICOT

COMPRAS

Em Montevidéu, os melhores locais para comprar são o Mercado Público e as ruas comerciais do Cidade Velha, os shoppings em Pocitos e Punta Carretas; já em Punta del Este, as melhores lojas concentram-se na Avenida Gorlero (perto do famoso Monumento ao Afogado ou La Mano) e na rua paralela, a Calle 20 (nesta são encontradas lojas de marcas mais conhecidas, como Valentino e Tommy); em Colônia do Sacramento, o artesanato local é encontrado no bairro histórico e na Avenida General Flores.

Das três cidades, Montevidéu é a mais barata para o consumo.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fomos em abril e reservamos 6 dias para conhecer o que consideramos principal no país: dois dias em Montevidéu, dois dias em Colônia do Sacramento e o restante em Punta del Este.

Achamos o voo muito rápido e o controle de imigração tranquilo, moderno e rápido. Como chegamos de madrugada, deixamos o aeroporto de van. Utilizamos a rodoviária de Tres Cruces para fazer os deslocamentos para Colônia e Punta, partindo de Montevidéu.

Gostamos muito das três cidades que visitamos. Chamou nossa atenção a bondade e prestatividade do povo; o romantismo de Colônia; a Casapueblo perto de Punta del Este e o monumento La Mano no próprio balneário; as deliciosas sobremesas e a incrível bebida Clericot; a agradabilíssima caminhada pelas ramblas e pelo bairro de Pocitos em Montevidéu, capital que nos conquistou de uma forma absurda (dá vontade de morar lá, de verdade, mais do que em Santiago, na nossa opinião).

A sensação de estar lá, principalmente em Montevidéu, é parecida com a de estar na capital argentina, mas achamos o povo mais simpático e o Rio da Prata, diferentemente de Buenos Aires, é aproveitado como verdadeira praia, o que traz a forte impressão de tratar-se de  cidades litorâneas (destaque para Montevidéu), mais relaxadas e descontraídas.

Achamos as comidas e serviços mais caros que em Buenos Aires, mas o uso do cartão ajuda muito. Andar de ônibus é muito fácil e agradável por lá.Não existe metrô nem em Montevidéu.

Pegamos dias muito nublados e com chuva, exceto na capital, o que contribuiu para melhorar nossa avaliação sobre este lugar.

O tempo foi suficiente para fazermos tudo o que tanto queríamos.

DICAS

⇒ Evite ir no outono ou primavera. Essas estações de transição costumam ser mais chuvosas, o que atrapalha bastante a vida do turista e influencia consideravelmente a sua impressão sobre as cidades visitadas.

⇒ Como falamos acima, pague suas contas o quanto possível em cartão de crédito ou débito. Não se esqueça disso antes de calcular quantos cédulas de peso uruguaio você vai comprar, porque pode te trazer uma boa economia. Isso porque os estabelecimentos oferecem  um desconto equivalente ao IVA, que alivia bastante a cobrança do IOF brasileiro. Use o cartão em hotéis e restaurantes, mas pergunte se esse programa do governo uruguaio está em vigor quando for pagar.

⇒ As comidas no Uruguai são preparadas e servidas sem sal, em respeito a uma lei nacional de combate a hipertensão e cardiopatias. Mas se o sabor não te agradar, você pode pedir o sal ao garçom que ele traz sem problemas.

⇒ Para chegar em Buenos Aires, a melhor maneira de sair do Uruguai é de barco, principalmente partindo de Montevidéu e, mais perto ainda, de Colônia do Sacramento. A travessia é feita pelo gigante e tranquilo Rio da Prata, que separa os dois países. A proximidade geográfica refletiu-se na mistura cultural: doce de leite, parrillada, consumo de erva mate em cuias, tango são características comuns às duas margens do mencionado rio.

⇒ Leia nossos posts: Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta Del Este. Se animar atravessar o Rio da Prata para visitar Buenos Aires, também temos post sobre a cidade argentina.

CURIOSIDADES

→ O país foi fundado na Colônia do Sacramento pelos portugueses, em 1680. Só em 1777, com o Tratado de Ildefonso, tornou-se uma posse espanhola, tendo sido sua independência reconhecida em 1828

→ O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul. O primeiro é o Suriname.País democrático e considerado o menos corrupto da América Latina

→ Uruguai é classificado como o país menos corrupto e mais seguro da América Latina, sendo traços muito marcantes do país a união e estabilidade políticas e a cordialidade e educação de seus habitantes.

→ Seu povo tem muito orgulho da seleção uruguaia de futebol, em virtude da sua história rica em conquistas. Foi bicampeã olímpica no esporte quando ainda não havia Copa do Mundo (daí ser conhecida até hoje como Celeste Olímpica), o que lhe conferiu o direito de sediar o primeiro Mundial, em 1930, disputado no Estádio Centenário (que ainda existe e é ponto turístico de Montevidéu, com capacidade para 65 mil pessoas; tem esse nome por ter sido inaugurado cem anos após a primeira constituição uruguaia). Venceu a Copa de 1930 e a de 1950, realizada no Brasil, com a famosa final do Maracanazo, de que os uruguaios ainda hoje se orgulham.

→ Os uruguaios, por todo o país, consomem muita erva mate (você encontrará várias pessoas segurando uma garrafa térmica debaixo do braço e uma cuia na mão em qualquer lugar) e adoram cachorros (maltratar um cãozinho gera multa no país), criados soltos e sem coleiras.

→ A popularidade do país cresceu muito na última década em virtude da conduta e medidas do ex-presidente Pepe Mujica, senhor muito humilde (mesmo quando presidente morou na mesma casa pequena e velha em que ainda vive, e usou o mesmo fusca de sempre; além de frequentar reuniões diplomáticas com roupas velhas e chinelo) e pragmático, tendo atuado de forma contundente para a legalização do casamento homoafetivo e da plantação limitada para consumo próprio da maconha.

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

img_6132

MONTEVIDÉU – URUGUAI

img_6125

MONTEVIDÉU – URUGUAI

img_5962

MONTEVIDÉU – URUGUAI

img_5959

MONTEVIDÉU – URUGUAI

img_5933

MONTEVIDÉU – URUGUAI

img_6055

MONTEVIDÉU – URUGUAI

img_6149

MONTEVIDÉU – URUGUAI

img_7020

MONTEVIDÉU – URUGUAI

img_6596

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6669

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6707

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6770

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6782

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6786

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6799

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6803

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6805

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6807

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6887

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6909

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6918

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

img_6973

PUNTA DEL ESTE – URUGUAI

⇒ Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

9 comentários sobre “GUIA PRÁTICO – URUGUAI

  1. Pingback: MONTEVIDÉU
  2. Pingback: PUNTA DEL ESTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s