COLÔNIA DO SACRAMENTO

A pequena Colônia do Sacramento é encantadora. Está entre nossos lugares favoritos na América do Sul. Cada rua, cada esquina, o contato com o enorme Rio da Prata e sua iluminação noturna fazem com que essa cidade arranque suspiros. De fácil  e rápido acesso para brasileiros, é um destino que vale à pena.

Não por menos, o centro histórico da cidade é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e está localizado a uma hora de barco desde Buenos Aires e a duas horas de carro desde Montevidéu.

IMG_6312

O CHARME DAS RUAS DE COLÔNIA DO SACRAMENTO

QUANDO IR

Nos meses de verão as temperaturas em Colônia podem avançar até os 30 graus e o vento diminui sensivelmente. No outono e primavera acontece a transição entre os extremos verão e inverno, e as temperaturas ficam em torno dos 17°C. No inverno, a temperatura mínima media é de 5 graus, sendo que em alguns casos, a sensação térmica pode ser a de temperaturas negativas. Ou seja, se gosta ou não gosta de frio, Colônia vai te agradar se escolher a época condizendo com sua preferência.

Os meses menos chuvosos correspondem ao período de maio a setembro , mas a chance de chuva é grande em qualquer época, devido à proximidade com o Rio da Prata. Pra não ficarmos em cima do muro, indicamos a viagem para o mês de junho. Fomos em abril e chuviscou quase o tempo inteiro, mas, mesmo assim, a cidade mantém-se romântica e sossegada.

Qualquer que seja a época da visita, leve um casaco para enfrentar o vento frio, que costuma soprar.

Para mais informações sobre clima e chuvas durante o ano em Colônia do Sacramento, acesse o link aqui.

COMO CHEGAR

Para chegar ao Uruguai, existem várias opções de companhias aéreas e de muitas cidades, opções de voo direto. Para escolher a melhor opção, sugerimos pesquisa do seu voo com destino a Montevidéu pelo Decolar. Há vários voos partindo de São Paulo (2h30 de viagem), de Porto Alegre (1h50), além do Rio de Janeiro (4h ou 5h, com escala/conexão) –  pela GOL, LATAM ou AZUL. Acesse nosso post GUIA PRÁTICO – URUGUAI para saber mais detalhes do planejamento da viagem.

→ De  Montevidéu para Colônia:

Carro: são 170 km (2h15) percorridos em uma estrada de boa qualidade. O caminho é pela Ruta 1, praticamente uma reta, boa parte em estrada duplicada. Há dois pedágios no caminho. Cada um custa 50 pesos uruguaios (cerca de R$ 5,00).

Ônibus: Nossa escolha e indicação é a empresa COT, que possui veículos confortáveis e faz a viagem em três horas com acesso liberado ao wi fi.

De Buenos Aires para Colônia:

A maneira mais acessível é de barco, com uma das três opções: Buquebus, Seacat e Colônia Express. Os barcos saem de Puerto Madero, são bastante confortáveis e a travessia é rápida (os barcos mais lentos e geralmente mais baratos demoram 3 horas na travessia) e bem tranquila (o Rio da Prata tem águas mansas; o barco quase não balança). São opções diárias e com muitas opções de horário, sendo possível inclusive um bate e volta no mesmo dia (de Colônia passar um dia em Buenos Aires ou de Buenos Aires passar um dia em Colônia). É muito fácil a troca de países Uruguai e Argentina.

OBS.: Chegue cedo no dia que for fazer a travessia pois é necessário apresentar documentação, passar por raio x, despachar bagagem e etc).

VISTO

Não é necessário.

FUSO HORÁRIO

Não existe diferença para o horário oficial de Brasília.

MOEDA

Peso uruguaio.

É possível já fazer a troca na casa de câmbio do aeroporto de Montevidéu.

Uma dica sobre gastos é utilizar o cartão no Uruguai. Pois os estabelecimentos oferecem  um desconto equivalente ao IVA. Esse desconto compensa a cobrança do IOF brasileiro. Use o cartão em hoteis e restaurantes, mas pergunte se esse programa do governo uruguaio está em vigor quando for pagar.

Para cotação atualizada da moeda uruguaia (normalmente 1 real vale quase 9 pesos), consulte a conversão do Banco Central neste atalho.

IDIOMA

Espanhol.

QUANTO TEMPO FICAR

Para ver a parte mais famosa, um dia é ideal. Mas a cidade é apaixonante, repleta de opções charmosas de hospedagem e restaurantes. Outro fator que atrai é ver a cidade iluminada. Se quiser aproveitar mais, reserve 2 ou 3 dias para fazer tudo com muita calma e aproveitar mais.

IMG_6362

RIO DA PRATA – MONTEVIDÉU, URUGUAI

HOSPEDAGEM

A cidade é espalhada, mas o centro histórico é pequeno e concentra os melhores hotéis. Procure ficar próximo a essa região, sobretudo perto da Avenida General Flores ou da Plaza Mayor. Seguem algumas opções bem avaliadas por hóspedes no Booking:

→  Hotel Los Pinos; (nossa opção, bom custo benefício e ótima localização)

Hostel El Viajero; (opção mais em conta, leia sobre hostels em PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL)

Radisson; (opção mais confortável)

Sheraton; (opção mais confortável)

O QUE CONHECER

Centro Histórico –  Passear pelo bairro histórico de Colônia é a principal atração. Conhecer as casinhas, as ruas de pedra, a presença do Rio da Prata e os restaurantes sem compromisso com a hora é a melhor recomendação. Mesmo assim, separamos algumas atrações para você reviver suas viagem para Colônia ou já ir se preparando para o que te aguarda.

IMG_6203

COLÔNIA DO SACRAMENTO – URUGUAI

Puerta de la Ciudadela – portal mais famoso da cidade, entrada para a parte histórica onde foi fundada a cidade, apresentamos a foto acima.
 

Plaza Mayor – Praça principal do centro histórico, dela é possível ver o farol e o convento são Francisco.

Convento de São Francisco –  pode ser visitado juntamente com o farol que foi edificado em 1857 que fica ao seu lado. O convento sofreu um incêndio, sendo agora possível visita apenas as suas ruínas.

Calle de los Suspiros – Rua charmosa que tem muitas lendas para sua origem, existem os que defendem que por ela passavam os condenados à morte, que eram levados para o rio para serem fuzilados e também a versão que nessa rua haviam casas de prostituição, e os suspiros tanto poderiam ser das moças quanto dos rapazes que frequentavam.

IMG_6295

RUA DOS SUSPIROS – COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

Museu do Azulejo – guarda um acervo de azulejos usados nas construções da cidade entre 1849 e 1900.

Rambla Costanera – É o trajeto que cerca o rio da Prata. Ótimo para fazer uma boa caminhada.

Basílica del Santísimo Sacramento – é a Igreja Matriz, localizada ao lado da praça, na Rua Vasconcellos. É a mais antiga do Uruguai, fundada em 1680.

Casa del Gobernador – ruínas, com pedras e objetos da época da colonização portuguesa encontrados após escavações, que apontam para a existência de uma antiga casa de um administrador local.

Praça de Touros –  Fica um pouco mais afastada, foi utilizada para poucas touradas no início do século passado e atualmente, apesar de abandonada, é um dos pontos turísticos apreciados pelos turistas.

IMG_6355

PRAÇA DOS TOUROS – COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE

A melhor maneira de conhecer o centro histórico é caminhando. Se vai chegar a Colônia de barco ou de ônibus e ficar hospedado próximo ao bairro antigo, esse trajeto também pode ser feito a pé.

Para locais mais afastados ou o ponto turístico da Praça do Touros, existem táxis e ônibus de linha para seu deslocamento.

Outra opção turística de deslocamento é o Hop on hop off, com a primeira saída às 11:00 e última às 17:30 no verão. São 10 paradas e os ônibus passam a cada 30 minutos, com uma hora para percorrer o circuito todo. Se você não sabe como funciona esse esquema de deslocamento intitulado Hop on Hop off ou simplesmente ônibus turístico, sugerimos a leitura do post PRIMEIRA VIAGEM INTERNACIONAL

CULINÁRIA LOCAL

Parrilla – Churrasco uruguaio

Doce de leite – é muito diferente do consumido no Brasil, inclusive o mineiro. É delicioso e costuma ser servido gelado.

Churros – doce frito com recheio de doce de leite em calda ou chocolate. Bom demais!

Chivito – sanduíche típico com salada e carne bovina ou suína, acompanhado por batata frita. Apesar de ser um clássico uruguaio, encontrado em vários restaurantes, não tivemos sorte e não comemos nenhum muito bom.

Clericot – bebida espetacular feita com espumante ou vinho branco em uma jarra com frutas variadas (laranja, kiwi, uva, morango).

RESTAURANTES

El Buen Suspiro – lugar super charmoso, divido em três ambientes, onde são degustados excelentes vinhos, queijos e embutidos. As sobremesas de lá também são deliciosas. Fica localizado na Calle de Los Suspiros, perto da esquina em direção à Plaza Mayor. O acesso a ele é por uma portinha bem discreta. Não deixe de ir!

La Florida – bem perto do centro histórico, com poucas mesinhas em um lugar muito bonito, fica esse restaurante muito elogiado pela boa comida e bons preços. Endereço: Odriozola 215.

Lentas Maravillas – ótimo para apreciar vinhos e boa comida, em um ambiente aconchegante e com ótimo atendimento.

Churana – uma das melhores pedidas para quem deseja um lugar romântico e ótima comida no almoço ou jantar. Fica de frente para o Rio da Prata, no bairro histórico. Procure ir no fim de tarde. Endereço: Missiones de Los Tapes 41.

El Drugstore – famoso por seu ambiente descontraído e colorido, repleto de quadros e com carros antigos abertos com mesa e almofadas no seu interior. A comida também é excelente. Fica de frente para uma bela igreja, no endereço: Portugal y Vasconcellos.

IMG_6384

RESTAURANTE BUEN SUSPIRO – COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fomos no início de abril. Ficamos lá por 2 noites, hospedados na Pousada Los Pinos. Chegamos de ônibus vindo de Montevidéu (rodoviária de Tres Cruces). Viagem tranquila em ônibus confortável e com wi fi (empresa COT).Em Colônia, enfrentamos tempo nublado e com chuvas finas e passageiras. A cidade estava bem pacata, com poucos turistas.

No primeiro dia, circulamos pelo bairro histórico, passando pelas incríveis ruas de pedra, casas coloridas, igrejas, carros antigos, restaurantes e margeamos o Rio da Prata. A caminhada é bem tranquila e agradável. Se perca! O centro não é grande e cada esquina tem algum mimo que merece ser apreciado. Fomos até a Plaza de Toros, chegando lá por um ônibus de linha que pegamos na Avenida General Flores. Caminhamos até a “praia” e esperamos um bom tempo pelo próximo ônibus para voltar pro centro. Jantamos no El Buen Suspiro. Lugar maravilhoso na rua mais charmosa da cidade, a Calle de Los Suspiros.

No segundo dia, fizemos a travessia de barco para Buenos Aires pela empresa Colônia Express. Cada ingresso dá direito a um alfajor por passageiro. O barco é confortável, limpo e não balança. O percurso é feito de forma rápida (1h) e se encerra no porto da capital argentina, muito perto (15 min caminhando) do turístico Puerto Madero. Leia o nosso post sobre Buenos Aires para saber mais. Voltamos no final da tarde e curtimos a noite de Colônia. A cidade fica iluminada com lampiões e os ambientes são tão gostosos, que todos os problemas são esquecidos. Dá vontade de ficar mais tempo.

No dia seguinte, voltamos pela manhã para Montevidéu, para seguir rumo a Punta del Este.

Recomendamos passeio pelo centro histórico, sobretudo pela Puerta de la Ciudadela, Calle de Los Suspiros, e Plaza Mayor. Se não tiver muito tempo ou depender de ônibus, evite a Plaza de Toros.

IMG_6335

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

DICAS

⇒ Para o passeio entre Buenos Aires e Colônia, basta levar o RG ou passaporte. A imigração no posto de saída já concentra a fiscalização argentina e uruguaia.

⇒ Em Colônia, é possível conhecer o principal caminhando. Mas caso tenha tempo e queira se aventurar por bairros mais afastados ou queria fazer algo diferente no seu tempo livre, uma boa alternativa é alugar carrinho de golfe ou bicicleta. Outra opção barata, acredite, é andar de táxi.

⇒ Do porto até o centro histórico, a caminhada é perfeitamente viável (15 minutos a pé). De táxi, o trajeto é feito por 15 pesos uruguaios, pouco mais de de R$ 1,50.

  Dá para se perder pela parte histórica caminhando. Mas caso esse não seja o seu estilo ou o seu objetivo, procure um escritório para apoio ao turista ou peça orientações e um mapa na sua pousada.

⇒ Na cidade, é comum aceitarem também pesos argentinos e reais. Para adquirir a moeda local, no porto há casa de câmbio.

⇒ A travessia de barco sai mais barata se for comprada com antecedência e/ou se or ida e volta.

⇒ Querendo conhecer os museus locais, compre o bilhete único. Pergunte sobre ele na central de informações ao turista.

Lugares para visitar nas proximidades: Buenos Aires 40 Km; Montevidéu 180 Km; Punta del Este 290 Km

Acesse nosso post: GUIA PRÁTICO – URUGUAI

CURIOSIDADES

→ A cidade uruguaia de Colônia tem influência portuguesa e espanhola em sua formação.  Foi fundada e inicialmente colonizada por portugueses, mas  esteve em disputa com espanhóis, sob domínio de quem ficou até a independência do país.

→ Muitos comparam Colônia do Sacramento à cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, em virtude da sensação de que as ruas e igrejas pararam no tempo, além das casas pitorescas banhadas pelo rio (Colônia) e mar (Paraty). Há algumas semelhanças, mas cada uma tem seu charme próprio.

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

IMG_6352

DETALHES DE COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6321

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6589

O CHARME DE COLÔNIA DO SACRAMENTO ILUMINADA – URUGUAI

IMG_6252

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6380

VINHO URUGUAIO – COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6251

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6245

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6350

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6344

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6339

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

IMG_6194

COLÔNIA DO SACRAMENTO, URUGUAI

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

10 comentários sobre “COLÔNIA DO SACRAMENTO

  1. Pingback: DUBROVNIK
  2. Breno disse:

    Fantástico esse artigo!!!
    Resolvi conhecer o Uruguai e as dicas de vocês foram de grandessíssima valia!!! Principalmente o Restaurante Buen Suspiro…vai ficar pra sempre na memória!! rs
    Continuem escrevendo!
    Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: BUENOS AIRES
  4. Pingback: FLORIANÓPOLIS
  5. Pingback: MONTEVIDÉU
  6. Pingback: PUNTA DEL ESTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s