MORRO DE SÃO PAULO

Morro de São Paulo é um lugar incrível tanto para quem gosta de praia e badalação quanto para quem quer relaxar ou namorar. Situada a 300 km de Salvador, a vila oferece programas variados para gostos e idades: parte histórica, 5 praias paradisíacas famosas, tirolesa, passeios para ilhas vizinhas, festas animadas, bons restaurantes, artesanato…

 

dsc02065

POR DO SOL – MORRO DE SÃO PAULO/BA

COMO CHEGAR

Como Morro de São Paulo fica em uma ilha, não é possível chegar de carro ou ônibus. Para chegar ao destino você terá que escolher entre as opções de avião e barco.

Avião É a opção mais cara, mas evita possíveis desconfortos com enjoo e reduz o tempo do percurso. As empresas que fazem o trajeto são a AeroStar e a Addey e a viagem dura  em torno de 30 minutos.

Barco – Existem catamarãs e lanchas que saem de Salvador. O trajeto leva cerca de duas horas, mas o tempo varia de acordo com condições climáticas e situação do mar.

É muito comum enjoos. Sendo assim, já adiantamos a dica para que você tome remédio para prevenir tal situação.

Barco e carro  É  possível percorrer uma parte terrestre e depois partir por um percurso mais curto de barco. Existem transfers que podem ser contratados ou você pode também fazer tudo por conta própria, partindo de Salvador passando por Itaparica e Valença ou só por esta última, antes de chegar no Morro de São Paulo. Trata-se de alternativa barata, mas demorada. É a mais indicada para os que enjoam e, por algum motivo, não optaram pelo avião.

  • passando por Itaparica – sai de Salvador em direção a Itaparica via barco ou ferryboat e de Itaparica pegar uma van, táxi ou Ônibus para Valença. De Valença você segue de lancha até Morro de São Paulo.
  • sem passar por Itaparica – ir de Salvador até Valença de carro (percurso mais longo que o anterior; dura em torno de 3h30 ou 4h). Se for de carro, deve deixar seu automóvel estacionado em Valença (pagando um valor em torno de 10 reais a diária) e partir de lancha direto para Morro de São Paulo.
QUANDO IR

A alta temporada é o verão e é quando você deve ir. Nessa época, a temperatura e as condições do mar estão ideais, a ilha está animada e bastante movimentada.

Caso não queira enfrentar superlotação, evite o réveillon e a ressaca de carnaval (terça e domingo após o carnaval). Feriados também são épocas mais cheias.

Fique atento! De maio a julho as chuvas são mais frequentes.

CLIMA

O sol é quase certo durante todo o ano, mas o tempo pode variar durante os dias, com nuvens. A temperatura máxima fica na casa dos 30°C e mínimas pouco frequentes de 21°C.

DDD

75

QUANTO TEMPO FICAR

O tempo mínimo para conhecer o essencial da região são 3 dias em Morro de São Paulo, mas é sempre bom poder relaxar fazer com calma. Se tiver maior disponibilidade, reserve mais tempo.

HOSPEDAGEM

Caso prefira mais agito e localização perto dos restaurantes e serviços mais conhecidos, procure dormir no centro ou na Primeira ou Segunda Praia (as praias são identificadas pelo seu número ordinal a contar do porto. Seguem algumas alternativas bem avaliadas por turistas:

Aos que desejam sossego e privacidade, a dica é hospedar-se na Terceira ou, mais tranquila ainda, na Quarta Praia. Os hotéis costumam ter melhor estrutura e fornecer transfers para a parte mais central e movimentada da vila, o que torna alguns mais caros por isso. Abaixo, indicamos boas opções:

Para mais alternativas, confira o Booking, Trivago ou Tripadvisor. Se quiser alugar uma casa ou quarto para uma temporada, acesse o Airbnb.

O QUE CONHECER

Tirolesa – O acesso é fácil, com trilha leve e rápida, o visual é incrível e a experiência bastante interessante. Para chegar nela, dirija-se a uma das primeiras ruas à esquerda na entrada da vila em direção ao posto de saúde e ao bar/boate “Toca do Morcego”. Ultrapassando essa última referência, basta seguir pela estrada acompanhando a orientação das placas.

Farol – dentro da ilha, no burburinho do comércio e restaurantes.

Forte – é a parte histórica da ilha e oferece lugares para boas fotos e um bonito visual do mar.

Igreja Nossa Senhora da Luz – Você vai encontrar logo que desembarcar na ilha. Simples, nas cores de branco e azul, é bem charmosa.

Praias – As mais conhecidas são as chamadas: Primeira praia, Segunda praia, Terceira praia, Quarta praia e Quinta Praia (essa é conhecida também como Praia do Encanto). Você pode percorrer todas elas a pé em um curto intervalo de tempo. A orla oferece boas opções de restaurantes (principalmente, na Primeira e Segunda praias) e também existe grande oferta de atividades aquáticas como SUP (stand-up paddle, em que você rema normalmente em pé sobre uma prancha) e outros.

Passeios de barco: a) Volta da Ilha – vai para a ilha de Boipeba, passando pela Praia de Garapuá, Moreré, Cueira, Tassimirim, Rio do Inferno, cidades de Canavieiras e Cairu; b) Norte da ilha – passando pela Praia dos Amores, Praia Gamboa (banho de argila), Coroa do Meio e Ponta do Curral

dsc02041

VISTA DA TIROLESA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

 

DESLOCAMENTO DENTRO DA VILA

A pé! Não existem carros, táxis ou ônibus. A ambulância da vila foi o único veículo que vimos por lá e mesmo assim é uma moto adaptada para emergência. Colocamos uma foto mais abaixo para você matar a curiosidade, caso seja esteja querendo conferir.

Mas não se preocupe, tudo é próximo e bastante agradável a caminhada.

CULINÁRIA LOCAL

 Frutos do mar (peixes e crustáceos) e comida típica baiana (bobós, moquecas) são as especialidades. No entanto, por ser um lugar que recebe muitos turistas internacionais, há restaurantes dedicados à culinária italiana, japonesa e outros estilos. Vá ao centro ou às duas primeiras praias no entardecer. Os melhores restaurantes só abrem após as 17h.

 

dsc01995

LAGOSTA – MORRO DE SÃO PAULO

 

RESTAURANTES
  • Alecrim (self-service de comida variada que fica no caminho das praias);
  • Club do Balanço (serve ótimos frutos do mar e dispõe de cadeiras e mesas montadas na Segunda Praia);
  • Andina Cozinha Latina (ótima opção para quem curte a deliciosa e sofisticada comida peruana e bons pratos argentinos; não há um cardápio fixo; ambiente intimista que fica bem pertinho do centro);
  • Chez Max (elogiada comida italiana; fica na Terceira Praia).
  • El Sitio (ambiente despojado onde você escreve seu nome ou deixa alguma mensagem na parede; serve massas, carnes e frutos do mar; algumas opções vêm dentro de um abacaxi; fica na pracinha do centro).

Para mais opções ou caso queira reservar um restaurante, acesse o TRIPADVISOR.

COMPRAS

Morro de São Paulo tem ótimas opções para quem gosta de comprinhas durante a viagem. São muitas lojas de artesanatos espalhadas pela  vila. Na Praça Aureliano Lima fica a maior concentração de barraquinhas com propostas variadas, mas você encontrará diversos estabelecimentos em variados locais, sobretudo na Primeira e na Segunda praias.

VIDA NOTURNA

Se quer bons restaurantes e curtir ambientes mais tranquilos, a ilha te oferece boas opções, mas o forte mesmo são as festas da madrugada. Os lugares mais conhecidos são a Toca do Morcego e a Pulsar Disco (o valor do ingresso varia de acordo com a temporada e procura). A ilha tem também luaus a beira mar.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fomos para o Morro de São Paulo em meados de junho partindo de Salvador via ferryboat. Ficamos lá por um fim de semana.

Superado o forte enjoo do trajeto de chegada e partida, o lugar é bastante agradável. O que mais gostamos foi percorrer as praias, praticar SUP, fazer tirolesa, caminhar pelo forte e, em relação a noite, a Toca do Morcego agradou bastante (local despojado, colado ao centro, com iluminação bacana e muita animação, o acesso não é dos melhores pois o local não estava muito movimentado, mas vale à pena).

Achamos bem interessante a setorização das praias: a Primeira é mais para o comércio; a segunda com os restaurantes badalados e com ampla faixa de areia e mais banhistas; a Terceira com restaurantes mais rústicos e prática de esportes como SUP e canoagem; a Quarta com piscinas naturais, muito menos movimento de turistas e hotéis grandes e bem estruturados.

A atmosfera da vila é muito boa. Lugar fácil e pequeno de se andar, sem ninguém ostentando, sem trânsito nem carros passando. Muita simplicidade, sossego, pé no chinelo ou na areia, banhos em mar calmo, de água morna e transparente. Enfim, tudo que se precisa para esquecer os problemas.

O preço dos restaurantes varia muito, existem opções de alimentação barata na ilha. Chegamos a comer na Terceira praia um prato grande de lagostas por menos de R$ 60,00 pro casal. Percebemos que todos os cardápios oferecem diferentes idiomas, afinal a vila fica cheia de visitantes de diferentes nacionalidades.

Escolhemos como ponto de hospedagem a região da praça principal pelo custo, mas a Terceira praia também oferece diversas opções. Não se preocupe com distância, tudo é muito próximo.

Ah! Vale destacar que o lugar é super bem estruturado: farmácias, comércio completo, boas e variadas opções de hospedagem, restaurantes, passeios de barco, bom atendimento e recepção aos turistas…

dsc01973

CAMINHO DAS PRAIAS – MORRO DE SÃO PAULO

 

DICAS

Existe cobrança de taxa de turismo para entrar em Morro de São Paulo. O valor está na faixa de R$ 10,00, e o pagamento é feito em dinheiro. Leve dinheiro em espécie para ilha!

Nem adianta caprichar muito na mala. O lugar é rústico: chinelo, short e todo tipo de roupas leves. À noite, as pessoas se produzem mais para as festas, mas nada que seja muito exagerado. Óculos de sol, protetor solar e REPELENTE na mala. Talvez seja interessante uma lanterna pequena, algumas regiões não são tão bem iluminadas, se quiser explorar bastante o lugar, é interessante iluminação para aumentar sua segurança e facilitar na localização.

É bom conferir a tábua de maré para saber quando a maré está baixa e você poder conferir a formação das piscinas naturais.

Em Morro de São Paulo só existe um caixa eletrônico do Banco do Brasil. Planeje suas finanças e cuidado com as épocas de maior movimento na região, pois é comum que o dinheiro do caixa eletrônico esgotar. Apesar de quase tudo aceitar cartão, é sempre bom ter consigo um valor em espécie para evitar possíveis transtornos.

Quanto menor o barco, maior a chance de você enjoar. Tome remédio e evite opções menores de embarcações. Se você costuma passar mal, é bom reduzir o tempo no mar, partindo de Valença, ao invés de barco saindo de Salvador.

Morro de São Paulo não tem hospital. O que você encontra é um posto para atendimento e em casos mais graves o paciente é transportado de lancha para Valença.

  Acesse nosso post de Salvador. Aproveite sua viagem para conhecer.

dsc02071

AMBULÂNCIA MÓVEL – MORRO DE SÃO PAULO

CURIOSIDADES

 

Morro de São Paulo foi fundada em 1531 e sofreu invasões francesas e holandesas. Por lá passaram piratas e corsários durante o Brasil colônia. Sua posição geográfica estratégica na defesa dos canais de Tinharé e de Itaparica (onde escoavam as riqueza coloniais) explica a quantidade de monumentos lá erguidos datados daquele período.

Pertence à cidade de Cairu, na ilha de Tinharé e faz parte da Costa do Dendê.

→ Devido a seu relevo íngreme, muitos turistas têm dificuldades para subir e descer as ladeiras. Diante disso, o transporte de malas e algumas pessoas é feito pelos nativos através de carrinhos de mão. Você verá essa situação inusitada principalmente na chegada.

   

dsc01921

IGREJA NOSSA SENHORA DA LUZ – MORRO DE SÃO PAULO

dsc01923

ARTE DE RUA NO MORRO DE SÃO PAULO – BAHIA

dsc01925

FAROL – MORRO DE SÃO PAULO, BAHIA

dsc01935

MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc01937

SEGUNDA PRAIA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc01949

TERCEIRA PRAIA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc01955

MORRO DE SÃO PAULO

dsc01964

QUARTA PRAIA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc01979

CHEGANDO NA SEGUNDA PRAIA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc01986

FIM DE TARDE – MORRO DE SÃO PAULO, BAHIA

dsc02027

FORTALEZA NO MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc02034

dsc02036

MIRANTE DA TIROLESA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc02037

PONTO DE SAÍDA DA TIROLESA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc02042

PARTIDA DA TIROLESA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc02048

DESCENDO DE TIROLESA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc02058

FIM DE TARDE NA SEGUNDA PRAIA – MORRO DE SÃO PAULO/BA

dsc02069

DSC01984.JPG

FIM DE TARDE – MORRO DE SÃO PAULO/BA

 

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

8 comentários sobre “MORRO DE SÃO PAULO

  1. Pingback: SALVADOR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s