VATICANO

 Considerado o menor país do mundo, residência oficial do Papa e localizado totalmente dentro da capital italiana (Roma), o Vaticano é um incrível destino religioso, histórico, arquitetônico e cultural. Ainda que você não se sinta atraído(a) por nenhum desses fatores, não deve deixar de conhecer esse lugar. Afinal, ele é extremamente lindo.

DSC04379.JPG

MUSEU DO VATICANO

QUANDO IR

Para conhecer o Vaticano não existem restrições de quando ir. É interessante a visita durante todo o ano, mas, considerando temperatura e também a lotação do lugar, a melhor época está entre abril e junho ou setembro e outubro (fugindo do frio intenso e calor).

Caso não seja esteja viajando com um propósito religioso, evite ir ao Vaticano nos feriados cristãos- Páscoa, Natal, etc -, por serem períodos de muita concentração de fiéis/devotos e maior desconforto.

Em relação às chuvas, elas ocorrem em maior intensidade nos meses de outubro a janeiro. Também caem com boa frequência em setembro indicando o fim do verão. Os meses menos chuvosos são: 1) julho; 2) agosto; 3) junho.

Se quiser consultar o clima atual do micropaís, deixamos esse link aqui.

DSC02912.JPG

COMO CHEGAR

Não há aeroporto no Vaticano. Vindo de avião, você provavelmente pousará em Roma. Voos para Roma não são problema para turistas saindo do Brasil ou da maioria dos países do mundo. Pra você ter noção da duração do voo, saindo do Rio de Janeiro são 11 horas de voo direto.

Se chegar por outra cidade italiana, trens pra capital italiana não faltam. Uma boa empresa para sua consulta é o Raileurope, ou consultar diretamente na empresa Trenitalia. Procure pela estação Termini  (Stazione Termini),  que é a principal de Roma, como ponto de chegada.

DSC03004.JPG

BASÍLICA DE SÃO PEDRO – VATICANO

Não indicamos aluguel de carro em Roma devido ao trânsito confuso e intenso, considerado por muitas pesquisas o pior local para o turista dirigir.

Quando já estiver em Roma, utilize o metrô linha A com duas opções boas para descer: Ottaviano – S. Pietro-Musei Vaticani OU Cipro (as duas ficam bem próximas, não há diferença de distância para entrada do Vaticano).

DSC04386.JPG

DETALHES NO MUSEU DO VATICANO

VISTO

Não é necessário.

FUSO HORÁRIO

(GMT+2). 5 horas a mais que o horário padrão brasileiro.

MOEDA

Euro

DSC03204.JPG

ESCADA EM ESPIRAL – MUSEU DO VATICANO

IDIOMA

É o único país do mundo sem idioma oficial. Fala-se italiano por costume e localização geográfica, mas não há lei que institua isso. Algumas palavras para você já ir treinando seu italiano:

Ciao (oi e tchau)                                                     Biglietto (passagem)
Scusi (desculpe, com licença)                            Treno (trem)
Grazie mille (muito obrigado)                            Pullman / Bus (ônibus)
Per favore (por favor)                                            Metropolitana (metrô)
Quanto (quanto custa)                                          Acquistare (comprar)
Niente (nada)                                                           Arrivederci (até logo)
Buongiorno (bom dia)                                           Non capisco italiano (não entendo italiano)
Buon pomeriggio (boa tarde)                              Bisogno (preciso)
Buona sera (boa noite, chegada)                        Piazza (praça)
Buonanotte (boa noite, indo dormir)               Dove si trova/dove è (onde é/onde fica)

DSC04490.JPG

ENTRADA DA PRAÇA DE SÃO PEDRO – VATICANO

QUANTO TEMPO FICAR

Sabemos que geralmente as pessoas viajam com pouco tempo, em virtude de limitação orçamentária e compromissos profissionais. Considerando o mínimo necessário (Museu do Vaticano e a Basílica de São Pedro), um dia é suficiente para você conferir o Vaticano, principalmente se sua intenção é conhecê-lo mais por curiosidade do que por motivos religiosos ou artísticos.

Mas saiba que nas épocas em que ele encontra-se lotado, um dia pode ser pouco, você vai perder muito tempo nas filas e disputando espaço para andar ou ver monumentos.

DSC04392.JPG

PINTURAS NO MUSEU DO VATICANO

HOSPEDAGEM

Não existe pousada ou hotel disponível no Vaticano. Além do mais, via de regra, a visita a esse país é feita durante um dia, combinada com uma viagem que inclui Roma como destino principal. Assim, relacionamos abaixo algumas opções do Booking bem avaliadas por turistas que dormem na capital italiana próximo ao Vaticano:

dsc03195

MUSEU DO VATICANO

Antes de fechar, confira no mapa desses links os pontos turísticos que ficam perto de sua hospedagem de preferência. Para mais alternativas de hospedagem, indicamos o tópico correspondente no post de Roma. Há também opção para quem quer alugar um apartamento, quarto ou casa para uma temporada pelo Airbnb e outras hospedagens pelo Trivago. Escolha a que melhor atenda seu interesse.

O QUE CONHECER

Praça de São Pedro (Piazza di San Pietro) – lugar que simboliza a entrada no Vaticano e que reúne as principais atrações, como a Basílica de São Pedro e o Obelisco. O nome da praça é em referência ao apóstolo Pedro, o primeiro papa.

Obelisco do Vaticano – teria sido levado do Egito, onde foi construído, para o Vaticano pelo imperador romano Calígula (século I).

DSC04504

OBELISCO E BASÍLICA DE SÃO PEDRO – VATICANO

Basílica de São Pedro – é certamente o maior templo católico mundial (23 mil metros quadrados), com capacidade para 60 mil pessoas. Seu interior é belíssimo, com obras de mestres renascentistas e barrocos dos séculos XV a XVII. Logo na entrada, à direita, encontra-se a escultura original La Pietà, de Michelangelo. Perto do altar, há uma escadaria que dá acesso aos caminhos subterrâneos dessa igreja. Em um desses corredores do subsolo, encontra-se a tumba onde está guardada a suposta ossada de São Pedro.

dsc02981

LA PIETÀ – BASÍLICA DE SÃO PEDRO, VATICANO

Museu do Vaticano – Lugar imperdível, com obras de arte e lindos afrescos e pátios. O local é imenso e muito concorrido (visitado anualmente por mais de 4,5 milhões de pessoas). É nesse percurso que você tem acesso à famosa Capela Sistina, com o teto pintado por Michelangelo (muitos se frustram com ela, pela alta expectativa criada, mas nós adoramos; a pintura é linda e cheia de detalhes; quando fomos não dava para tirar foto).

O museu do Vaticano abre normalmente de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, e no primeiro domingo de cada mês (até as 14h, com entrada gratuita das 9h às 12h30). Para consulta atualizada de valores ou compra de ingressos (em torno de 16 euros) confira aqui. Para chegar lá, partindo da Praça de São Pedro, siga por trás do corredor de colunas à direita.

DSC04373.JPG

MUSEU DO VATICANO

Pinacoteca – a maior e melhor concentração de obras do Renascimento italiano durante os séculos XII a XIV no mundo são encontradas nessas 18 salas. Há clássicos de Leonardo da Vinci, Caravaggio, Perugino, Rafael e outros mestres.

DESLOCAMENTO DENTRO DO VATICANO

O Vaticano é bem pequeno. Todo o deslocamento pode ser feito a pé.

CULINÁRIA LOCAL

Massas artesanais e frescas (sobretudo macarronadas e pizzas), bem servidas e com ingredientes simples. O ritual das refeições na Itália e incorporada nos restaurantes e cafés do Vaticano é tão forte que virou um verdadeiro costume próprio desses lugares comer uma entrada (antipasti), dois pratos (primi e secondi piatti) e ainda sobremesa.

DSC02997.JPG

UMA DAS ALAS DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO – VATICANO

Destaque para a pizza retangular “al taglio”, no forno à lenha, e para as macarronadas “all arrabiata” (penne temperado com salsa e alho e servido com molho de tomate e chilli) e alla carbonara (massa com molho branco feito de ovos, queijo parmesão e pecorino romano, toucinho, pimenta preta e manteiga). O melhor de tudo é que os pratos não são caros – atravessando o Rio Tevere para a região central de Roma é comum encontrar pizzas grandes, lasanhas e spaghettis por menos de 10 euros – e são muito fartos.

A sobremesa principal são os “gelatos”, famosos sorvetes cremosos italianos. Realmente uma delícia pela qual se paga pouco e é possível comer caminhando. Tem sorveteria para todos os lados, principalmente em Roma. Outro ponto alto em relação aos doces é o tiramisú (camadas de biscoito champagne ou pão de ló, com café, e recheadas com queijo mascarpone, ovos, açúcar, vinho marsala, creme de leite, ovos e cacau em pó). Muito bom também!

DSC04396.JPG

MUSEU DO VATICANO

RESTAURANTES

Sobre as recomendações de restaurantes, são os que ficam próximos à Praça de São Pedro. Vale lembrar que não é permitido comer no interior da Basílica de São Pedro, do Museu do Vaticano e dos jardins. Essa restrição não existe na mencionada praça.

dsc04525

BASÍLICA DE SÃO PEDRO – VATICANO

É bom saber que existem cafeterias e restaurantes próximos ao Vaticano que podem ser uma verdadeira furada, considerando o preço que cobram e a qualidade que oferecem. Não faça seu pedido sem antes olhar o cardápio e conferir os valores. Muitas vezes, vale à pena andar um pouco mais para achar um lugar melhor e com preço mais acessível. Entre os restaurantes confiáveis no Vaticano, indicamos os dois abaixo:

 Ristorante dei Musei Vaticani

Snack Bar

Ali bem perto,  mas já tecnicamente em Roma (no sentido do Castelo de Santo Ângelo), fica o elogiado Restaurante Ristochicco, que serve comida mediterrânea, sopas e frutos do mar. Vale a curta caminhada.

DSC04418.JPG

MUSEU DO VATICANO

COMPRAS

Para fazer compras, indicamos uma rua de comércio que fica perto do Vaticano, que é Via Cola di Renzo. É grande a variedade de artigos vendidos e os preços são interessantes. Muitas opções de restaurante nessa rua também.

Dentro do Vaticano, o museu oferece loja, mas os preços são um pouco salgados.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fomos para o Vaticano em um dia de sol agradável em maio. Nossa hospedagem ficava perto da Estação Termini e chegamos na Praça São Pedro após uma caminhada de 40 minutos passando por paisagens e monumentos romanos deslumbrantes.

Chegando na praça, fomos primeiramente para o Museu do Vaticano. Já havíamos comprado os ingressos com antecedência pelo site oficial, e isso nos ajudou a andar em uma fila especial grande, mas rápida.

dsc04510

COLUNAS LATERAIS NA ENTRADA DA PRAÇA DE SÃO PEDRO – VATICANO

Lá dentro é tudo muito organizado. Você deixa seus pertences, recebe uma senha para pegá-los aos final e começa o passeio. O interior do museu é espetacular, com muitas pinturas, obras, pátios e jardins impressionantes. Apesar de alimentar uma grande expectativa em virtude de sua fama, não gostei tanto da Capela Sistina, que é abarrotada de turistas. Rafael, por sua vez, adorou. Ficou impressionado com os detalhes e as cores do teto.

Há quem passe um dia inteiro nesse rico museu, mas já tínhamos todas as outras atrações programadas e percorremos todo ele em 2 a 3h muito bem aproveitadas.

dsc04391

UM DOS PÁTIOS NO MUSEU DO VATICANO

Em seguida, voltamos para a praça principal (Piazza di San Pietro) e esperamos por mais de uma 1h em uma imensa fila para entrar na Basílica. Valeu à pena. O lugar é lindo demais. Uma das igrejas mais bonitas que já entramos. É tão imensa que os incontáveis visitantes parecem poucos, tamanho o espaço que sobra. Apesar de sermos católicos pouco praticantes, é emocionante pensar que ali encontram-se os restos mortais do apóstolo mais famoso de Jesus Cristo, o primeiro Papa. Toda a igreja é muito bonita e toda detalhada. Sensacional!

Saímos de lá, ficamos admirando mais um pouco a linda praça e voltamos para Roma (muito curioso pensar que isso é feito em poucos passos).

Adoramos o Vaticano. É o único país no mundo cujos pontos principais (de altíssima qualidade, bom lembrar) podem ser conhecidos em uma manhã. Recomendamos.

dsc04514

PRAÇA DE SÃO PEDRO – VATICANO

CURIOSIDADES

→ Como falamos no início, o Vaticano é o menor país do mundo (menos de meio quilômetro quadrado), tendo adquirido sua soberania em 1929, com o Tratado de Latrão. Para se ter uma ideia, em seu território, não existe sequer uma avenida (único país do mundo com essa característica), mas somente ruas.

→ Seu governante é o próprio Papa, que cria e promulga sem leis sem consulta parlamentar. O dia de sua eleição é considerado feriado no Vaticano.

→ A segurança do Papa é feita pela Guarda Suíça, grupo de soldados criado em 506 e formado apenas por homens nascidos na Suíça entre 19 e 30 anos, com no mínimo 1,74 m de altura.

→ O tamanho territorial e populacional (menos de mil habitantes) do Vaticano, fazem dele o país com maior taxa de visitações e maior índice criminal do mundo. Todavia, a maior parte desses crimes é cometida por turistas. Sentimos bastante segurança por lá.

DSC04545.JPG

POR DENTRO DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO – VATICANO

DICAS

 ⇒ Recomendamos que leia o post que preparamos sobre Roma para programar ainda melhor sua viagem.

 ⇒ Relembramos que o Vaticano fica extremamente lotado em algumas épocas podendo tornar sua visita menos agradável. Evite ao máximo Páscoa, Natal e época de férias escolares.

 ⇒ Compre o ingresso para o Museu do Vaticano on line para evitar tempo em filas e aproveitar melhor o tempo curtindo o lugar. (clique aqui para fazer a sua compra)

 ⇒ No primeiro domingo de cada mês (até as 14h, com entrada gratuita das 9h às 12h30) o museu do Vaticano é gratuito.

DSC03143.JPG

MUSEU DO VATICANO

dsc02993

INTERIOR DA BASÍLICA DE SÃO PEDRO – VATICANO

dsc03056

OBELISCO E BASÍLICA NA PRAÇA DE SÃO PEDRO – VATICANO

dsc03109

PLACA DO MUSEU DO VATICANO COM SINAL PARA A CAPELA SISTINA

dsc03124

MUSEU DO VATICANO

dsc03149

MUSEU DO VATICANO

dsc03187

MUSEU DO VATICANO

dsc03208

RAMPA EM ESPIRAL NA SAÍDA DO MUSEU DO VATICANO

dsc04376

VISTA PARA UM DOS PÁTIOS DO MUSEU DO VATICANO

dsc04390

OUTRO PÁTIO NO MUSEU DO VATICANO

dsc04394

ESTÁTUAS NO MUSEU DO VATICANO

dsc04430

ESTACIONAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DO MUSEU DO VATICANO

dsc04457

QUADRO DE SALVADOR DALÍ – MUSEU DO VATICANO

dsc04484

COLUNAS LATERAIS E FILA PARA A BASÍLICA DE SÃO PEDRO – VATICANO

dsc04504

OBELISCO E BASÍLICA – PRAÇA DE SÃO PEDRO/VATICANO

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!

 

7 comentários sobre “VATICANO

  1. Pingback: ROMA
  2. Maria Antonia disse:

    Tudo isso é maravilhoso!!
    Muita saudade. 😀😍
    Quando estive no Vaticano, a basílica estava em reforma e não deu pra curtir tudo . Foi muito bom ver essas fotos com tudo restaurado.
    💖💙💟💚💜💛💞💕💓

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: BRASÍLIA
  4. Pingback: SÃO PETERSBURGO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s