MONTSERRAT

Vilarejo no alto de uma montanha, cercado por rochas brancas enormes e lindas, com construções bem cuidadas e ótimas trilhas cheias de excelentes mirantes, e o melhor: toda essa beleza natural e arquitetônica a apenas 1h de Barcelona.

Lá é possível desfrutar de um dia com paisagens e programação completamente diferente de Barcelona. Tudo isso em um passeio fácil de fazer e sem preços altos. É possível ver a montanha dos Pirineus (se o tempo ajudar); o mosteiro beneditino fundado em 1205; a escola de música mais ancestral da Europa, com apresentação do coral duas vezes por dia; chegar perto do símbolo sacro mais importante da Catalunha, a “Moreneta” (Virgem de Montserrat); além de acesso a obras de Picasso, Monet e outros no museu que compõe o complexo.

Motivos não faltam para fazer esse clássico bate-volta a Montserrat.

IMG_2302

MONTSERRAT – ESPANHA

DISTÂNCIA DE BARCELONA

60 km de Barcelona (+/- 1 hora de trem)

COMO CHEGAR

De carro: seguindo pelas saídas de Barcelona, pegue a C-55 até Monistrol de Montserrat. Para subir ao cume do maciço rochoso (onde fica a basílica), continue pela BP-1121. Tendo em vista que a quantidade de vagas para carros é pequena lá no alto, caso você não chegue, é recomendável deixar o carro na base da montanha (em Monistrol de Montserrat), sem dirigir pelo trecho da BP-1121, e subir pelo cremalheira (uma espécie de trem especializado em subir locais íngremes). Para alugar um carro e fazer a visita de forma independente, consulte o link da Rentcars.

De ônibus (excursão Easy Montserrat Montserrat Premium): organizado pela empresa Catalunya Bus Turístic. O ônibus preto sai da Plaça Catalunya (em frente ao El Corte Inglès) cedo pela manhã – entre 8h30 (pacote premium) e 10h (pacote easy). Fique atento ao destino indicado na parte da frente do ônibus, para confirmar se o que você vai entrar realmente vai para Montserrat (tem dias que vários ônibus dessa empresa se alinham em fila e cada um é destinado a um passeio diferente).

O passeio Montserrat Premium para primeiro na Colônia Güell. Trata-se de uma área idealizada pelo empresário Eusebi Güell com construções desenhadas pelo espetacular arquiteto Antoni Gaudí, com destaque para a cripta da igreja que foi tombada como patrimônio da humanidade pela UNESCO. O passeio percorre as ruas da pequena cidade e inclui degustação de uma taça de cava (um espumante da Catalunha)

Depois disso, o ônibus vai até Monistrol de Montserrat, de onde o passeio continua até o alto da montanha de Montserrat pelo cremalheira.

Após passar o resto do dia em Montserrat (almoço não incluído no preço), o retorno ocorre de ônibus que sai do mosteiro (a volta não é de cremalheira), chegando na Plaça Catalunya por volta das 17h. O pacote Montserrat Premium custa aproximadamente 65 euros.

O passeio Easy Montserrat não inclui a visita à Colônia Güell. Sai da Plaça Catalunya às 10h e passa o dia em Montserrat (inclui o bilhete de subida do cremalheira), voltando para Barcelona às 15h; chegada prevista para 16h. Custa pouco mais de 40 euros.

A compra dessa excursão pode ser feita nos escritórios de turismo em Barcelona ou pela Internet, no site da própria Catalunya Bus Turístic ou no site Visit Barcelona Tickets. Para saber preços atualizados e detalhes do itinerário, acesse os respectivos links.

De trem: a forma mais comum e agradável de chegar em Montserrat. Em Barcelona, ir até a estação de trem/metrô Plaça Espanya. Lá dentro da estação, seguir as placas que indicam para a linha regional R5 (Barcelona-Montserrat-Manresa). Você verá sinalizações da empresa FGC com direcionamento para a R5 e especificamente para Montserrat (desenho de um trem com os dizeres “A To Montserrat”). De lá você segue até Monistrol de Montserrat por trem e, a partir desta, você sobe a montanha de cremalheira  ou de teleférico.

Os tickets do passeio até Montserrat são diversos e variam de preço a depender do que você quer incluir na sua logística e quanto tempo quer passar lá na montanha: a) básico (ingresso de ida e volta de trem e cremalheira, envolvendo Barcelona, Monistrol de Montserrat e Montserrat); b) o passe Trans Montserrat (que, além dos serviços anteriores, inclui passagem de ida e volta de metrô em Barcelona, além do uso ilimitado de funiculares de Sant Joan e Santa Cova, e entrada no Espaço Audiovisual; valor: 30 euros aproximadamente); c) o passe Montserrat Expres (custa 35 euros e inclui passagem de ida e volta de trem e cremalheira, além de uma mochila com brindes, tais como mp3 com guia sobre o passeio em diferentes línguas – não tem português -, vouchers com descontos para atrações em Montserrat, guia impresso sobre o passeio, e torradinhas doces típicas da Catalunha); d) combo Tot Montserrat (o mais completo e mais caro, custando pouco menos de 50 euros por pessoa; inclui ida e volta de metrô em Barcelona, de trem e cremalheira; além dos funiculares ilimitados, acesso ao Espaço Audiovisual, ao Museu do Monastério e comida no bonito self-service de Montserrat).

Esses diferentes ingressos podem ser comprados em caixas eletrônicos amarelos (“Venda Bitllets”) encontrados nas bilheterias da FGC em Barcelona. Há na Plaça Catalunya, Plaça Espanya e na estação Provença. Escolha no menu inicial a língua que você tem mais familiaridade e siga as instruções objetivas e auto explicativas, escolhendo o tipo de pacote que mais te agrada. Na dúvida sobre o funcionamento da máquina ou sobre detalhes de cada ticket, pergunte ao funcionário que atende no posto de informações.

Os bilhetes também podem ser adquiridos pela Internet no site “Visit Barcelona Tickets” (loja oficial de turismo de Barcelona), com pacotes de visita a todo o complexo de Montserrat com muitos serviços incluídos.

Sobre o trem cremalheira, você deve pegá-lo assim que descer do trem vindo de Barcelona na estação Monistrol de Montserrat (não é para descer na Montserrat-Aeri, que é anterior e específica para quem vai de teleférico). Chegando na estação correta, o cremalheira provavelmente estará te esperando, visto que ele é sincronizado com o trem que vem de Barcelona. Dentro do cremalheira fique na janela da esquerda do vagão (as vistas são mais bonitas nesse lado).

Assim que chegar na estação em Montserrat, confira a tabela com os horários da volta e programe-se para a hora que você deseja regressar. Nessa tabela, a primeira coluna indica os horários que o cremalheira sai de Montserrat em direção a Monistrol de Montserrat (a cada hora, a contar de 8h15 até 19h15; a 2ª coluna indica os horários de chegada nesta (chega vinte minutos depois da 1ª coluna); a 3ª coluna aponta os horários de saída do trem tradicional em direção a Barcelona (poucos minutos depois que você chega do cremalheira: 8h41, 9h41…, 19h41); e a última coluna é a dos horários que você chega na estação Plaça Espanya em Barcelona (mais ou menos 1h depois que sai de Monistrol de Montserrat).

Em relação ao teleférico, você sobe nele na estação Montserrat-Aeri (antes da estação de trem Monistrol de Montserrat). Ele comporta 20 pessoas em pé e seu percurso dura 5 minutos até Montserrat). Um trecho custa em torno de 7 euros; ida e volta, 10 euros. De março a outubro, opera das 9h40 até 19h. De novembro a fevereiro, funciona das 10h10 até 17h45 nos dias úteis, e das 9h40 às 18h15 em feriados e fins de semana.

HOSPEDAGEM

Dá para conhecer o que Montserrat tem de melhor em 1 dia, voltando para dormir em Barcelona. Mas se quiser fazer as coisas sem pressa e curtir um ambiente de calmaria completamente diferente do barceloneta, elencamos abaixo duas opções bem avaliadas pelos hóspedes no Booking:

ONDE COMER

É possível levar comes e bebes e fazer pic-nic por lá, inclusive em mesas ao ar livre. Se esqueceu sua comida, fique tranquilo! Há um mercadinho onde você pode montar seu lanche ou sua refeição.

Tem também um self-service bonito no alto da montanha (em direção ao Mirador des Apostóls) com uma incrível vista para o vale a preço moderado.

Para quem quer pagar um pouco mais e apreciar uma deliciosa comida catalã preparada com sofisticação e técnicas modernas, em um espaço muito bonito e aconchegante no estilo de uma taverna, a dica é o restaurante Abat Cisneros, colado à basílica.

img_2488

SELF-SERVICE MONTSERRAT COM LINDA VISTA

O QUE CONHECER

Basílica de Montserrat – construída no século XII. Nela destaca-se a imagem da “Moreneta” (a Virgem de Montserrat), que fica na seção posterior do altar. Você chega perto desse símbolo catalão caminhando pelo corredor à direita da basílica. Para entrar é proibido o uso de shorts e roupas curtas. Deve-se também cobrir os ombros. Outro destaque desse templo é seu claustro, desenhado pelo renomado arquiteto Puig i Cadafalch (o mesmo da Casa Amatler no Passeig de Gràcia).

Escolania de Montserrat – escola de música datada do século XIV, em que só meninos cantam no coral. As apresentações acontecem na Basílica de segunda a sexta às 13h e às 18h45; nos domingos e feriados, 12h e 18h45. Não há apresentação no sábado.

Museu de Montserrat – curiosamente, a concentração de obras de arte (sobremaneira pinturas) desse museu não tem os temas religiosos como enfoque. Há quadros e telas de El Greco, Picasso, Monet, Caravaggio e outros.

Espaço Audiovisual – exposição interativa com reportagens escritas, documentos e vídeos que abordam a história da ocupação da montanha e as características de seu relevo.

Caminho e capela de Santa Cova – através de uma agradável trilha de vinte minutos, passando por estátuas religiosas e com vista para o penhasco, chega-se à capela simples encravada em uma das pontas da montanha, erguida no local onde pastores teriam encontrado a imagem da Virgem de Montserrat no século XII. Por ficar em um nível mais abaixo que o da basílica na encosta da montanha, é preciso ir até lá através do Funicular Santa Cova.

Trilha de Sant Joan – acima do nível da basílica, também só é acessível por um funicular específico (é diferente do transporte para Santa Cova). Na chegada do funicular de Sant Joan, há vistas deslumbrantes para a região, com imensas pedras brancas de todos os formatos acima e ao redor da basílica. Na estação superior tem também um centro de interpretação, com curiosidades e dados históricos acerca de Montserrat. A trilha a partir do alto da estação também é maravilhosa, por onde frequentemente passam as nuvens em um caminho branco pelo solo seco e pelas rochas de todos os lados.

Além das trilhas acima citadas, existem várias outras. A região é muito indicada para os aventureiros que curtem boas caminhadas. Para saber percursos e outras informações das mais diversas trilhas em Montserrat, acesse esse atalho.

img_2383

ESTAÇÃO INFERIOR DO FUNICULAR SANT JOAN – MONTSERRAT, ESPANHA

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fomos a Montserrat no final de outubro. Compramos nossos bilhetes “Trans Montserrat” na Plaça Espanya. Foi bem tranquilo localizar o trem. A viagem demorou cerca de 1h. Subimos e descemos a montanha pelo cremalheira.

Tanto no percurso subindo Montserrat quanto no alto, o cenário é todo bonito. O pátio da basílica e os jardins ao redor são muito limpos e floridos. As gigantescas pedras sobre o santuário são impressionantes. A passagem constante das nuvens melhorou ainda mais a sensação de bem estar. Para todo lugar que olhávamos, ficávamos encantados.

Fizemos o passeio pelo funicular de Sant Joan e pelo de Santa Cova, andando pelas trilhas correspondentes. Ambos são bem interessantes, mas o melhor da programação é realmente ficar no “pavimento” da basílica. Tocamos na imagem da “Moreneta”, sem enfrentar filas.

Almoçamos no self-service de lá. A vista das enormes janelas vale a refeição. Achamos a comida de sabor mediano. Por isso, aconselhamos o leitor a comer no restaurante Abat Cisneros. Se quiser economizar, o self-service é uma boa opção ou então leve sua comida para fazer um pic-nic inesquecível.

Enfim, consideramos Montserrat um local muito agradável e lindo. Fácil de chegar e voltar. Com atrações que podem ser conhecidas rapidamente, o que torna a visita intensa e muito bacana. Um pouco de natureza e tranquilidade que contrasta com o agito (também muito massa) deBarcelona. Se tiver visto o que queria na cidade grande, vá a Montserrat. Você não vai se arrepender.

IMG_2425.JPG

TRILHA SANT JOAN – MONTSERRAT, ESPANHA

DICAS

⇒ Para ir até Montserrat de trem partindo de Barcelona, compre o ingresso Trans Montserrat, que te garante as passagens de metrô e acesso ilimitado aos funiculares. Achou caro? Não deixe de ir mesmo assim. Compre o bilhete simples (que incluem ida e volta de trem e de cremalheira) e curta a basílica e as trilhas mais próximas. Vale à pena mesmo assim.

⇒ Cuidado com o vestuário no mosteiro. É proibida a entrada com shorts curtos e ombros descobertos. Bermuda comprida e uso de lenços e echarpes são permitidos.

⇒ Se quiser fazer trilhas, não esqueça de levar um calçado fechado apropriado, em virtude do caminho ter muitas pedras irregulares.

img_2490

MONTSERRAT – ESPANHA

img_2327

MONTSERRAT – ESPANHA

img_2323

MONTSERRAT – ESPANHA

img_2392

VISTA DA CHEGADA DO FUNCULAR SANT JOAN – MONTSERRAT, ESPANHA

img_2418

MONTSERRAT – ESPANHA

img_2459

VISTA DE MONTSERRAT A PARTIR DA TRILHA DA SANTA COVA – ESPANHA

img_2480

MONTSERRAT – ESPANHA

IMG_2317

MONTSERRAT – ESPANHA

IMG_2354

ENTRADA DA BASÍLICA DE MONTSERRAT – ESPANHA

IMG_2497

ALTAR DA BASÍLICA DE MONTSERRAT – ESPANHA

IMG_2509

VITRAIS DA BASÍLICA DE MONTSERRAT – ESPANHA

IMG_2416

TRILHA SANT JOAN – MONTSERRAT

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

4 comentários sobre “MONTSERRAT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s