A incrível cidade mineira de Tiradentes, que faz parte da conhecida Estrada Real, é um lugar incrível para passar férias, curtir lua de mel ou relaxar. Histórica, com muito artesanato, repleta de saborosas opções de comidas regionais; boas, charmosas e confortáveis hospedagens e passeios super agradáveis. O que mais falta para ser um destino perfeito? Além de tudo isso, vem com o bônus de permitir um mergulho na história e cultura do nosso Brasil, e traz a sensação de voltar no tempo e vivenciar como era o país naqueles tempos que influenciaram a nossa identidade.

TIRADENTES – MINAS GERAIS
COMO CHEGAR
Nossa sugestão é comprar passagem para o aeroporto de Belo Horizonte, alugar um carro e seguir para Tiradentes. Considerando outros gostos e preferências, vamos deixar opções de ônibus e carro saindo de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
De avião – São muitas as opções de voo para Belo Horizonte, inclusive muitos voos diretos. Por ter porte internacional, o aeroporto é bem estruturado e passagens para tal destino costumam estar acessíveis. Você pode consultar e fazer sua compra através dos seguintes links:
LATAM,
AZUL,
GOL,
AVIANCA ou
DECOLAR. Geralmente, variando do lugar de partida do país, a Azul é a opção mais interessante, com maior número de voos e valores mais em conta.
De carro – Para consultar o melhor preço e fechar o aluguel de carro, sugerimos a empresa RENTCARS. Quando estiver com o carro, deve seguir pela BR-040 até a saída para a BR-383 (que vai para São João del Rei) e em seguida pegar a BR-265. Se estiver indo de carro partindo do Rio de Janeiro a opção é a BR-040 até o município de Barbacena e depois seguir pela BR-265 até Tiradentes. Em relação a São Paulo, BR-381 (Fernão Dias) até Lavras e depois BR-265.
Se estiver partindo de ônibus de São Paulo ou Rio de Janeiro a maior parte das opções são de viagem até
São João del Rei, mas não se preocupe: a
Viação Presidente faz o trajeto até Tiradentes com duração média de meia hora apenas.

RESTAURANTE EM TIRADENTES- MINAS GERAIS
QUANDO IR 
Não há época ruim para ir a Tiradentes. Nossa única observação é em relação ao movimento na cidade. Se você gosta de muita gente, o carnaval e a Mostra de Cinema (que acontece em janeiro) são os períodos ideais. Caso seu perfil seja outro, evite o primeiro trimestre e prefira ir no inverno, para curtir o charme da cidade no friozinho suportável.
Aos fãs de gastronomia, em agosto acontece o Festival de Cultura e Gastronomia, com delícias mineiras e inovações internacionais maravilhosas.

TIRADENTES – MINAS GERAIS
CLIMA 
Tiradentes tem verão quente e úmido e inverno com chuvas escassas e temperaturas bastante agradáveis, na média de 15 graus, esfriando ao cair da noite.
DDD 
32
QUANTO TEMPO FICAR 
É um lugar ótimo para descansar, relaxar e apreciar com calma, mas se o tempo é curto, o mínimo que indicamos são 3 dias (4 se for aproveitar para conhecer
São João del Rei – estamos preparando um post sobre a cidade), que você pode conhecer através de um bate e volta de trem que parte de Tiradentes.

TIRADENTES – MINAS GERAIS
HOSPEDAGEM 
São muitas as opções, como já havíamos mencionado. O lugar, inclusive, faz parte do Roteiros do Charme (hotéis selecionados por atenderem critérios de conforto e aconchego, muitas vezes a bons preços) e abriga muitas excelentes alternativas de hospedagem, conforme exemplos bem avaliados por turistas a seguir:
Se nenhuma opção agradou, sugerimos pesquisa através do
BOOKING,
TRIVAGO e
TRIPADVISOR. Lembrando que esses sites oferecem a opção de busca por categorias, sendo possível consulta por menores preços ou melhor localização. Quanto à localização, sugerimos procurar locais próximos ao centro histórico, para facilitar o acesso aos principais pontos. Isso vale principalmente para os que não estarão com carro próprio ou alugado na região!

TIRADENTES – MINAS GERAIS
O QUE CONHECER 
Várias igrejas, com destaque para a Matriz de Santo Antônio (de 1710, considerada a segunda igreja brasileira com mais ouro no altar, atrás apenas de Salvador/BA, e que conta também com um importante órgão do final do século XVIII); Nossa Senhora das Mercês (estilo rococó, com altar colorido); São João Evangelista (com fachada simples e que pertencia à irmandade dos Homens Pardos, com talhas de estilos variados no interior); Nossa Senhora do Rosário e Capela do Bom Jesus.
Prefeitura Municipal – É um prédio famoso por ser o único da cidade com três andares.

TIRADENTES – MINAS GERAIS
Câmara Municipal – Fica bem próximo a igreja Matriz, na ladeira que é caminho para esta e é talvez o ponto mais fotografado da cidade. Foi construída no século XVIII e inicialmente servia para abrigar a administração pública do período colonial e imperial.
Antiga Cadeia Pública – A velha cadeia foi incendiada e no local construído um prédio com janelas com grades de proteção bastante resistentes.
Casa da Cultura – Construída no século XVIII, guarda milhares de documentos do acervo do Arquivo Ultramarino de Portugal e do Brasil Colonial.

TIRADENTES – MINAS GERAIS
Fundação Oscar Araripe – Acontecem diversas exposições. Local para apreciar arte e história.
Ponte sobre o Ribeirão Santo Antônio – Ponte construída no século XVIII.
Monumento a Tiradentes – Fica no Largo das Forras e foi construído 1892 para marcar aniversário de morte do inconfidentes.
Casa do Padre Toledo – é um museu da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, com ligação à UFMG. Um detalhe interessante é que foi um dos locais onde se conspirou em 1789.
Chafariz São José – Fica no início da famosa ladeira que leva à Igreja Matriz, foi construído em 1749 para levar água potável à população, dar água para animais e servir para lavagem de roupa.
Estrada de Ferro Oeste de Minas – A Estrada de Ferro Oeste de Minas liga
São João del Rei a Tiradentes e foi inaugurada em 1881. A inauguração contou com a presença do Imperador Dom Pedro II. A estrada está em funcionamento até hoje, e o passeio faz parte das nossas dicas. Preparamos um post sobre
São João del Rei para que possa conferir.

ESTRADA DE FERRO – TIRADENTES/SÃO JOÃO DEL REI
Balneário de Águas Santas – São fontes termais. Suas águas mornas são terapêuticas, indicadas para o tratamento de diversos males. Abre todos os dias, e funciona entre 8h e 18h.
Cachaçaria Século XVIII – fica no Município vizinho de Coronel Xavier Chaves. O atendimento é excelente e muito simpático, prestado por um descendente do mártir da Inconfidência Mineira. Ele ensina todo o processo de produção da deliciosa cachaça artesanal do histórico alambique.
Bichinho – É um vilarejo rústico bem próximo, rico em artesanato da mais alta qualidade e bom gosto, além de restaurantes de comida caseira.

IGREJA EM BICHINHO – MINAS GERAIS
DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE 
A parte histórica da cidade você pode fazer a pé, tendo também muitas opções de passeios de charrete e também táxi. Para atrações um pouco mais afastadas, como o povoado de Bichinho, se estiver de carro, facilmente terá explicações de acesso. Se não, a opção é o táxi.
CULINÁRIA LOCAL 
Tutu à mineira, feijão tropeiro, pão de queijo, bolos caseiros, queijos e doces de leite artesanais. Tiradentes reproduz em seus inúmeros restaurantes e bares, refeições, petiscos e sobremesas de altíssimo nível, preparadas em panelas e fogão à lenha, honrando a fama da gastronomia mineira, uma das três melhores do Brasil.

FIM DE TARDE EM TIRADENTES – MINAS GERAIS
RESTAURANTES 
–
Bar do Celso (excelente comida mineira de raiz, a bons preços e bem servida);
–
Angatu (gastronomia contemporânea sofisticada e muito elogiada);
–
Atrás da Matriz (comida italiana em um lindo ambiente perto da maior igreja da cidade);
–
The Bus Pub (um bar sobre rodas, em que são servidos excelentes hambúrgueres);
–
Uaithai Bistrô (mistura das deliciosas cozinhas tailandesa e mineira);
–
Templário (petiscos e pratos brasileiros servidos em mesas na calçada; música ao vivo).

TIRADENTES – MINAS GERAIS
COMPRAS 
Pra quem gosta de artesanato, é o lugar ideal. Se não gosta, talvez mude de opinião. Tudo é feito com muito cuidado e carinho, trazendo para as peças excelente acabamento e muito bom gosto.
A região oferece opções para compra desde móveis de grandes dimensões (com opção de entrega no seu endereço) até pequenos mimos e peças decorativas, passando é claro por roupas e acessórios.
Há lojas excelentes para todos os lados. Como destaque, a excelente
Oficina de Agosto, (já no vilarejo de Bichinho), com peças inacreditáveis de tão boas e variadas.

ARTESANATO NA RUA DE CASAS COLORIDAS – TIRADENTES, MINAS GERAIS
VIDA NOTURNA 
Se você não estiver pretendendo visitar a cidade no carnaval ou em épocas como a do festival gastronômico ou Mostra de Cinema, vai encontrar uma noite tranquila na cidade, com alguns bares abertos com aquecedores. Muitas opções para comer e lojas para olhar artesanato.
Sugerimos para aproveitar a noite, o passeio de Charmosa, uma jardineira antiga que comporta 7 passageiros e é conduzida pelo motorista e guia Luiz Fernando. Ele conhece tudo sobre a região e te leva a uma viagem no tempo extraordinária, com informações detalhadas sobre os pontos principais da cidade e causos bem interessantes sobre a época dos inconfidentes e curiosidades locais (custa R$ 35,00 por pessoa; sai do Largo das Forras, a praça principal, entre 18h e 19h, a combinar com o guia pelo telefone (32) 9948.2370; leve um casaco).
NOSSA EXPERIÊNCIA 
Visitamos a cidade no começo de maio, as temperaturas durante o dia estavam agradáveis, mas o sol bastante quente. À noite, a temperatura estava bem amena, na faixa de 15 graus.
Chegamos através do aeroporto de Belo Horizonte, de onde partimos com carro alugado em direção a Tiradentes.

JARDIM DA OFICINA DE AGOSTO – BICHINHO, MINAS GERAIS
Sobre o que fizemos e conhecemos na região: passeamos pelas ruas de pedras, entramos em lindas lojas e restaurantes, em igrejas históricas. Gostamos muito também do artesanato em Bichinho e da Cachaçaria Século XVIII.
Não podemos deixar de comentar sobre a gastronomia da região. Imperdível. Comemos no ótimo Bar do Celso, no centro de Tiradentes. Jantamos no agradável restaurante Templário (perto da praça principal, do lado da ponte antiga) e em outra noite no delicioso Atrás da Matriz. Também há pizzarias deliciosas, com destaque para a Píu Sapore. Provamos o delicioso doce de leite caseiro preparado pelo Chico Doceiro. Tudo muito bom.

TIRADENTES – MINAS GERAIS
Outro passeio muito legal é vestir-se com trajes antigos e tirar fotos na
Traços de Época. O resultado é bacana demais.
Fizemos também uma trilha tranquila por meio da mata até a fonte de onde nasce a água do Chafariz de São José.
A melhor coisa em Tiradentes é caminhar. Descobrir o que aquelas charmosas ruas, trilhas, trem, pontes, hotéis, lojas e restaurantes têm a oferecer. É tudo muito, muito bom. Dá vontade de não sair. Uma das cidades mais aconchegantes que nós já fomos. Fomos por indicação de familiares, sem nenhuma expectativa, e ficamos encantados. Só de lembrar, dá vontade de voltar.
O lugar é fascinante, agradabilíssimo. O cenário é bonito, a calmaria é ideal, os serviços de todos os segmentos são excelentes, o povo é educado, solícito e muito bem preparado para receber e trocar uma conversa. Adoramos!

TRAÇOS DE ÉPOCA – TIRADENTES
DICAS 
⇒ Não deixe de levar um agasalho na mala, a temperatura costuma cair durante a noite. Repelente também pode ser bastante útil, considerando o contato com a natureza que a cidade oferece. Também é importante levar um calçado apropriado: prepare-se para andar em ruas históricas calçadas com pedras pés-de-moleque (chão irregular).
⇒ Não deixe de fazer o passeio de trem para a cidade próxima,
São João del Rei. Estamos preparando um post sobre o lugar. É possível fazer um bate e volta partindo de Tiradentes.
⇒ Alugar carro pode ser bastante útil se pretende conhecer além dos principais pontos de Tiradentes, locais como a Cachaçaria Século XVIII e o vilarejo de Bichinho, citado acima. Sugerimos a empresa
RENTCARS.

TIRADENTES – MINAS GERAIS
CURIOSIDADES 
→ O nome da cidade passou a ser Tiradentes anos depois da Proclamação da República, em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier. A intenção dos republicanos era valorizar heróis libertários, tal qual o mártir da Inconfidência Mineira.
→ A Matriz de Santo Antônio, construída no início do século XVIII é a segunda igreja com maior concentração de ouro no país. Só fica atrás da Igreja de São Francisco, no Pelourinho (Salvador/BA). O órgão da matriz é de 1788, mundialmente importante.
→ É uma cidade cujo centro histórico, repleto de arte barroca, foi tombado como patrimônio histórico nacional, tendo atraído a visita de muitos turistas a partir da segunda metade do século XX, interessados em sentir o ambiente com lampiões, ruas de pedra, igreja, chafariz e casas antigas.

OFICINA DE AGOSTO – BICHINHO, MINAS GERAIS

MARGEM DA ESTRADA REAL PERTO DE TIRADENTES – MINAS GERAIS

TIRADENTES – MINAS GERAIS

TIRADENTES – MINAS GERAIS

ARTESANATO – BICHINHO, MINAS GERAIS
⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
O blog está de parabéns! 👏👏👏👏
Repleto de ótimas dicas, relato perfeito desta cidade incrivelmente agradável com fotos maravilhosas !!
É uma verdadeira viagem na história e cultura de nosso país. Vale a pena conhecer Tiradentes.
👍👍👍👍👍😍😍😍😍😍
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lugar singular de ruas calçadas com pedras da época do Brasil colônia, com recantos bucólicos e uma gastronomia espetacular. Ficar admirando o entorno e se imaginando naquela época é um exercício encantador. É como retornar às raízes com direito a colo. Se você ainda não conhece esta singela cidade, não perca tempo; com certeza irá recarregar todas as energias e querer voltar muitas vezes.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que lugar encantador! E muito legal essa foto de vocês como antigamente, no comeco achei que eram outras pessoas kkkkk. Adorei o post! Vocês estão de parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quem quiser viajar no tempo, e viver um pouco do século XVIII, Tiradentes-MG proporcionará este sentimento. História, cultura, culinária, clima, finalmente excelente lugar para se conhecer. Não deixe de visitar!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bela cidade! Visitei e realmente vale a pena conhecer! Bem pacata, é ideal para casais! Saudade! Parabéns pelo blog!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Belíssimo texto. Só uma observação: o prédio da Antiga Prefeitura, no Largo das Forras, tem 3 andares.
CurtirCurtir
Muito obrigado pela observação, Bri! Informação corrigida. Ótimo contar com seu auxílio.
CurtirCurtir