
CASARIO TÍPICO DE SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS

De carro – Para consultar o melhor preço e fechar o aluguel de carro, sugerimos a empresa RENTCARS. Quando estiver com o carro, deve seguir pela BR-040 até a saída para a BR-383 (que vai para São João del Rei). Se estiver indo de carro partindo do Rio de Janeiro a opção é a BR-040 até o município de Barbacena e depois seguir pela BR-265 até Tiradentes. Em relação a São Paulo, BR-381 (Fernão Dias) até Lavras e depois BR-265.

Se não gosta de muita gente na rua ou agito, evite o carnaval. Se gosta de friozinho, aproveite as temperaturas e confira o Inverno Cultural, atração da cidade que reúne arte e cultura em julho. Para quem aprecia os rituais religiosos, a Semana Santa da cidade é muito famosa.

O verão é quente e o inverno bastante agradável, mas, mesmo nessa estação, as noites são de temperaturas agradáveis. No inverno, a temperatura média é de 15 graus.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS

32

Em nossa experiência, contamos que fizemos o passeio de um dia, partindo de Tiradentes, mas ficou o gostinho de quero mais. Indicamos, no mínimo, 2 dias no lugar para poder conhecer todos os atrativos principais.

Se nenhuma opção agradou, sugerimos pesquisa através do BOOKING, TRIVAGO e TRIPADVISOR. Lembrando que esses sites oferecem a opção de buscar por categorias, sendo possível busca por menores preços ou melhor localização. Quanto à localização, sugerimos procurar locais próximos ao centro histórico, para facilitar o acesso aos principais pontos. Isso vale principalmente para os que não estarão com carro próprio ou alugado na região!

Igreja de São Francisco de Assis – um dos principais templos católicos da cidade, projetada inicialmente por Aleijadinho e construída no final do século XVIII. Destaca-se por ser um dos cenários dos Passos da Paixão, que ocorre na Semana Santa, com a procissão realizada com tochas.
Igreja de Nossa Senhora do Carmo – outra famosa igreja do interior mineiro. Sua fachada é rica em esculturas. Não é ornamentada em ouro. Conta com pinturas do alemão Georg Grimm e com uma peça inacabada de Jesus Cristo sem os braços.
Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – tombada pelo IPHAN. É marcada pela suntuosa decoração interna, com talha dourada, várias estátuas e pinturas. É a sede da Diocese da cidade. Muito bonita.
Outras belas igrejas: Nossa Senhora das Mercês, Matriz do Senhor Bom Jesus do Monte.
Museu de Arte Sacra – a religiosidade é tão característica da cidade, que esse museu é um dos espaços mais visitados na cidade. Repleto de itens litúrgicos e obras de caráter religioso de diferentes autores, entre os quais há vários exemplares esculpidos por Aleijadinho.
Paço Municipal de São João del-Rei – belo sobrado que é sede da prefeitura e das principais dependências administrativas da cidade. Foi concluída na metade do século XIX para ser a Casa da Câmara e Cadeia e já abrigou a Biblioteca Municipal. Destaque para o Salão Nobre Basílio de Magalhães com retratos de pessoas ilustres da história nacional e mobiliário de grande valor histórico.

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS
Fortim dos Emboabas – reza a lenda que serviu de fortaleza de proteção dos portugueses e brasileiros vindos do norte contra os paulistas durante a Guerra dos Emboabas pelo controle da exploração do ouro e minérios da região (1707 a 1709). Está sendo doada pelo atual proprietário à Universidade local, para a construção de um centro cultural.
Teatro Municipal – aberto na última década do século XIX, passou por várias reformas e longo período de abandono. Após revitalização com a parceria entre iniciativa privada e órgãos públicos locais, foi reinaugurado em 2003 e até hoje recebe vários espetáculos (muitos gratuitos) e difunde a cultura regional.
Solar da Baronesa – com ornamentação interna e externa imponente, esse sobrado foi construído no início do século XIX. Por lá já viveram barões e outros nobres locais e atualmente abriga a pró-reitoria da Universidade Federal da cidade, um centro cultural e a Fundação Koellreutter.
Biblioteca Municipal “Baptista Caetano d’Almeida” – a mais antiga biblioteca pública mineira, inaugurada em 1827. Seu nome deve-se ao seu maior incentivador e primeiro mantenedor, que contribuiu para reformas e formação de acervo. Pertence hoje à Universidade Federal da cidade, em comodato.
Rua de Santo Antônio – é a famosa rua das “casas tortas”. Agradável e estreito caminho margeado por casas curvas, que leva até a Igreja do Rosário e passa pela Capela de Santo Antônio. Ótimo local para fotos. Uma das primeiras entradas da cidade, por onde passaram bandeirantes e sertanistas.

INTERIOR DE IGREJA BARROCA – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS

Para visitar Tiradentes, a 13 quilômetros de São João del Rei, vá de Maria-Fumaça ou pela Estrada Real – nos dois trajetos, a paisagem é contornada pela bela serra de São José.

Tutu à mineira, feijão tropeiro, pão de queijo, bolos caseiros, queijos e doces de leite artesanais. A cidade reproduz em seus inúmeros restaurantes e bares, refeições, petiscos e sobremesas de altíssimo nível, preparadas em panelas e fogão à lenha, honrando a fama da gastronomia mineira, uma das três melhores do Brasil.

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS

– Bistrô Solar da Baronesa (comida contemporânea; bem indicado para vegetarianos).

As cidades históricas de Minas Gerais são incríveis para compra de artesanato, São João del Rei não fica de fora da regra. Nesta cidade o produto mais procurado é o estanho (metal obtido principalmente do minério “cassiterita” e muito utilizado como componente do bronze). Os principais pontos que você pode encontrar são:
- Mercado Municipal (ingredientes típicos e exóticos da cozinha mineira);
- Al Bazaar Especiarias (chás, temperos e masalas de boa qualidade);
- Rocambole vindo do município de Lagoa Dourada e vendidos no centro de São João (BR-383, que corta o centro da cidade; e no trevo que leva a Tiradentes);
- Estanhos Marguel (belos objetos feitos por esse minério abundante na região);
- Imperial Pewter (material sofisticado também feito em estanho);
- Shopping Hills (para compras diversas a variados preços).
O artesanato espalhado pela cidade também é muito bom na venda de castiçais, cachepôs e tecidos. Há oficinas de artistas locais em que são vendidas belas peças em madeira trabalhada.



NO TREM DE TIRADENTES PARA SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS


SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS


SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS
Muito lindo!
Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amooo esse lugar! ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Quero muito conhecer! Muito bom o post. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente cidade, história, cultura e culinária maravilhosos!!!
CurtirCurtir