SÃO JOÃO DEL REI

A histórica cidade de São João del Rei oferece uma volta ao tempo, através de seus casarios, igrejas, sinos, charretes e estilo de vida simples e sossegado. Para ter acesso a esse cantinho, se estiver em Tiradentes, é possível pegar a maria- fumaça e chegar até o destino em apenas meia hora.
A visita à cidade natal de Tancredo Neves é uma excelente forma de entrar em contato com o passado do Brasil (sobretudo com a época do auge do ciclo do ouro), a cultura e antigos costumes que deram origem ao que o país é hoje.

IMG-20171124-WA0024

CASARIO TÍPICO DE SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS

COMO CHEGAR
Nossa sugestão é comprar passagem para o aeroporto de Belo Horizonte, alugar um carro e seguir para São João del Rei. Considerando outros gostos e preferências, vamos deixar opções de ônibus e carro saindo de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
De avião – São muitas as opções de voo para Belo Horizonte, inclusive muitos voos diretos. Por ter porte internacional, o aeroporto é bem estruturado e passagens para tal destino costumam estar acessíveis. Você pode consultar e fazer sua compra através dos seguintes links: LATAM, AZUL, GOL, AVIANCA OU DECOLAR. Geralmente, variando do lugar de partida do país, a Azul é a opção mais interessante, com maior número de voos e valores mais em conta.

De carroPara consultar o melhor preço e fechar o aluguel de carro, sugerimos a empresa RENTCARS. Quando estiver com o carro, deve seguir pela BR-040 até a saída para a BR-383 (que vai para São João del Rei). Se estiver indo de carro partindo do Rio de Janeiro a opção é a  BR-040 até  o município de Barbacena e depois seguir pela BR-265 até Tiradentes. Em relação a São Paulo, BR-381 (Fernão Dias) até Lavras e  depois BR-265.

De ônibusAs principais empresas de ônibus partindo de Belo Horizonte são: Expresso Gardênia, Paraibuna e Sandra.
Se estiver partindo de ônibus de São Paulo ou Rio de Janeiro a maior parte das opções são de viagem até São João del Rei. Caso queira ir para Tiradentes sem precisar usar o trem, a Viação Presidente faz o trajeto até esta linda cidade com duração média de meia hora apenas.
QUANDO IR
Não há período ruim para ir a São João del Rei. Ela é agradável o ano inteiro. A mesma regra vale em relação a Tiradentes e Ouro Preto.

Se não gosta de muita gente na rua ou agito, evite o carnaval. Se gosta de friozinho, aproveite as temperaturas e confira o Inverno Cultural, atração da cidade que reúne arte e cultura em julho. Para quem aprecia os rituais religiosos, a Semana Santa da cidade é muito famosa.

CLIMA

O verão é quente e o inverno bastante agradável, mas, mesmo nessa estação, as noites são de temperaturas agradáveis. No inverno, a temperatura média é de 15 graus.

IMG-20171124-WA0012

IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS

DDD

32

QUANTO TEMPO FICAR

Em nossa experiência, contamos que fizemos o passeio de um dia, partindo de Tiradentes, mas ficou o gostinho de quero mais. Indicamos, no mínimo, 2 dias no lugar para poder conhecer todos os atrativos principais.

HOSPEDAGEM
Preparamos algumas opções para facilitar sua busca de hospedagem:

Se nenhuma opção agradou, sugerimos pesquisa através do BOOKINGTRIVAGO e TRIPADVISOR. Lembrando que esses sites oferecem a opção de buscar por categorias, sendo possível busca por menores preços ou melhor localização. Quanto à localização, sugerimos procurar locais próximos ao centro histórico, para facilitar o acesso aos principais pontos. Isso vale principalmente para os que não estarão com carro próprio ou alugado na região!

O QUE CONHECER

Igreja de São Francisco de Assis – um dos principais templos católicos da cidade, projetada inicialmente por Aleijadinho e construída no final do século XVIII. Destaca-se por ser um dos cenários dos Passos da Paixão, que ocorre na Semana Santa, com a procissão realizada com tochas.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo – outra famosa igreja do interior mineiro. Sua fachada é rica em esculturas. Não é ornamentada em ouro. Conta com pinturas do alemão Georg Grimm e com uma peça inacabada de Jesus Cristo sem os braços.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar – tombada pelo IPHAN. É marcada pela suntuosa decoração interna, com talha dourada, várias estátuas e pinturas. É a sede da Diocese da cidade. Muito bonita.

Outras belas igrejas: Nossa Senhora das Mercês, Matriz do Senhor Bom Jesus do Monte.

Museu de Arte Sacra – a religiosidade é tão característica da cidade, que esse museu é um dos espaços mais visitados na cidade. Repleto de itens litúrgicos e obras de caráter religioso de diferentes autores, entre os quais há vários exemplares esculpidos por Aleijadinho.

Paço Municipal de São João del-Rei – belo sobrado que é sede da prefeitura e das principais dependências administrativas da cidade. Foi concluída na metade do século XIX para ser a Casa da Câmara e Cadeia e já abrigou a Biblioteca Municipal. Destaque para o Salão Nobre Basílio de Magalhães com retratos de pessoas ilustres da história nacional e mobiliário de grande valor histórico.

IMG-20171124-WA0014.jpg

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS

Fortim dos Emboabas – reza a lenda que serviu de fortaleza de proteção dos portugueses e brasileiros vindos do norte contra os paulistas durante a Guerra dos Emboabas pelo controle da exploração do ouro e minérios da região (1707 a 1709). Está sendo doada pelo atual proprietário à Universidade local, para a construção de um centro cultural.

Teatro Municipal – aberto na última década do século XIX, passou por várias reformas e longo período de abandono. Após revitalização com a parceria entre iniciativa privada e órgãos públicos locais, foi reinaugurado em 2003 e até hoje recebe vários espetáculos (muitos gratuitos) e difunde a cultura regional.

Solar da Baronesa – com ornamentação interna e externa imponente, esse sobrado foi construído no início do século XIX. Por lá já viveram barões e outros nobres locais e atualmente abriga a pró-reitoria da Universidade Federal da cidade, um centro cultural e a Fundação Koellreutter.

Biblioteca Municipal “Baptista Caetano d’Almeida” – a mais antiga biblioteca pública mineira, inaugurada em 1827. Seu nome deve-se ao seu maior incentivador e primeiro mantenedor, que contribuiu para reformas e formação de acervo. Pertence hoje à Universidade Federal da cidade, em comodato.

Rua de Santo Antônio – é a famosa rua das “casas tortas”. Agradável e estreito caminho margeado por casas curvas, que leva até a Igreja do Rosário e passa pela Capela de Santo Antônio. Ótimo local para fotos. Uma das primeiras entradas da cidade, por onde passaram bandeirantes e sertanistas.

IMG-20171124-WA0023

INTERIOR DE IGREJA BARROCA – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE
O centro histórico é lindo e não é extenso, o que convida o turista para uma deliciosa caminhada – a melhor forma de conhecer esses encantos. Há táxis espalhados pela cidade e, se chegar na cidade de carro alugado, tome cuidado com as ruas estreitas e sinuosas, com dificuldade para estacionar em alguns trechos.

Para visitar Tiradentes, a 13 quilômetros de São João del Rei, vá de Maria-Fumaça ou pela Estrada Real – nos dois trajetos, a paisagem é contornada pela bela serra de São José.

CULINÁRIA LOCAL

Tutu à mineira, feijão tropeiro, pão de queijo, bolos caseiros, queijos e doces de leite artesanais. A cidade reproduz em seus inúmeros restaurantes e bares, refeições, petiscos e sobremesas de altíssimo nível, preparadas em panelas e fogão à lenha, honrando a fama da gastronomia mineira, uma das três melhores do Brasil.

IMG-20171124-WA0015

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS – SÃO JOÃO DEL REI, MINAS GERAIS

RESTAURANTES
– Restaurante Dedo de Moça (comida mineira de raiz misturada com ingredientes modernos; vencedor de prêmios do festiva gastronômico Happy Hour; destaques: fondue mineiro e acarajé mineiro);
Taberna d’Omar (gastronomia mineira simples, temperada e bem avaliada);
Villeiros (self-service de opções mineiras e atendimento caseiro acolhedor);
Empório del Rei (carnes gostosas e cervejas artesanais);
Creperie Chez Thierry (crepes e comida francesa);

Bistrô Solar da Baronesa (comida contemporânea; bem indicado para vegetarianos).

COMPRAS

 As cidades históricas de Minas Gerais são incríveis para compra de artesanato, São João del Rei não fica de fora da regra. Nesta cidade o produto mais procurado é o estanho (metal obtido principalmente do minério “cassiterita” e muito utilizado como componente do bronze). Os principais pontos que você pode encontrar são:

  • Mercado Municipal (ingredientes típicos e exóticos da cozinha mineira);
  • Al Bazaar Especiarias (chás, temperos e masalas de boa qualidade);
  • Rocambole vindo do município de Lagoa Dourada e vendidos no centro de São João (BR-383, que corta o centro da cidade; e no trevo que leva a Tiradentes);
  • Estanhos Marguel (belos objetos feitos por esse minério abundante na região);
  • Imperial Pewter (material sofisticado também feito em estanho);
  • Shopping Hills (para compras diversas a variados preços).

O artesanato espalhado pela cidade também é muito bom na venda de castiçais, cachepôs e tecidos. Há oficinas de artistas locais em que são vendidas belas peças em madeira trabalhada.

VIDA NOTURNA
Não ficamos até a noite na cidade, mas o que pudemos saber conversando com pessoas do lugar é que ela é, via de regra, pacata, sendo mais movimentada no Inverno Cultural e na Semana Santa.
Se não vai à cidade nesses festejos mais populares, não desanime! Há boas alternativas para aproveitar a noite nos estabelecimentos abaixo listados:
Bei Pub;
– Cantinho Carioca;

Bar do Agostinho.

NOSSA EXPERIÊNCIA
Fizemos um bate e volta partindo de Tiradentes, de trem. É uma viagem curta e incrível. O tempo de permanência na cidade foi de apenas um dia, mas podemos conhecer: Igreja de São Francisco de Assis, de Nossa Senhora do Carmo e a Basílica do Pilar. Circulamos também pela Rua de Santo Antônio (das casas tortas), Solar dos Neves e pelas lojas de artesanato perto da estação ferroviária.
Indicamos: a Igreja de São Francisco, a Rua de Santo Antônio e um passeio despreocupado pelo centro histórico da cidade, com seu lindo casario.
IMG-20171124-WA0022

NO TREM DE TIRADENTES PARA SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS

DICAS
Não deixe de levar um agasalho na mala, a temperatura costuma cair durante a noite. Repelente também pode ser bastante útil, considerando o contato com a natureza que a cidade oferece. É fundamental também, calçado apropriado, prepare-se para andar em ruas históricas calçacadas com pedras pés-de-moleque (chão irregular).
Não deixe de fazer o passeio de trem para a cidade próxima, Tiradentes. É um excelente bate-volta para uma cidade deliciosa. Se puder, durma ao menos uma noite nela.
Alugar carro pode ser bastante útil se pretende conhecer as deliciosas cidades vizinhas, com lindo artesanato, comida espetacular, rica história e ambientes agradáveis: Tiradentes, Coronel Xavier Chaves e Prados/Bichinho. Sugerimos a empresa RENTCARS.
IMG-20171124-WA0016

SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS

CURIOSIDADES
A tradição religiosa é tão presente na cidade, que ela é conhecida como a “terra onde os sinos falam”, eis que há diferentes badalos entre as igrejas para ocasiões distintas, como nascimentos, mortes, procissões, feriados. Além disso muitas da missas na cidade são celebradas em latim e com canto gregoriano.
É a única cidade do mundo com locomotivas Baldwin ainda em funcionamento.ede do município se localiza num grande vale, entre a Serra de São José (leste) e a Serra do Lenheiro (oeste).
O local onde nasceu Tancredo Neves (sobrado na esquina das ruas Getúlio Vargas e Artur Bernardes) foi destruído por um incêndio em 1995. Hoje tudo o que resta são cinzas.
 A cidade era a maior vendedora de sal de Minas Gerais no Brasil colonial, vindo do Rio de Janeiro para ser refinado.
→ A Estrada de Ferro Oeste de Minas foi mencionada no Livro dos Recordes (Guiness) por nela circular o mais antigo trem de passageiros em operação no país.
IMG-20171124-WA0017

SÃO JOÃO DEL REI – MINAS GERAIS

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!

7 comentários sobre “SÃO JOÃO DEL REI

  1. Pingback: TIRADENTES
  2. Pingback: OURO PRETO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s