PUERTO VARAS

A cidade de Puerto Varas, no sul do Chile é famosa por ser ponto de início do fim da travessia dos Lagos Andinos (Puerto Varas para Bariloche ou Bariloche para Puerto Varas). Mas é muito mais que isso, é um destino fantástico em si. Faz parte da região da Patagônia, oferecendo natureza exuberante, lago incrível, restaurantes e hospedagens de excelente qualidade, temperatura bastante agradável para que curtem o friozinho e tem o charme adicional da vista para os vulcões Osorno e Calbuco.

DSC03402.JPG

IGREJA DO SAGRADO CORAÇÃO – PUERTO VARAS/CHILE

QUANDO IR

A alta temporada é o verão, com mais gente na cidade e mais opções e atrações para os turistas. No inverno, com muito frio e chance rara de nevar (embora seja o período com mais neve nos vulcões e com possibilidade de esquiar), não indicamos devido à possibilidade de cancelamento de atrações por ser uma época mais chuvosa e com condições climáticas desfavoráveis. Todavia, é bom registrar que os valores estão bem mais baixos devido a pouca procura nessa estação.

Durante o inverno a temperatura média é de 6ºC, enquanto no verão pode passar dos 20ºC durante o dia, mas a média fica na faixa de 15ºC.

Apesar da indicação ser o verão (principalmente, janeiro ou fevereiro, quando acontecem os eventos culturais na cidade), outono e primavera também são boas opções. Vale lembrar que mesmo nessas melhores estações, esteja preparado para baixas temperaturas. Leve o casaco independente da época que for.

DSC03399.JPG

PELAS RUAS DE PUERTO VARAS – CHILE

COMO CHEGAR

Avião – o aeroporto mais próximo fica a apenas 25 km, na cidade de Puerto Montt.

Para chegar lá, você pode comprar um voo direto da sua cidade de origem para Puerto Montt ou comprar uma passagem para Santiago e o segundo trecho para Puerto Montt. Essa opção, às vezes, compensa pelo valor e pela possibilidade de passar um tempo em Santiago. O voo de Santiago para Porto Montt dura aproximadamente 2 horas.

O trajeto do aeroporto de Puerto Montt pode ser feito de táxi, empresas de turismo como a CTS Turismo  e Turistur ou através dos ônibus que partem do aeroporto com destino a Puerto Varas. É bem rápido o percurso.

A principal empresa aérea que faz esses percursos é a LATAM. A depender do local de sua saída, confira outras alternativas no site do DECOLAR.

Ônibus – As empresas Cruz del Sur e TurBus fazem o percurso entre Santiago e Puerto Montt. É uma opção que só vale à pena se tiver tempo disponível e o orçamento realmente não permitir, pois são mais de 1000 km.

VISTO

Não é necessário visto e nem mesmo passaporte para entrar no Chile. Você consegue transitar pelo país com seu documento de identidade (RG), não sendo aceita carteira de habilitação.

FUSO HORÁRIO

Fuso horário: UTC -4 (1 hora a menos que o horário de Brasília). É bom destacar que o Chile entra no horário de verão em mês diferente do Brasil. Assim, a depender do momento, pode ser que o horário de lá seja o mesmo que o brasileiro.

MOEDA

A moeda local é o peso chileno, sendo que você pode viajar também com dólares para fechar passeios e outros. Existem casas de câmbio em Puerto Varas e também caixas eletrônicos.

IDIOMA

Espanhol, mas entendem bem o português.

QUANTO TEMPO FICAR

Indicamos, no mínimo, 2 dias na cidade, mas esse período deve aumentar se você decidir conhecer cidades próximas como Frutillar ou Pucón e fazer nossa maior indicação: a travessia dos Lagos Andinos. Confira nosso post!

HOSPEDAGEM

São muitas opções! Apesar de pequena, a cidade é super bem estruturada com ótimas opções. Um dos nossos hotéis favoritos de todas as viagens, é o Hotel Bellavista que estamos colocando em primeira opção logo abaixo para sua consulta.

Se quiser consultar mais opções, sugerimos que busque hospedagens no Booking próximas ao centro, para facilitar o acesso a restaurantes, lojas e pontos turísticos, caso não esteja de carro.

DSC03442.JPG

HOTEL BELLAVISTA – DE CARA PARA O VULCÃO

O QUE CONHECER

Lago Llanquihue – Caminhar por esse lago contemplando os vulcões ao fundo é sem dúvida nossa opção favorita dentro das opções do que conhecer na cidade.

Museu Colonial Alemão  – Objetos, vestuários e reportagens sobre a influência dos imigrantes alemães na região.

Saltos de Petrohué – Lugar lindíssimo de águas cristalinas.

Passeios: Você tem muitas opções como rafting, passeio de barco, subir o vulcão Osorno e muitas outras que as agências oferecem aos montes. Se for no verão, as alternativas aumentam.

Outras cidades próximas que você pode aproveitar para conhecer são Furtillar e Chiloé (com comunidade que vive em casas parecidas com palafitas) e, um pouco mais distante, Pucón.

Não deixe de ver nossas dicas de restaurantes!

DSC03445.JPG

FOTO TIRADA DO NOSSO QUARTO NO HOTEL BELLAVISTA – PUERTO VARAS, CHILE

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE

Se ficar hospedado no centro, caminhar é a melhor forma de se deslocar, afinal, a cidade é bem pequena e deliciosa para ser descoberta a pé. E também poderá comprar através das agências de turismo passeios que incluem o traslado partindo do seu hotel para cidades próximas e outras atividades. A oferta é grande.

Caso queira mais autonomia e pretenda conhecer as cidades próximas sem comprar os passeios que as agências oferecem, alugue um carro. Para tanto, sugerimos a consulta através da RentCars.

Existem também opções de aluguel de bicicleta e linhas de micro-ônibus que percorrem a cidade.

Sobre o valor dos ônibus coletivos, quando entrar, você deve informar para onde quer ir, sendo cobrado valor proporcional ao deslocamento que será realizado.

Outra opção, só que um pouco mais cara, é o deslocamento por táxis. Vale à pena caso esteja em grupo. O mais comum na cidade é o agendamento através de restaurantes e hotéis.

CULINÁRIA LOCAL

Frutos do mar, fondue e chocolate quente são as melhores opções. As frutas vermelhas são típicas e deliciosas, sobretudo framboesa. Cortes de carne também são muito apreciados.

RESTAURANTES

Eolia – lindo restaurante com a estrutura montada sobre o lago. Bela iluminação e cardápio com destaque para pescados, lulas e caranguejos gigantes (centollas). Lá comemos o melhor risoto de frutos do mar das nossas vidas. O ceviche na entrada também é ótimo e tudo é muito bem servido;

Cassis – deliciosos pratos leves, sanduíches, sopas e cafés em um ambiente super família e aconchegante no centro. Aberto para o café da manhã, almoço, lanche e jantar.

Da Alessandro – também de frente para o lago, fica esse elogiado restaurante de comida italiana.

Las Buenas Brasas – outro excelente restaurante especializado em frutos do mar. Pratos bonitos, bem servidos e com ótimo atendimento dos garçons fazem jus ao preço salgado das refeições.

dsc03420

RESTAURANTE EOLIA

COMPRAS

O melhor lugar para fazer suas compras é o Centro. Existem várias opções de lojas para agasalhos e acessórios que podem estar te fazendo falta, mas o preço não é tão convidativo na maior parte dos casos.

Sobre shoppings, Paseo Costanera é o maior da cidade.

Se quiser ir até a cidade vizinha de Puerto Montt, vá até o Mercado Angelmó.

O horário de funcionamento do comércio é de 9h/10h a 13h/14h e   15h/16h às 19h30/20h, aproximadamente.  Nos domingos, o comércio fica  fechado.

dsc03396

CENTRO DE PUERTO VARAS

VIDA NOTURNA

Puerto Varas é uma cidade sem muita badalação noturna. As melhores opções são aproveitar um bom restaurante, curtindo o clima ameno ou o Dreams Puerto Varas, que é um cassino. Se quiser algo mais animado, a melhor alternativa local é o Club Orquidea.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Explicando melhor nossa viagem: Partimos de Brasília com destino a Santiago, aproveitamos a cidade (você pode conferir o post de Santiago) e depois partimos de Santiago para Puerto Montt (nossas passagens foram compradas pela empresa LATAM). De Puerto Montt, partimos do aeroporto através de um ônibus para Puerto Varas, num percurso bem rápido que não chega a 40 minutos.

Ficamos em Puerto Varas por um dia. Como vários outros turistas, utilizamos a cidade como base para iniciar a travessia dos Lagos Andinos. Ficamos impressionados com a bondade e educação do povo, a simplicidade e aconchego da cidade, além da excelente qualidade dos restaurantes e do espetacular Hotel Bellavista. Tudo isso de cara para o lago com os lindos vulcões ao fundo. A cidade é pequena, fácil de andar e bastante segura, ideal para se conhecer a pé. O nascer e o por do sol são extraordinários e dá muita vontade de ficar por lá. O lugar é daqueles que te afastam de todos os problemas e maus pensamentos.

Embora a erupção inesperada do vulcão Calbuco após mais de 50 anos adormecido tenha alterado completamente nossos planos de fazer a travessia de barco, não foi impedimento para nossa viagem. Contratempos acontecem. Eles não esperam ou combinam com nossos planos. Tivemos que encarar e adaptar nossa programação para não perder a viagem.

Curtimos mais ainda Puerto Varas, fizemos a travessia de ônibus pela região do lagos, ficamos mais tempo do que o inicialmente programado em Bariloche (lugar que adoramos demais) e conseguimos fazer um passeio de barco lindo por parte do trajeto da travessia que queríamos ter feito – lagos argentinos, Puerto Blest e Puerto Alegre. No final, vimos montanhas com neve no topo, vulcão em atividade, lago com linda água de degelo e as cidades principais. Foi perfeito.

Confira mais detalhes sobre a travessia dos Lagos Andinos no post específico dedicado a esse assunto.

dsc03383

PÍER DE PUERTO VARAS – CHILE

DICAS

⇒ Além de fazer frio, chove com frequência em Puerto Varas. Recomendamos caprichar nos agasalhos e levar roupas impermeáveis para continuar aproveitando as atividades ao ar livre mesmo que haja um pouco de chuva.

⇒ Na hora de se vestir, utilize o “estilo cebola”, cujas roupas são colocadas em camadas e retiradas conforme a necessidade – em ambientes aquecidos você pode retirar as peças de roupa mais quentes para não sentir calor.

⇒ Puerto Varas é uma cidade tranquila quanto à segurança. Há pouco policiamento nas ruas e os índices de crimes são baixos. Ande tranquilamente pela cidade em qualquer hora do dia e tenha mais atenção ao visitar Puerto Montt, especialmente na área do Mercado Angelmó, onde turistas frequentemente sofrem com furtos.

CURIOSIDADES

→ Foi povoada por alemães e fundada  no final do século XIX, sendo co-irmã da cidade brasileira de Gramado/RS.

→ Por ser tão florida, é conhecida como Cidade das Rosas.

→ A cor dos lagos é tão viva e suas águas são limpas e geladas em virtude de sua origem: são decorrentes do degelo dos glaciares próximos.

→ Sobre os vulcões citados no post, o Osorno teve sua última erupção em 1850 e o Calbuco, em 2015.

→ Puerto Varas fica na região de Los Lagos, já na Patagônia. Esta não possui fronteiras delimitadas de modo específico. Fica dentro do sul da Argentina e do Chile. Sua beleza se deve entre outros fatores a presença das Cordilheiras dos Andes e a presença do Oceano Pacífico e Atlântico

→ O clima da região é extremamente instável devido à proximidade da Antártida.

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

dsc03372

LAGO LLAHNQUIHUE E VULCÃO OSORNO – PUERTO VARAS/CHILE

DSC03394.JPG

PUERTO VARAS – CHILE

DSC03390.JPG

PUERTO VARAS – CHILE

dsc03397

PUERTO VARAS/CHILE

dsc03452

PUERTO VARAS/CHILE

DSC03454.JPG

PUERTO VARAS – CHILE

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!

7 comentários sobre “PUERTO VARAS

  1. Pingback: LAGOS ANDINOS
  2. Pingback: BARILOCHE
  3. Herculano disse:

    Puerto Varas simplesmente é demaisss! Porta de entrada dos Lagos Andinos pelo lado chileno. Hotel BelaVista, seu nome é apropriado, pois de sua localização avistamos vulcão Osorno e lago que fica na sua porta. Maravilhoso!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s