FLORENÇA

Capital da Toscana (famosa região italiana pelas paisagens rurais românticas) e berço da Renascença, Florença reúne arte, história, cultura e muito charme para a alegria dos turistas.

É a terra de Dante Alighieri (da Divina Comédia) e Galileu Galilei. Local onde trabalharam Michelangelo, Leonardo da Vinci, Maquiavel e outros gênios artísticos. Trata-se de uma cidade que já foi considerada a mais influente do país e tem nas esculturas, igrejas, museus  clássicos e comércio de alta qualidade motivos para encher-se de orgulho.

dsc05952

IGREJA DE SANTA MARIA DEL FIORE (DUOMO) – FLORENÇA, ITÁLIA

QUANDO IR

Como o inverno pode trazer temperaturas até mesmo negativas e o verão atinge cerca de 35º, a primavera e o outono são as indicações para aproveitar temperaturas menos rigorosas.

Os meses não indicados são dezembro e janeiro (auge do frio), julho e agosto (auge do calor), e novembro por ser o mais chuvoso. Procure ir em maio, junho ou setembro.

COMO CHEGAR

O Aeroporto de Florença recebe voos de várias companhias, principalmente a Alitalia.

Mas, geralmente, o ponto de chegada da maioria dos turistas na Itália, até mesmo pelo valor, é Roma ( 1:35h até Florença) ou Milão. Se é o seu caso,  confira valores e horários no site para ir em excelentes trens das mencionadas cidades até Florença pela Trenitalia.

Atenção especial para a existência de três estações a escolher para sua chegada em Florença: Firenze Rifredi, Firenze Campo di Marte e Firenze Santa Maria. Recomendamos a escolha pela Firenze Santa Maria (fácil acesso aos pontos turísticos).

dsc05903

ESCULTURAS NA PIAZZA DELLA SIGNORIA – FLORENÇA, ITÁLIA

VISTO

Não é necessário

FUSO HORÁRIO

(GMT+2).  5 horas a mais que o horário oficial do Brasil. Assim, se em Brasília são 10h, em Florença são 15h.

MOEDA

Euro

IDIOMA

Italiano, mas o inglês é bem aceito por lá.

QUANTO TEMPO FICAR

O lugar tem muito a oferecer, se puder reservar 3 dias vai usufruí-los muito bem. Nossa passagem pela cidade foi corrida, mas adoramos. Se só puder passar pouco tempo, mesmo assim vale à pena. O clima da cidade é ótimo, os principais pontos turísticos são próximos e tudo é lindo!

dsc03548

PIAZZA DELLA SIGNORIA – FLORENÇA, ITÁLIA

COMO SAIR DO AEROPORTO

Táxi – O valor do táxi é tabelado, sendo cobrado um valor adicional por mala. O valor também sofre aumento tratand0-se de corridas na madrugada ou feriado. O valor fica em torno de 30 euros até os principais pontos turísticos.

Ônibus – O valor do ônibus, que custa menos de 10 euros, é pago no ônibus. A parada é logo em frente ao aeroporto, fácil de ser avistada. Funcionam de 6h da manhã até às 23 horas.

Serviço de limusine – Para agendar os serviços, seguem os sites www.coave.it e www.rentcarinflorence.com.

HOSPEDAGEM

Por ser uma região muito charmosa e dedicada ao turismo de casais em lua de mel, o custo das diárias costuma ser bem salgado. Indicamos abaixo algumas opções bem avaliadas por turistas:

Para mais alternativas, consulte o BOOKING, TRIVAGO ou TRIPADVISOR. Querendo alugar um quarto, apartamento ou uma casa para temporada, aproveitando para conhecer toda a linda região da Toscana e o norte italiano, acesse o AIRBNB.

O QUE CONHECER

Duomo e Batisttero – É a catedral principal, chamada de Santa Maria del Fiore. As portas do Batistero são famosas por suas passagens bíblicas, sendo a mais conhecida a de bronze.

Piazza della Signoria –  Uma praça incrível que reúne atrações como a Galleria degli Uffizi, Loggia dei Lanzi, Palazzo Vecchio e a Fontana di Netuno.

dsc05887

Galleria degli Uffizi – É considerado por muitos como o museu mais importante da Itália, com obras de Botticelli, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Palazzo Vecchio – É a sede da prefeitura e possui um museu com obras de Donatello e outros.

Ponte Vecchio – A mais famosa ponte de Florença. Muitas lojas de joias incríveis são instaladas nessa ponte.

Loggia dei Lanzi –   O lugar apresenta esculturas como Perseo com a cabeça da Medusa de Benvenuto Cellini  e o Centauro de Giambologna.

Galleria della Accademia – Nessa galeria situa-se o original de David de Michelangelo e um Museu de Instrumentos Musicais.

Palazzo Pitti – Existe uma série de museus dentro desse palácio: Galeria Palatina, Galeria de Arte Moderna, Museu da Prataria, Museu de roupas, Museu da Porcelana e ainda é possível visitar os aposentos do palácio.

Palazzo Medici– Lá acontecem exposições temporárias e situa-se um museu e uma capela.

Basilica e Piazza Santa Maria Novella – foi a primeira grande igreja basílica constru[ida em Florença e continua sendo a principal dominicana da cidade.

Basilica di Santa Croce – Fica na Piazza Santa Croce, existem várias tumbas dentro dessa igreja.

Piazzale Michelangelo – o melhor mirante de Florença. Imperdível. Fica no alto de uma colina, na margem oposta do Rio Arno (do outro lado em relação à Igreja Duomo e Galeria Uffizi).

Piazza della Repubblica – concentra cafés tradicionais (destaque para o Caffé Gilli) e hotéis luxuosos, além do Arco do Triunfo.

Rio Arno – rio que atravessa Florença e passa por debaixo da Ponte Vecchio. É o segundo maior da Itália, atrás apenas do Tevere (que banha Roma).

dsc03568

RIO ARNO – FLORENÇA, ITÁLIA

Via dei Calzaiuoli – movimentada rua de Florença, com muitas lojas de sapatos, roupas e bolsas (Swarovski, Max & Co, Stefanel,  Intimissimi, Calzedonia, Bata, Carpisa. Aproveite para trocar dinheiro na casa de câmbio que tem aí.

Fontana del Porcellino – é a fonte do javali de bronze, um dos maiores símbolos da cidade e que fica na entrada da Loggia.

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE

A melhor maneira é caminhando por conta própria. Mas se preferir utilizar ônibus, existem duas linhas úteis que são a número 12 e a número 13.

Se faz questão de alugar um automóvel, a carteira de habilitação do Brasil é válida na Itália, com a exigência que esteja acompanhada de tradução juramentada e vigente pelo período de um ano após a entrada na Itália. Mas uma sugestão que pode ser mais prática é a carteira internacional de habilitação. Caso queira alugar um carro, sugerimos a empresa RENTCARS.

dsc03530

IGREJA SANTA MARIA DEL FIORE (DUOMO) – FLORENÇA, ITÁLIA

CULINÁRIA LOCAL

A culinária italiana agrada o mundo. Florença reserva boas opções para sua experiência com a comida do país. O prato típico mais conhecido do lugar é a bisteca bovina ou feijão branco. As massas também são espetaculares, como macarronadas, pizzas e lasanhas.

RESTAURANTES

A cidade está repleta de boas opções para todos os gostos e bolsos. Com certeza, lá muitos vão chamar sua atenção, mas para você já ir adiantando seu contato com o lugar, separamos algumas opções para sua consulta:

Bistrò del Mare

La Bottega del Buon Caffè

Tratoria Diladdarno

Il Santo Bevitore

Enotria Restaurante e Enoteca

 – Cioccogelateria Vencchi

COMPRAS

Pra quem gosta de chocolate, couro e joias, Florença é uma ótima pedida. A cidade está repleta de boas opções de lojas, inclusive grandes marcas.

Para joias, a Ponte Vecchio é a melhor região para apreciar e comprar. Já se a pedida é couro a baixo custo, existe uma feira conhecida como Loggia del Porcellino. Nesse lugar você encontra o famoso Porcellino (javali de bronze).

dsc03545

LOGGIA DEL PORCELLINO – FLORENÇA, ITÁLIA

Se a preferência é economizar, não se preocupe, existem muitas opções baratas espalhadas por Florença, bem próximas aos pontos turísticos.

Mas se procura lojas reconhecidas mundialmente, vai encontrar marcas como: Rolex, Prada, Gucci, Puma, entre outras.

VIDA NOTURNA

Apesar de a cidade ser propícia para o romance e bons restaurantes, trata-se de uma das maiores e mais importantes cidades italianas. Assim, não faltam opção aos jovens e aos que gostam de se divertir nas baladas e bares. Seguem alguns locais animados bem recomendados:

Para quem prefere algo mais erudito, compensa conferir a programação de concertos, óperas, musicais e peças na cidade nos seguintes sites: Italian Ticket Office ou Classictic.

NOSSA EXPERIÊNCIA

Saímos de Cinqueterre, passamos por Pisa e depois chegamos a Florença. Todo nosso trajeto foi feito através de trem. Os ingressos conseguimos comprar na hora mesmo, sem grande transtorno.

Apesar de corrido, o tempo em Florença foi bem proveitoso. Conhecemos os seguintes pontos turísticos: Igreja e Batistério da Santa Maria del Fiore (Duomo), Piazza della Signoria, Ponte Vecchio, Igreja de Santa Croce, Galleria dell’Academia, Loggia del Porcellino.

Tudo é muito bonito e a cidade é muito charmosa. Destacamos para quem tem pouco tempo a igreja Santa Maria del Fiore (Duomo), Piazza della Signoria e Ponte Vecchio. Se ficar mais de uma tarde, não deixe de ir também à Piazzale Michelangelo e Galeria Uffizi.

dsc05893

PIAZZA DELLA SIGNORIA – FLORENÇA

CURIOSIDADES

→ A Galeria Uffizi réune uma das melhores coleções de arte do mundo, tendo sido construída em 1560 como escritórios para os funcionários do governo Medici e inaugurado ao público apenas em 1765.

→ Galileu Galilei foi outro expoente da cidade (o nome do aeroporto é em sua homenagem). Seus restos mortais estão guardados na Igreja Santa Croce. Quer dizer, quase todos eles. Isso porque na mudança de seu corpo – enterrado originalmente em lugar escondido, por ele ser considerado herege na época da sua morte – para a mencionada igreja, foram removidos três dedos e um dente dele. Um dos dedos encontra-se exposto no Museu Galileu.

→ A famosa estátua original de Davi, esculpida por Michelangelo em 1504, localiza-se no átrio da Accademia. Ela ficava na parte externa do Palácio Vecchio, mas foi removida após ser atingida por uma cadeira, que provocou a quebra do braço esquerdo, depois refeito pedaço por pedaço.

→ O javali de bronze da Loggia del Porcellino é uma cópia cujo original helenístico encontra-se na Galeria Uffizi.

DICAS

 ⇒ Florença tem fama por seus sorvetes. Não deixe de conferir o famoso gelato.

⇒  Na hora das compras, pode pedir o reembolso das taxas. Basta solicitar, no ato da compra, o cupom fiscal (emitido em duas vias). Junte todos eles e, no aeroporto, dirija-se ao setor do Tax Refund Cheque na alfândega. Deixe acessíveis os produtos comprados referentes às notas fiscais apresentadas. Depois de carimbadas as notas, leve-as dessa forma até uma área diferente após passar pelo raio-x do embarque. Somente lá você recebe o dinheiro (normalmente, em cédulas de euro). 

⇒ Leve agasalho mesmo no verão, o tempo pode virar rapidamente. É bom prevenir.

⇒ Existe um cartão de turismo que pode facilitar muito sua vida, evitando filas e te dando livre acesso a várias atrações turísticas, é o Firenze Card.

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

dsc03562

FONTE DE NETUNO – PIAZZA DELLA SIGNORIA – FLORENÇA, ITÁLIA

dsc05859

IGREJA SANTA MARIA DEL FIORE (DUOMO) – FLORENÇA, ITÁLIA

dsc05866

FLORENÇA, ITÁLIA

dsc05884

ESCULTURAS NA PIAZZA DELLA SIGNORIA – FLORENÇA, ITÁLIA

dsc05909

RIO ARNO E PONTE VECCHIO – FLORENÇA, ITÁLIA

dsc05920

ATRAVESSANDO A PONTE VECCHIO COM SUAS LOJAS DE JOIAS – FLORENÇA, ITÁLIA

dsc05956

BASÍLICA DI SAN LORENZO – FLORENÇA, ITÁLIA

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do facebook!

5 comentários sobre “FLORENÇA

  1. Pingback: VENEZA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s