OURO PRETO

A charmosa cidade mineira guarda ótimas opções gastronômicas, culturais e belezas de encher os olhos, incluindo a sua fantástica arquitetura colonial.
A Cidade Histórica de Ouro Preto abriga o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, título recebido em 1980. Uma viagem no tempo que merece ser vivida por você.

IMG-20171124-WA0048.jpg

OBELISCO DA PRAÇA TIRADENTES – OURO PRETO, MINAS GERAIS

COMO CHEGAR
Se não mora ou está em Minas Gerais, a melhor opção é pegar um voo até Belo Horizonte e de lá partir de ônibus ou carro alugado. Se quiser alugar carro, recomendamos o site Rentcars.

Ainda considerando a opção carro, partindo de Belo Horizonte, você deve seguir pela BR-040 até o trevo da BR-356, que é o acesso a Ouro Preto. Consulte a empresa Pássaro Verde, para saber horários e valores. Da rodoviária até o centro/praça principal o valor é bem acessível (valor abaixo de R$40,00).

QUANDO IR
O clima é úmido no verão e seco no inverno. Mas o principal a se considerar é o calendário festivo da cidade: no carnaval o público é o que está em busca de festas e agito. Se procura descanso ou uma viagem tranquila, evite o carnaval.
Para quem prefere curtir o romance e o charme da cidade, recomendamos o período entre maio e outubro, que é menos chuvoso, com céu limpo e azul, e um friozinho que pode alcançar 6°C durante a noite.
DDD
31
QUANTO TEMPO FICAR
Como sempre dizemos, depende muito do seu perfil. Se quiser descanso, é sempre bom considerar mais tempo (uma semana é um ótimo período para quem tem tempo disponível e quer sentir como vivem os habitantes de lá), mas se procura aproveitar ao máximo com o mínimo de tempo possível, acreditamos que 3 dias é o suficiente para desfrutar bastante da cidade.
HOSPEDAGEM

Fique próximo a Praça Tiradentes, bem no centro histórico. Isso vai facilitar seu deslocamento até os principais pontos turísticos e vai garantir que você possa aproveitar bastante o dia e a vizinhança.

Separamos algumas opções para sua consulta:
Para mais opções que melhor se adequem ao seu estilo, acesse o BOOKING, TRIVAGO ou TRIPADVISOR. Caso prefira alugar um quarto, apartamento ou casa para uma temporada, clique no link do AIRBNB.
IMG-20171124-WA0050.jpg

RESTAURANTE BENÉ DA FLAUTA – OURO PRETO, MINAS GERAIS

O QUE CONHECER

Feira de Pedra Sabão – Em frente à Igreja principal encontra-se a Feira de Pedra Sabão. Nela você encontra artesanato,  arte e utensílios domésticos esculpidos em pedra sabão.

Igreja de São Francisco de Assis – Datada de 1766 apresenta o estilo barroco e rococó; as esculturas da porta e os púlpitos são obras de Aleijadinho.

Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição – Do ano de 1727, é onde estão os restos mortais do Aleijadinho e também um museu com algumas de suas obras.

Museu do Aleijadinho – reúne obras e itens que retratam a vida desse artista mineiro barroco. Fica na sacristia da Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antonio Dias.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar – Do ano de 1733, é considerada imperdível devido a suas obras, assim como o Museu de Arte Sacra com uma coletânea de mais de 400 peças dos séc. XVIII e XIX.

Igreja de São Francisco de Paula  – Do ano de 1804, fica em um ponto mais alto, permitindo uma bonita vista.

Museu da Inconfidência – Localizado na praça Tiradentes, funciona em um edifício inaugurado em 1944. Reúne objetos e documentos referentes à Inconfidência Mineira, além dos túmulos de alguns inconfidentes. Possui auditório e espaço para exposições temporárias.  Praça Tiradentes, 139 – Ouro Preto.

Museu Casa Guignard – Casa onde viveu o pintor Alberto da Veiga Guignard, fica Rua Conde de Bobadela 110 – Ouro Preto.

Casa de Contos – Edifício de 1792, na Rua São José 112.

IMG-20171124-WA0017 (1).jpg

PRAÇA TIRADENTES – OURO PRETO, MINAS GERAIS

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE
Apesar da cidade contar com opções de táxi, sem sobra de dúvidas, a melhor maneira de se deslocar pela cidade é caminhando. Leve calçado adequado e prepare-se para muitas ladeiras, mas o trajeto é todo de muito charme e garantia de linhas paisagens e muitos detalhes da arquitetura colonial.
Se viajar para Ouro Preto, hospedando-se longe da praça central, e sua intenção é conhecer a cidade com a máxima economia possível, confira as opções dos ônibus circulares nesse link da prefeitura.
CULINÁRIA LOCAL

Prepare-se para muitas delícias típicas da comida mineira, com muita comida feita em panela de barro e temperos. Entre nossas preferências estão o tutu, o feijão tropeiro, carne desfiada, frango com quiabo.

Outras delícias a provar:

Doce de abóbora;

Bolinho de mandioca frito;

IMG-20171124-WA0049

RESTAURANTE BENÉ DA FLAUTA – OURO PRETO, MINAS GERAIS

Bambá de couve – caldo de carne engrossado com fubá, ovos, couve e linguiça;

Ambrosia – doce frio feito com leite, ovos, casca de limão, açúcar e canela;

Cozido à moda mineira ou panelada de campanha – feito com carne de porco e de boi e legumes;

Couve refogada – normalmente acompanha a feijoada ou o tutu.

 

RESTAURANTES

A cidade é repleta de boas opções, separamos algumas para você já poder começar sua escolhas e já ir se preparando para as delícias que te aguardam.

Escada Abaixo

Restaurante Graciete

Bené da Flauta  (o da foto abaixo)

COMPRAS
Muita pedrão sabão é a principal característica do artesanato local. É a principal matéria prima trabalhada na região, feiras de artesanato são comuns na região. Outras opções também são esculturas, pinturas, mosaicos e xilogravuras. Você encontra diversas lojas especializadas ao caminhar pelo centro histórico. Além disso, não deixe de aproveitar o artesanato de renda e tecidos.
dsc05440

OURO PRETO, MINAS GERAIS

VIDA NOTURNA
A cidade é sede da  Universidade Federal de Ouro Preto, tornando a vida noturna da cidade animada. A rua referência é a Rua Conde de Bobadela, mais conhecida como Rua Direita. Existem também muitas repúblicas e festas organizadas por elas, o movimento costuma ser mais fraco nos períodos de férias.
Entre os bem avaliados, citamos:
– Bar do Gaitão
dsc05433

LADEIRA E CASARIO – OURO PRETO, MINAS GERAIS

NOSSA EXPERIÊNCIA

Aproveitamos a viagem que fizemos para Tiradentes e São João Del Rei para conferir a cidade de Ouro Preto. O lugar é realmente um encanto. Super romântica e rica em história, delícia de lugar.

Recomendamos o restaurante Bené da Flauta e os seguintes pontos turísticos: Museu da Inconfidência, Igreja de São Francisco de Assis, Museu Aleijadinho e Feira de Pedra Sabão.

DICAS
⇒ Nada de salto alto ou calçados desconfortáveis. Prepare-se para chão irregular e ladeiras. O sol é forte, protetor solar também é um item importante na mala.
⇒ Já fique ciente que as badaladas dos sinos da igreja podem atrapalhar seu sono, entre no clima e aproveite até mesmo esse detalhe.
⇒ Que tal conhecer as cidades próximas:

Ouro Preto para Mariana – 13 km

Ouro Preto para São João Del Rey – 150 km

Ouro Preto para Tiradentes – 170 km

Tiradentes para São João del Rey – 14 km

CURIOSIDADES
→  Ouro Preto foi fundada pelos bandeirantes no começo do século XVIII, recebeu o nome de Vila Rica. Ganhou destaque como uma das principais áreas do ciclo do ouro em Minas Gerais. Nessa época chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina  (ano de 1730).
→ A casa de Tiradentes foi devastada. O seu local foi salgado para que mais nada ali nascesse, e as autoridades  consideraram infames todos os seus descendentes.
→ Na primeira noite em que a cabeça de Tiradentes ficou exposta em Ouro Preto, ela foi roubada e o seu paradeiro desconhecido até os dias atuais.
dsc05425

MUSEU DA INCONFIDÊNCIA – OURO PRETO, MINAS GERAIS

dsc05427

PRAÇA TIRADENTES – OURO PRETO, MINAS GERAIS

OURO PRETO, MINAS GERAIS

dsc05444

RESTAURANTE BENÉ DA FLAUTA – OURO PRETO, MINAS GERAIS

dsc05451

RESTAURANTE BENÉ DA FLAUTA – OURO PRETO, MINAS GERAIS

 
 
Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!

2 comentários sobre “OURO PRETO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s