ESTAÇÕES DE METRÔ DE MOSCOU

Como já mencionamos no post GUIA PRÁTICO – RÚSSIA e Moscou, as estações de metrô da capital russa são uma atração imperdível e merecem um espaço no seu roteiro.

Foram construídas segundo os preceitos dos governantes socialistas para servirem de verdadeiros palácios para a classe trabalhadora (os maiores usuários desse meio de transporte) e para demonstrarem a pujança da União Soviética frente ao capitalismo norte-americano.

Agora, como saber quais as mais famosas e decidir por quais passar? Como escolher? Como usar o metrô? Para esclarecer essas dúvidas e ajudar na escolha, preparamos esse post para dividir nossa experiência com você e tentar facilitar ao máximo seus preparativos de viagem.

 

metro moscou

REDE DE METRÔ DE MOSCOU ALFABETO OCIDENTAL

quanto-tempo-ficar

QUANTO TEMPO RESERVAR PARA CONHECER AS ESTAÇÕES PRINCIPAIS

1 ou 2 dias são suficientes pra visitar, seja conhecendo as estações mais próximas aos pontos de seu interesse ou, como nossa sugestão, reservando esse tempo para simplesmente parar um pouco e prestar atenção na riqueza de detalhes das mais famosas ou que te agradem.

Tenha em mente que as estações de metrô de Moscou são verdadeiras atrações turísticas, mais bonitas que a grande maioria dos prédios imponentes espalhados pela cidade. Separamos aqui fotos, dicas e informações para facilitar sua escolha. 

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO METRÔ

O funcionamento dos metrôs vai das 6h até 1h (as estações abrem entre 5:30 e 5:40).

notas-de-dolar_318-78667

QUANTO CUSTA

Para consultar o valor atualizado do bilhete, separamos esse link. O custo da passagem unitária é de aproximadamente 50 rublos, o que corresponde a 3 reais. Se precisar ter uma ideia da cotação atual, utilize o link de conversão monetária oficial do Banco Central do Brasil no link  aqui disponível.

Mas há diferentes tipos de bilhete (avulso ou combos/pacotes) que correspondem a valores também distintos. Fique atento porque, a depender da quantidade de vezes que você pretende usar o metrô, dá para economizar comprando um cartão que inclua mais passagens durante sua estadia em Moscou.

IMG_0506

ESTAÇÃO KOMSOMOLSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

dicas

QUANTOS BILHETES COMPRAR

Acima mencionamos o valor do bilhete para uma única viagem e o link do preço atual. Mas, para saber o valor total a ser gasto, será necessário decidir em quais estações você sairá para conhecer os pontos turísticos da cidade, ou se vai passar o tempo dedicando-se a visitar prioritariamente as lindíssimas estações, apenas indo de uma para outra, inclusive entre linhas diferentes (sem sair da rede de metrô e, por consequência, sem gastar novos bilhetes). Quanto mais bilhetes comprar, menor fica o valor unitário. Nesse link você consegue o valor atualizado dos diferentes pacotes de passagens.

As opções de compras e sua validade:

Única viagem (avulso): válido por 5 dias.
2 viagens: válido por 5 dias.
5 viagens: válido por 45 dias.
10 viagens: válido por 45 dias.
20 viagens: válido por 45 dias.
60 viagens: válido por 45 dias.
Passe mensal

Sugestão: A gente entende que 5 a 10 passagens por pessoa são suficientes para você aproveitar bem as estações de metrô. Isso porque muitas vezes você nem precisará sair delas, já que na mesma linha, você pode parar em lindas estações gastando apenas um bilhete, apenas saindo do vagão, tirando suas fotos, parando um tempo pra contemplar e voltando a outro vagão para seguir seu roteiro.

IMG_0282

PLACA COM AS ESTAÇÕES DA LINHA 3 EM CIRÍLICO – MOSCOU, RÚSSIA

Importante: O cartão de metrô em Moscou não é personalíssimo (não fica registrado ou vinculado para o comprador apenas). Assim, se você viajar com um grupo de amigos ou familiares, você pode compartilhar o cartão com essas outras pessoas, sem precisar gastar um cartão para cada interessado em andar de metrô. A título de exemplo, o mesmo cartão que A passou na catraca, pode ser usado logo em seguida na mesma catraca ou em outra da estação por B, C, D, etc…. Claro que a cada pessoa que usa o cartão reduz-se o total de passes nele incluídos.

ao-controle_318-142370

COMO COMPRAR OS BILHETES

É fácil achar as estações de metrô, já que elas são identificadas ao lado de placas com um M vermelho, ao lado de escadas para o subterrâneo ou mesmo em galerias ou prédios próprios.

Para comprar seu bilhete, procure a palavra Kacca que sinaliza o local para realizar a compra. Lá existem opções de caixas de auto atendimento ou a tradicional compra através de um atendente. Boa parte das estações têm centro de informações com atendentes que falam inglês ao lado das Kacca – tendência cada vez maior com a proximidade da Copa do Mundo da Rússia. Caso você dê azar e não encontre um atendente que fale inglês, para sinalizar o número de bilhetes você pode indicar os números com as mãos.

IMG_0283

SINAL INDICATIVO DE UMA ESTAÇÃO DE METRÔ

lider-de-um-grupo-com-um-balao-de-fala-vazia_318-44062

COMO ORGANIZAR SEU ROTEIRO

A princípio, considerando que muitos (como nós) não dominam o idioma russo, parece uma missão bastante complicada utilizar esse meio de transporte. Mas, com um pouco de leitura a respeito, é possível.

Consideramos alguns aspectos fundamentais para que você consiga aproveitar bem o tempo e não tenha problemas.

Para saber sobre valor, tempo, estações mais famosas, dicas e curiosidades, trouxemos essas informações logo abaixo em tópicos para facilitar sua leitura.

1- Procure estudar o alfabeto cirílico (usado na Rússia) e identifique as letras correspondentes no seu alfabeto. Leve com você um guia com as palavras mais importantes, tanto com a grafia cirílica quanto com a grafia que você domine.

2- É bom listar os pontos que deseja conhecer e levar com você um mapa (de preferência colorido) do metrô com os pontos a visitar. Ajuda bastante se você estiver com a versão em inglês e russo, pelo fato de que as informações dentro do vagão do metrô estão todas em russo. Com o mapa e as informações, é possível localizar-se com facilidade. Você pode até mesmo não prestar atenção nas informações faladas, contando apenas o número de paradas que ele fará em cada estação até chegar ao seu destino.

IMG_0327

PARADAS DA LINHA DO METRÔ INDICADAS DENTRO DO VAGÃO

 2 – E como escolher esses pontos?  Deixamos  abaixo em NOSSA EXPERIÊNCIA a escolha feita por nós. Mas, considerando sua necessidade de adaptação (ponto de partida, estações escolhidas, duração e etc), escrevemos também abaixo o tópico UM POUCO MAIS SOBRE AS ESTAÇÕES MAIS FAMOSAS com fotos e informações.

E para a parte operacional do dia, dentro da construção do roteiro, vamos para os passos seguintes. Tais dicas são mais direcionadas a quem pretende destinar um dia ou mais para conhecer as estações. Você pode também conhecer as estações à medida que for se deslocando pela cidade, no post de Moscou destacamos as estações dentro do tópico O QUE CONHECER. Vale a pena conferir.

IMG_20160817_134800697_HDR.jpg

IMENSA ESCADA ROLANTE – MOSCOU, RÚSSIA

3 – Dentro desta listagem de pontos, identificar a estação de metrô mais próxima a sua hospedagem ou outro ponto que tenha interesse em iniciar o dia;

4 – Observar que a linha circular (circular line), na cor marrom, integra todas as outras. Os pontos de transição entre linhas de cores diferentes estão devidamente demarcados.

5 – Procure decorar ou ter sempre acessível as três primeiras letras da estação de metrô que deseja conhecer ou descer. Isso porque muitas vezes é necessário fazer uma ou mais baldeações (troca) entre linhas do metrô e há placas que sinalizam algumas estações para um sentido e outras para outra direção. Se você decorar “o desenho” das três primeiras letras não tem erro.

o-que-conhecer

UM POUCO SOBRE AS ESTAÇÕES MAIS FAMOSAS

  • Elektrozavodskaya (Электрозаводская) – A iluminação é o ponto mais marcante dessa estação. Lindíssima. Está entre nossas favoritas. Foi  inaugurada apenas em 1944. Fica na linha 3, azul, Arbatsko–Pokrovskaya.
  • Mayakovskaya (Маяковская) – Tem um ambiente futurista, apesar de sua inauguração ser datada de 1938 e ter servido como abrigo na Segunda Guerra mundial. É a mais premiada estação de metrô moscovita, pela funcionalidade e estética. Fica na linha 2, verde, chamada Zamoskvoretskaya.
IMG_0287

ESTAÇÃO MAYAKOVSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

  • Komsomolskaya (Комсомо́льская) – Considerada pela maioria como a mais bonita. Arquitetura detalhada, assemelha-se mais a um caprichado museu ou palácio do que com a imagem geral que temos de estação de metrô. Foi inaugurada em 1952. Fica na linha 5, marrom, chamada Koltsevaya.
IMG_0508

ESTAÇÃO KOMSOMOLSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

  • Prospekt Mira (Проспект Мира) – Uma estação com predominância da cor branca, bastante clássica e com inspiração na arquitetura grega. Foi uma grata surpresa pois não havíamos lindo tanto a respeito de indicações. Fica na linha 5, marrom, chamada Koltsevaya. Ela fica perto do Museu da Cosmonáutica e do Parque de Exposições VDNKh.

 

  • Kiyevskaya (Ки́евская) – Com bastante mármore e dourado, a construção de 1953 impressiona pelos arcos de acesso aos vagões do metrô. Fica na linha 3, azul, Arbatsko-Pokrovskaya.

 

  • Novoslobodskaya (Новослободская) – Construída em 1952. Essa estação conta com muitos vitrais coloridos (32 vitrais), acessórios decorativos em bronze e muitos detalhes. Fica na linha 5, marrom, chamada Koltsevaya.
IMG_0334.JPG

ESTAÇÃO NOVOSLOBOSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_0336.JPG

ESTAÇÃO NOVOSBOLODSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

  • Ploshchad Revolyutsii (Пло́щадь Револю́ции) – Com esculturas (ao todo 76) em bronze e arcos de mármore a construção de 1938 ganha destaque. As esculturas representam trabalhadores de diferentes áreas da União Soviética: soldados, fazendeiros, escritores, atletas e outros. Fica na linha 3, azul, Arbatsko-Pokrovskaya.

 

  • Park Pobedy (Парк Победы) – Com cores alaranjadas, muita iluminação e piso quadriculado, essa linda estação tem um charme mais moderno. Fica na linha 3, azul, Arbatsko-Pokrovskaya.
IMG_3997

ESTAÇÃO PARK POBEDY – MOSCOU, RÚSSIA

  • Arbatskaya (Арбатская) – mais uma linda estação. Caracterizada pelos arcos mais largos (elipses), belas luminárias nas laterais e piso em mosaico de pedras coloridas, essa é uma estação super útil para quem deseja conhecer a região comercial e animada de Moscou, e perto do Kremlin. Inagurada em 1953. Linha 3, azul escura, Arbatsko-Pokrovskaya.
IMG_20160817_192336592.jpg

ESTAÇÃO ARBATSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

  • Bielorusskaya (Белорусская) – predominância da cor branca (bielo em russo significa branco), com frisos e desenhos em alto relevo, equilibrando a sobriedade com detalhes palacianos.
IMG_20160817_134527732

ESTAÇÃO BIELORUSSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

  • Novokuznetskaya – marcada pela decoração que alterna tons ocres (de terra) nas paredes detalhadas, com o branco do teto e o negro do chão. Belo exemplar da mistura de influências estéticas russas. Linha 2, verde escura, Zamoskvoretskaya.
  • Dostoievskaya – Dedicada aos mestres da literatura russa, em especial Dostoievski (autor de clássicos como “Crime e Castigo” e “Os Irmãos Kamarazov”. Além do painel que retrata aquele autor, a estação destaca-se pela lina e moderna iluminação, com luzes em arco. Linha 10, verde clara, Lyublinsko-Dmitrovskaya.

 

coracao

NOSSA EXPERIÊNCIA

Chegamos em Moscou já com interesse em conhecer as estações mais famosas. Apesar do medo inicial após lermos alguns relatos sobre a dificuldade de circular de metrô na cidade, ele se desfez logo na primeira estação.

IMG_0349.JPG

NÓS NA ESTAÇÃO NOVOSLOBODSKAYA – MOSCOU

O material que levamos (mapa colorido sobre a rede subterrânea, com o nome das estações em inglês e russo; o guia do alfabeto e palavras importantes em cirílico e sua tradução) e a prestatividade do funcionário do balcão de informações na primeira estação facilitaram demais. Além disso, a gente já havia feito um planejamento sobre o nosso itinerário: quais as estações nos interessavam, quais as eram as linhas correspondentes, onde fazer a baldeação/migração, onde queríamos descer para ver atrações. Decoramos as três primeiras letras de cada estação que pretendíamos conhecer e o símbolo das placas de saída. Bastou isso para que nosso passeio tenha sido tão bom e muito tranquilo.

Logo na primeira estação, nós 3 compramos um cartão com 60 passes/passagens. Foi exagerado. Descemos em 4 ou 5 lugares para visitar, o que mostra que bastava um cartão de 15 a 20 passagens para usufruirmos da mesma forma satisfatória da rede de metrôs de Moscou. Evite nosso erro. Calcule de 5 a 10 passagens por pessoa na hora de comprar seu cartão de mobilidade urbana.

Reservamos um dia para transitarmos entre as estações. Adoramos a experiência. Começamos pela estação Ploshchad Revoliutsii/Teatralnaya, passando pela Mayakovskaya, Belorusskaya (linha 2, verde escura), fazendo a baldeação para a linha circular até chegar na estação Novosbolodskaya. Seguimos pela linha circular e paramos para descer na estação Prospekt Mira, para visitar algumas atrações lá perto.

Ao voltarmos para o metrô, seguimos até a estação vizinha (Komsomolskaya). Seguimos pela linha circular, fizemos a baldeação na estação Kurskaya (linha 3, azul escura) até chegarmos na Elektrozavodskaya. Na sequência, seguimos até a estação seguinte (Partizanskaya), onde saímos para conhecer o Kremlin de Izmaylovo.

Após essa parada, seguimos até a estação Kievskaya, ainda na linha 3, azul escura. Por fim, fomos de lá até a estação Arbatskaya, onde fizemos a migração para a linha vermelha e seguimos até a estação Sportivnaya. Lá descemos para conhecer o Convento de Novodevichy e o agradável parque ao redor. Em seguida, voltamos para a estação Arbatskaya, que era a mais próxima da nossa hospedagem.

IMG_20160817_154150030.jpg

ESTAÇÃO KOMSOMOLSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

No último dia livre em Moscou, após voltarmos de São Petersburgo, pegamos mais um metrô na Arbatskaya e seguimos até a estação do Park Pobedy (também na linha 3, azul escura). Lá descemos e vimos o lindo parque das vitórias militares russas, com jardins, monumentos e igrejas ortodoxas, bem perto do Arco do Triunfo.

Não chegamos a um consenso sobre a mais bonita, mas as duas grandes eleitas foram: Elektrozavoskaya e Mayakovskaya.

Leia nosso passo a passo (seção “Como organizar seu roteiro”) e fique à vontade para repetir nosso itinerário de estações. Você não vai se arrepender de parar alguns momentos para conhecer essas que são lindas atrações, e as mais baratas da cidade.

 

ideia

DICAS

-> Se você não for em excursão ou não tiver um guia, procure estudar o alfabeto cirílico antes de viajar para a Rússia. E, o mais importante, leve com você esse alfabeto escrito com as correspondências no alfabeto do seu país. Fica muito mais fácil perguntar e entender a lógica da sinalização dessa maneira.

⇒ Como já dissemos acima, é bastante útil levar impresso o mapa do metrô em russo e em inglês para auxiliá-lo na localização. Lembrando que dentro dos vagões do metrô as informações são apenas em russo e ter um mapa em russo pode ser determinante para que você identifique onde está. Antes de entrar no vagão do metrô já identifique no mapa quantas estações pelas quais vai passar antes do ponto de chegada.

IMG_20160817_130754671.jpg

VAGÃO DO METRÔ – MOSCOU, RÚSSIA

⇒ Não se preocupe com a identificação das estações de metrô. Todas elas contam com uma placa da letra M no alto dos  respectivos prédios de acesso. Uma única observação é sobre o fato de se ter atenção na porta de entrada e saída, em algumas estações, existe essa divisão com finalidade de organizar o fluxo de pessoas.

вход  significa entrada e estará escrito em verde.

нет выход significa saída e estará escrito em vermelho (caso não localize, basta seguir o fluxo das pessoas que saem dos vagões do metrô).

⇒ Ao passar nas catracas e encostar o cartão no local indicado,  você terá a informação do numero de bilhetes restantes. Caso tenha comprado um cartão com maior número de viagens. Ou seja, você não precisa ficar preocupado em contar o quanto tem usado.

⇒ Existem aplicativos que podem facilitar sua vida. Uma indicação é o Moscow com mapas da cidade e do metrô.

⇒ Se resolver percorrer algum trecho a pé, é bom lembrar que Moscou é uma cidade grande. A distância de apenas uma estação entre um ponto e outro muitas vezes trata-se de uma distância realmente considerável, dificultado o percurso a pé.

⇒ Como em qualquer outro lugar do mundo, fique atento a bolsas, carteiras e objetos de valor. A cidade é bem segura, com povo ordeiro e não invasivo, mas há batedores de carteira principalmente em pontos turísticos e com grande concentração de gente, como as estações mais concorridas.

curiosidades

CURIOSIDADES

⇒ O metrô de Moscou foi  inaugurado no ano de 1935, durante o período do governo de Stalin.

⇒ Ele foi inaugurado com apenas 2 linhas, a linha vermelha e a linha marrom.

⇒ O metrô de Moscou mantém todas as características da época de sua inauguração, período da União Soviética. É possível observar elementos que identificam o socialismo como foices, estrelas vermelhas e outros marcos. O metrô foi arquitetado para demonstrar o luxo e servir de verdadeiros monumentos para os trabalhadores, seus efetivos usuários (foram criados para servirem de “palácios do povo”) e para servir de propaganda das ideologias predominantes do momento que foi projetado.

IMG_20160817_134126995

DETALHES SOVIÉTICOS NA ESTAÇÃO DE METRÔ

⇒ Você não encontrará lixo, sinais de destruição ou depreciação. Ao contrario de outras cidades famosas no mundo, Moscou apresenta estações extremamente bem conservadas, limpas e sem sinal algum de vandalismo.

⇒Uma coisa que chama atenção em Moscou é a profundidade das estações, você percebe pelo extensão impressionante das escadas rolantes, as mais longas do mundo.

⇒ Sobre as linhas e a quantidade de estações:

Linha 1 – VERMELHA: Sokol’nicheskaya (Сокольническая.). Tem 19 estações.
Linha 2 – VERDE ESCURO: Zamoskvoretskaya (Замоскворецкая.).Tem 20 estações.
Linha 3 – AZUL: Arbatsko-Pokrovskaya (Арбатско-Покровская) – Tem 18 estações.
Linha 4 – AZUL CARO: Filyovskaya (Филёвская). Tem 13 estações.
Linha 5 – MARROM: Kol’tsevaya (Кольцевая).  Tem 12 estações.
Linha 6 – LARANJA: Kaluzhsko-Rizhskaya (Калужско-Рижская). em 24 estações.
Linha 7 – ROSA: Tagansko-Krasnopresnenskaya (Таганско-Краснопресненская). Tem 19 estações.
Linha 8 – AMARELA: Kalininskaya (Калининская). Tem 7 estações.
Linha 9 – CINZA: Serpukhovsko-Timiryazevskaya (Серпуховско-Тимирязевская). Tem 25 estações.
Linha 10 – VERDE CLARO: Lyublinskaya (Люблинско-Дмитровская).  Tem 12 estações
Linha 11 – AZUL PETRÓLEO: Kakhovskaya (Каховская). Tem 3 estações
Linha L1: Butovskaya (Бутовская). 5 estações.

IMG_0541

ESTAÇÃO ELEKTROZAVOSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

terra_318-60147

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

IMG_0014

ESTÁTUA NA ESTAÇÃO BELORRUSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_0035

ESTAÇÃO BIELORUSSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_0164

ESTAÇÃO DE METRÔ EM MOSCOU – RÚSSIA

IMG_0189

ESTAÇÃO DE METRÔ EM MOSCOU – RÚSSIA

IMG_0516

ESTAÇÃO KOMSOMOLSKAYA (A MAIS FAMOSA) – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_0554

ESTAÇÃO ELEKTROZAVOSKAYA (UMA DE NOSSAS PREFERIDAS) – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_0564

DETALHE NA ESTAÇÃO ELEKTROZAVODSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_20160817_132603826

ESTAÇÃO BIELORRUSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

 

IMG_20160817_192304361

ESTAÇÃO ARBATSKAYA IDENTIFICADA COM LETREIRO EM CIRÍLICO – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_20160817_192336592

ESTAÇÃO ARBATSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_0291

ESTAÇÃO MAYAKOSVSKAYA (UMA DE NOSSAS PREFERIDAS) – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_0336

VITRAIS DA ESTAÇÃO NOVOSLOBODSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

IMG_0338

ESTAÇÃO NOVOSLOBODSKAYA – MOSCOU, RÚSSIA

 

IMG_0261 (2).JPG

 ⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!

 

 


10 comentários sobre “ESTAÇÕES DE METRÔ DE MOSCOU

  1. Pingback: MOSCOU
  2. Viveca da Fonseca Cabral disse:

    Viajei a pouco para Moscou e tudo que vocês disseram no blog facilitaram demais para que eu pudesse aproveitar todos os encantos dessa grande metrópole. Fiquei impressionada com a grandiosidade de tudo: avenidas, estações de metrô (belíssimas e luxuosas), limpeza e construções de belezas e escala fenomenais.

    Curtir

  3. Pingback: SÃO PETERSBURGO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s