TALLINN

A capital da Estônia é uma ótima surpresa. Seu centro histórico tombado como patrimônio da UNESCO reúne um casario colorido e igrejas charmosas, com feiras de rua e pessoas vestidas com trajes medievais, em uma ambientação romântica e diferente de qualquer lugar que você visitará.

Destino obrigatório para quem pretende conhecer os Países Bálticos e super recomendado para quem quer escapar por um ou dois dias de São Petersburgo, gastando pouco e se encantando com belas paisagens, povo receptivo e boa comida.

Continue a leitura e encontre como chegar, quando ir, onde ficar, como sair do aeroporto, o que conhecer (principais atrações), como se locomover, boas opções de restaurantes e vida noturna, entre outras informações.

20170530_133125

MIRANTE KOHTUOTSA – TALLINN, ESTÔNIA

COMO CHEGAR

Avião – Atualmente, não existem voos diretos partindo do nosso país até Tallinn. O aeroporto da capital da Estônia recebe vários voos diretos e curtos saindo de Moscou (duração: 1h40, aproximadamente), São Petersburgo (duração: 1h), Riga/Letônia (duração: 50 minutos), Vilnius/Lituânia (duração: 1h20), Helsinque/Finlândia (duração: 35 minutos), Varsóvia/Polônia (duração: 1h40).

Há também voos diretos até lá a partir de Amsterdã (duração: 2h20), Frankfurt (duração: 2h15), Paris (duração: 2h55), Londres (duração: 2h50), Barcelona (duração: 4h) As companhias aéreas que operam voos até Tallinn são: Aeroflot, airBaltic (econômica), Lot, Finnair, KLM, Lufthansa, AirFrance, British Airways, Ryanair (econômica), easyJet (econômica), Small Planet, Med-View Airline.

Cruzeiro – outra forma muito comum para chegar em Tallinn é de cruzeiro, já que estamos falando de uma das principais cidades bálticas, com acesso direto à Escandinávia e a cidades importantes da Rússia. Dentre as empresas que oferecem esse transporte até lá, destacamos a Costa Cruzeiros, a MSC, a Norwegian Cruise Line e a Royal Caribbean, e as excursões costumam incluir Copenhague, Oslo, Estocolmo, Helsinque, São Petersburgo, Amsterdã, Kiel (na Alemanha), Southampton (na Inglaterra). Compare os preços também nesse site.

Trem ou Ônibus – embora mais cansativas e demoradas, são boas alternativas para chegar na capital da Estônia para quem sai de Riga/Letônia, Vilnius/Lituânia, Varsóvia/Polônia, São Petersburgo, Helsinque/Finlândia e outras cidades próximas. Recomendamos o acesso ao site da Rail CC, que faz um levantamento dos transportes existentes entre várias cidades até Tallinn, bem como as empresas que os operam. Outra sugestão é a consulta ao site da companhia de ônibus Lux Express (veículos confortáveis, com wi-fi, filmes e lanches). Clique nos links e consulte o custo do trecho pretendido, comparando-o com a opção aérea para melhor encaixar no seu roteiro.

Carro – também há boas estradas que ligam várias interessantes cidades já mencionadas até Tallinn: E20 (percurso a partir de São Petersburgo; quase 380km de distância); E67 (percurso a partir de Riga, ao sul; cerca de 315km de distância); E272 + E67 (percurso a partir de Vilnius; cerca de 600 km de distância).

Se essa for a sua preferência, baixe os mapas constantes dos links destacados, baixe algum aplicativo de localização (Waze, Drive Awake/Fuelio/Econoflex/Car Dashdroid) e leve um GPS.

Nossa dica de locação de automóvel é sempre pela Rentalcars, que faz um levantamento das locadoras, itens incluídos, valor da franquia, tipos de carro e preços para a escolha que melhor te atenda. Se essa for sua intenção, clique no link!

20170530_125027.jpg

TALLINN – ESTÔNIA

QUANDO IR

Maio e junho (final da primavera) são excelentes meses para ir a Tallinn. Isso porque trata-se de uma época, estatisticamente, menos chuvosa e com temperaturas bem melhores que o rigoroso inverno, em especial, a segunda metade de junho, com sua temperatura média de 15ºC e o começo da animação da cidade com a chegada do verão.

Para curtir os festivais da cidade, e vê-la com mais vida e gente nas ruas, vá em julho ou agosto. A temperatura máxima chega a passar levemente de 20ºC nesses meses e a quantidade de turistas – ainda que seja maior – não incomoda, já que Tallinn ainda não é um dos destinos mais procurados na Europa.

Confira a programação cultural dessa linda cidade aqui ou clicando neste atalho.

20170530_124455.jpg

TALLINN – ESTÔNIA

VISTO

Não obrigatório (dispensável) para brasileiros que pretendem ficar na Estônia por até 90 dias.

Basta levar um passaporte com uma página em branco para o carimbo e que seja válido por mais 3 meses a contar da sua viagem de volta. Exemplo: se você pretende viajar (ir e voltar para Tallinn) em junho de 2018, seu passaporte deve ser válido até setembro de 2018.

Nenhuma vacina é exigida para entrar na Estônia.

Para mais informações, consulte o link do Portal Consular. A lista completa dos países que exigem ou dispensam visto de cidadãos brasileiros você encontra aqui.

IMG_8656

TALLINN – ESTÔNIA

FUSO HORÁRIO

GMT +2. Isso significa que são 5 horas à frente do horário predominante no Brasil, desconsiderado o horário de verão. Assim, via de regra, quando em Brasília o relógio marca 16h30, em Tallinn ele marca 21h30.

20170530_135051

TALLINN – ESTÔNIA

MOEDA

Euro. Para uma estimativa da cotação atualizada, clique no link da conversão monetária do Banco Central do Brasil.

Reservando 50 euros diários por pessoa, você terá condições de conhecer ótimos restaurantes e fazer algumas compras.

É bem tranquilo achar casas de câmbio, caixas eletrônicos (ATM) no aeroporto de Tallinn e no centro histórico da cidade. Muitos hotéis também fazem essa permuta.

Para deixar uma referência de concentração de casas de câmbio, dirija-se ao shopping center Viru Keskus, pertinho do portão Viru Gate, uma das principais entradas do bairro histórico.

IMG_8504

VIRU GATE – TALLINN, ESTÔNIA

IDIOMA

Estoniano. Fique tranquilo que a comunicação é bem sossegada por lá: funcionários do aeroporto, de lojas, restaurantes, hotéis e alguns transportes públicos falam inglês com facilidade e sempre se dispõem a repetir e ajudar.

IMG_8649.JPG

TALLINN – ESTÔNIA

QUANTO TEMPO FICAR

A cidade é muito apaixonante e você terá vontade de ficar por, no mínimo, 3 a 4 dias. Para quem tem pouco tempo para encaixar Tallin no roteiro, 2 dias são suficientes para percorrer as ruas, praças, igrejas e mirantes do centro histórico com calma, sem ficar com aquela sensação que deixou de ver muita coisa.

20170530_140341.jpg

TALLINN – ESTÔNIA

COMO SAIR DO AEROPORTO

A distância do aeroporto até o centro histórico de Tallinn é menor que 6km, o que torna qualquer forma de deslocamento barata a partir dele.

Há boa oferta de cooperativas de táxis confiáveis no terminal de desembarque/chegadas. O custo da corrida até a mencionada região turística gira em torno de 8 a 10 euros.

Para quem prefere pagar ainda menos e não tem bagagem pesada, suba no ônibus da linha 2 (direção Reisisadam) na parada localizada no lado oposto à área de desembarque (plataforma 1). A viagem até o centro dura aproximados 15 minutos e a passagem custa cerca de 2 euros. Você pode comprar o bilhete com o motorista (leve dinheiro trocado) ou junto ao quiosque (R-Kiosk) existente no saguão de chegadas. A melhor parada para descer é a A. Laikmaa, que fica entre o Hotel Tallink e o shopping Viru Center (Viru Keskus). De lá, basta seguir as placas, consultar o Google Maps e/ou perguntar na rua que você chegará em 5/10 minutos em uma das entradas mais bonitas do centro histórico.

Se pretender usar bastante o transporte público na cidade, aproveite para adquirir o Tallinn Card, que funciona com créditos descontados cada vez que você usa o sistema integrado dos coletivos (bonde elétrico e ônibus, principalmente). Para mais informações, clique no link destacado.

Você também pode sair do aeroporto com carro alugado. Embora seja desnecessário (e até não recomendado) dirigir nas ruelas turísticas do centrinho, sugerimos a locação antecipada pelo site da Rentalcars.

Não há linhas de metrô em Tallinn.

20170530_124443.jpg

ENTRADA NO CENTRO HISTÓRICO PELO VIRU GATE – TALLINN, ESTÔNIA

HOSPEDAGEM

O lugar que mais recomendamos é dentro das muralhas antigas do centro histórico. É a região mais visitada e que achamos mais bonita da cidade, com restaurantes e lojas além dos pontos turísticos principais. A seguir, algumas opções bem avaliadas:

Mais sofisticados –

  • Schlössle Hotel (5 estrelas, com ambientes medievais refinados, confortáveis e limpos; nota 9,5 no Booking);
  • St. Petersbourg Hotel (5 estrelas com belíssimos ambientes em um edifício localizado na praça principal do centro histórico; nota 9,1 no Booking);
  • Hotel Telegraaf (tradicional 5 estrelas que fica pertinho da bela passagem Katariina Käik; quartos com decoração entre o clássico e o moderno; banheiro privativo; nota 9,2 no Booking);
  • Savoy Boutique by TallinnHotels (5 estrelas; quartos amplos com banheira; restaurante elogiado; nota 9,1 no Booking).
IMG_8620

TALLINN – ESTÔNIA

Bom custo-benefício –

  • Old Town Central Apartment (apartamento clean com duas camas de solteiro e dois sofás-cama; nota 9,5 no Booking);
  • Delta Apartments Old Town Basic (apartamentos elegantes com 47 m²; uma cama de casal grande e um sofá cama no quarto; nota 9 no Booking)
  • Villa Hortensia (hotel bem localizado, com quartos aconchegantes em piso de madeira; conta com banheiros privativos, loja de souvenirs; muito procurado; nota 8,7 no Booking);
  • Niguliste Loft (pertinho da praça principal do centro histórico; ambientes modernos; banheiro privativo; nota 7,8 no Booking);
  • Olevi Residents (3 estrelas localizado em um edifício do século XIV, com quartos e restaurante medievais; banheiro privativo; nota 7,6 no Booking).

Mais econômicos –

  • Viru Backpackers Hostel (albergue limpo, com alguns quartos e banheiros coletivos e outros privativos; nota 8,6 no Booking);
  • Old Town Hostel Alur (albergue com quartos bem arrumados e com diferentes capacidades; banheiro coletivo; nota 8,5 no Booking);
  • Tallinn Backpackers (o mais barato da lista; banheiro compartilhado; quartos coletivos com beliches; nota 8,4 no Booking);
  • The Knight House (onde ficamos; conta com quartos privativos e coletivos, mas o banheiro é compartilhado; café da manhã básico, mas gostoso; ambientes coloridos e limpos; internet rápida; ótimo atendimento com indicações de atividades pela cidade; nota 8,7 no Booking)

Para mais alternativas, acesse o Booking, o Trivago, o Tripadvisor. Se preferir alugar uma casa, um apartamento ou um quarto tratando dos detalhes diretamente com o responsável, consulte o Airbnb.

20170530_135325 (1).jpg

TALLINN – ESTÔNIA

O QUE CONHECER

Basta caminhar sem destino pelo centro histórico, passando pela “cidade baixa” e pela “cidade alta” (Toompea). É lá que ficam as atrações mais bonitas e o diferencial de Tallinn. Surpreenda-se a cada esquina dobrada.

Abaixo, listamos os pontos principais dessa região:

  • Viru Gate – porta de entrada da Old Town, com duas largas torres de pedra. Separa a parte moderna (região onde fica o parque Musumägi) e o bairro antigo, com várias lojas e restaurantes na rua que ela dá acesso. Para mais informações, clique aqui;
  • Praça Raekoja/Raekoja Plats/Town Hall – é a praça da Administração (antiga praça do mercado e centro da liga Hanseática), com vários bistrôs e restaurantes, além de casas coloridas e artistas de rua. Ótimo lugar para ver o movimento e passar o tempo relaxando. Para mais informações, clique aqui;

    20170530_135157.jpg

    RESTAURANTES CHARMOSOS NA RAEKOJA PLATS – TALLINN, ESTÔNIA

  • Igreja de São Olavo (Oleviste kogudus/St. Olaf’s Church) – bela igreja de torre pontiaguda preta, construída aproximadamente no século XII e centro da comunidade escandinava na velha Tallinn antes da conquista da cidade pela Dinamarca, em 1219. Outra bonita igreja na cidade baixa é a Niguliste (São Nicolau), que fica pertinho do Centro de Informação Turística, em uma rua transversal à praça da Administração (Town Hall Square);
  • Avenidas Vene e Müürivahe e Katariina Käik – duas importantes vias do centro histórico, com muitas casas de tons claros bem conservadas, museus e restaurantes. A passagem mais bonita que liga ambas é a Katariina Käik com telhas paralelas em suporte de pedra, com lojas bem charmosas da St. Chaterine’s Guild (associação de lojistas que desenvolve um trabalho artesanal com vidros, quadros, joias e cerâmica) pelo estreito e pitoresco caminho, muito fotografado;
  • Great Coastal Gate e Fat Margaret’s Tower – belo trecho da muralha da Old Town, localizado ao norte da importante rua Pikk. Antigos pontos de defesa da cidade contra invasores que atacavam pelo mar, hoje abrigam o Museu Marítimo, com cafeteria/sorveteria e mirantes com vista para o Golfo da Finlândia (melhor época para essa visita é entre maio e setembro).
  • Kiek in de Kök – outra fortificação medieval da Old Town, servia como torre da artilharia do país, de onde eram lançadas bolas de canhão contra invasores. Atualmente abriga um bom museu que conta o nascimento e o desenvolvimento de Tallinn, com destaque para as guerras entre os séculos XIII e XVIII, exposições fotográficas, armas antigas, simulador de tiro e uma cafeteria no sexto andar com uma bela vista da cidade. Também de lá partem tours pelo centro histórico. É uma das entradas para a “cidade alta”/Toompea, na extremidade sul da rua Pikk.
IMG_8535.JPG

PARTE DA MURALHA NO KIEK IN DE KÖK – TALLINN, ESTÔNIA

  • Catedral Alexander Nevski – belo templo ortodoxo localizado em Toompea (a parte alta da Old Town). Tombada como patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO em 1997. Ela é diferente das demais igrejas do centro turístico pelo formato arredondado de suas cúpulas, muito parecido com as igrejas russas, em virtude de ter sido construída entre 1894 e 1900, durante o domínio da Estônia pelo Império Russo. Em frente a essa catedral, há um jardim-mirante que vale a visita;

    IMG_8532

    CATEDRAL ALEXANDER NEVSKY – TALLINN, ESTÔNIA

  • Castelo de Toompea – abriga o Parlamento Riijikagu, com uma fachada de rocha calcária e outra de cor rosa-clara. Fica na cidade alta, ao lado da catedral mencionada acima;
  • Igreja Tomkirik (St. Mary’s Cathedral) – é a igreja mais antiga de Tallinn e a única que resistiu ao grande incêndio do século XVII. Originalmente, era uma igreja católica romana, mas desde 1561 passou a ser luterana. Para mais detalhes da história, acesse aqui.

Melhores vistas da cidade:

  • Patkuli Vaateplatvrom (Patkuli Viewing Platform) – para nós e para muita gente, o melhor mirante da cidade, já que de lá se vê parte da muralha medieval, cúpulas de algumas igrejas e o casario colorido. Para chegar lá, siga até o encontro da rua Pikk (Pikk Jalg) com a rua Lai e a rua Nunne (a oeste da Town Hall Square). Chegando lá, ao lado de um parque, basta subir uma escadaria em ziguezague (Patkuli Trepp) em direção à  rua Rahukohtu. Para a localização mais exata, clique no link destacado e adicione no seu Google Maps;
20170530_160255.jpg

VISTA A PARTIR DO MIRANTE “PATKULI” – TALLINN, ESTÔNIA

  • Kohtuotsa Vaateplas (Kohtuotsa Viewing Platform) – outra linda vista, sem alcançar a muralha, mas com maiores detalhes do casario. Para chegar lá, você pode ir caminhando do mirante anterior e passar por dentro do museu “Estonian Drinking Culture at the Luscher and Matiesen Distillery” ou saindo da rua Rahukohtu, atravessando a Toom-Rüütli, até chegar na rua Kohtu, pertinho da Long Leg Gate Tower. Para quem vem da Catedral de Alexander Nevsky, basta caminhar pela rua Piiskopi e, antes de chegar da Toomkirik/St. Mary’s Cathedral, dobrar a direita na rua Kohtu, seguindo nela até o final;
  • Hellemann Tower – uma antiga torre medieval onde hoje funciona uma galeria (saindo da avenida Vene e andando pela famosa passagem Katariina Käik você chega nesse famoso ponto da avenida Müürivahe).  Vale a pena subir os degraus dessa galeria-torre para ver a cidade sob outra perspectiva;
  • Terraço/rooftop do Radisson Blu Sky Hotel – além da linda vista, o local é ideal para aproveitar o por do sol bebendo algum cocktail do moderno bar lá instalado;

Esses são os mirantes mais famosos e devem ser visitados. É deles que você tira as melhores fotos panorâmicas de Tallinn. Para mais belas vistas da cidade, clique aqui.

20170530_134837

TALLINN – ESTÔNIA

Caso você tenha tempo sobrando e esteja satisfeito com o que viu na Old Town, sugerimos a visita aos seguintes pontos:

a) Museu da KGB – conta com acervo da famosa rede de espionagem russa que investigada possíveis dissidentes ou traidores do regime comunista durante a dominação soviética. Fica no Viru Hotel, em uma praça de frente para o Viru Gate e ao lado do shopping Viru Keskus;

b) Vabaduse väljak (Praça da Liberdade) – ponto de encontro de muitos nativos durante manifestações ou celebrações/festas populares. Nela você encontra cafeterias, galerias a Igreja de São João (cor amarelo clara) e um painel de vidro sob os pés no canto noroeste de onde se tem uma vista da estrutura/fundação da antiga torre medieval Harju Gate. Lá passam vários ônibus e bondes elétricos. Fica ao lado da fachada sudeste do muro, a uma curta caminhada do Viru Gate;

b) Palácio Kadriorg – fica a 3 km a oeste do Viru Gate; trata-se de um palácio barroco construído a mando de Pedro, O Grande, para Catarina I, da Rússia; abriga um museu de artes e fica situado no Parque Kadrioru. Ônibus que param perto: linhas 1A, 5, 8, 34A, 38, 260, 285 (parada Uus-Sadama), ou linhas 31, 67, 68, 100, 106, 210, 221, 285, J1 (parada Kumu). Bondes elétricos que param perto: linhas 1 e 3 (parada Kadriorg).

c) Kumu – museu de arte estoniana com bela fachada contemporânea; fica no mesmo Parque Kadrioru. Ônibus que param perto: linhas 31, 67, 68, 100, 106, 210, 221, 285, J1 (parada Kumu), ou linhas 1A, 5, 8, 34A, 38, 260, 285 (parada Uus-Sadama). Bondes elétricos que param perto: linhas 1 e 3 (parada Kadriorg).

d) Kalamaja – antigo bairro dos pescadores, localizado ao norte (por trás das muralhas da Old Town), com casinhas de madeira e clima boêmio. Lá fica o museu marítimo Lennusadam, um parque e restaurantes genuinamente estonianos e outros modernos (F-hoone e o mais famoso da cidade, o Vorgu 3), além de cafeterias lotadas (em especial, a elogiada Klaus Kohvik, que fica no interessante edifício do Estonian Design House; aproveite também para conhecer os ambientes da cafeteria Boheem). Não deixe de caminhar margeando o mar e a área portuária na região, de onde saem os passeios de barco pelo golfo. Ônibus que param perto: linha 3 (parada Kungla ou Volta) ou linha 73 (parada Lennusadam).

IMG_8622.JPG

TALLINN – ESTÔNIA

DESLOCAMENTO DENTRO DA CIDADE

Dentro da Old Town, a pé, de bicicleta ou de segway.

A área histórica/turística é relativamente pequena e boa parte dela é plana, havendo algumas rampas e escadarias para chegar na parte alta (Toompea).

Vale a pena caminhar sem rumo, entrando em cada ruela e beco de Tallinn, mas para quem prefere um passeio orientado por guia, recomendamos o Free Walking Tour. (você ouve histórias detalhadas, curiosidades e conhece os pontos principais pagando só o que achar justo/possível para o guia). O ponto de encontro desse tour é ao lado do Centro de Informações Turísticas, colado à igreja Niguliste, perto da Town Hall Square. Para outros roteiros de caminhada, clique aqui ou nesse link.

Se preferir ir pedalando, consulte se o seu hotel aluga bicicletas ou consulte a locadora Sixt (você pode alugar online, por telefone ou baixando o aplicativo) ou outras alternativas nesse link ou nesse mapa.

IMG_8613

MIRANTE PATKULI – TALLINN, ESTÔNIA

Outra maneira bem divertida e mais confortável de circular pelas atrações de Tallinn é de segway. Você aluga esse transporte motorizado e compacto em várias agências da Old Town. Destacamos a Segway Tallinn, localizada logo na rua Viru (aquela que inicia/termina no Viru Gate). Para mais empresas, acesse aqui.

Caso pretenda visitar outros pontos da cidade, fora da Old Town (indicamos alguns na parte final da seção “O que conhecer”), indicamos que contrate o passeio do ônibus turístico no estilo hop-on hop-off, em que você faz um percurso pré-definido, com audio-guia, passando pelos locais de maior interesse geral, e você desce e sobe quantas vezes quiser no ônibus da empresa durante a validade do seu passeio (normalmente 24 horas) sem pagar a mais por cada subida. Confira as diferentes rotas, as paradas e o preço atualizado neste link.

IMG_8648.JPG

TRENZINHO TURÍSTICO (CITY TRAIN) – TALLINN, ESTÔNIA

Além disso, os pontos fora das muralhas históricas podem ser conhecidos em caminhadas (Tallin é bem segura) ou de táxi (há vários circulando nos arredores dos shoppings e das entradas principais do centro histórico). Mas a forma mais rápida e barata é pegando um ônibus ou bonde elétrico, que funcionam pontualmente. Para tanto, considere comprar o Tallin Card, cartão de transportes integrados que funciona com créditos pagos que são descontados a cada uso (pode ser comprado online ou no aeroporto ou no centro de informações turísticas da Old Town, entre outros pontos estratégicos).

Como dissemos anteriormente, não há metrô em Tallinn. Além disso, o trem é um modal mais aconselhado para quem pretende sair do centro da cidade, o que não é o recorte desse post.

Captura de tela inteira 20012014 115010.jpg

MAPA RESUMIDO DA OLD TOWN (PARTE ALTA DA CIDADE À ESQUERDA) – TALLINN, ESTÔNIA

Captura de tela inteira 20012014 115010

MAIS UM MAPA DE TALLINN, ESTÔNIA (FOCO NA PARTE BAIXA) – TALLINN, ESTÔNIA

Captura de tela inteira 20012014 115010

MAPA COM ÊNFASE NOS MIRANTES – TALLINN, ESTÔNIA

CULINÁRIA LOCAL

Embora existam alguns restaurantes e algumas residências que sirvam carne de caça (javali, urso, cervo), o destaque da gastronomia do país fica para a carne de porco (morcela/chouriço/embutido com sangue do animal e temperos), pescados (arenque e enguia, principalmente), repolho, batata, nabo e beterraba, acompanhados de pão de centeio (influência alemã, russa e escandinava). Alguns pratos locais costumam ser preparados com nata fermentada e também Kama (farinha de ervilha, misturada com aveia e centeio assado).

Entre as comidas de ruas, não deixe de experimentar as panquecas típicas (blinis).

As bebidas mais apreciadas são a cerveja (prove a Saku ou A. Le Coq), o licor de ervas (Vana Tallinn) e vodka (experimente a Akvavit, uma espécie de vodka apimentada e com ervas).

Entre os pratos típicos:

  • Kartulipõrsad (bolinhos de purê de batata, ovos, farinha, nata e recheados com carne suína, em formato de porquinho);
  • Silgusoust (peixe arenque servido com toucinho e creme de leite);
  • Marineeritud angerjas (aperitivo que consiste em enguias marinadas frias);
  • Mulgikapsad (chucrute de carne de porco com batatas cozidas);
  • Verivorst (morcela/embutido de sangue de porco e arroz, normalmente servido com geléia de frutas silvestres em datas especiais);
  • Sült (carne de porco cozida em geléia);
  • Roosamannavaht (mousse de arandos vermelhos/mirtilo);
  • Karask (bolinho feito com cenoura, aveia, nata e centeio).
20170530_132657.jpg

A CIDADE BAIXA VISTA DE TOOMPEA – TALLINN, ESTÔNIA

RESTAURANTES
  • Vanaema Juures (um dos mais tradicionais e famosos da Old Town; localize o endereço dele aqui);
  • Olde Hansa (um “pega-turista” que vale a pena conhecer; ambiente medieval e garçons com trajes típicos daquela época; localize o endereço dele aqui);
  • Rataskaevu 16 (“apenas” o melhor restaurante de Tallin na avaliação do Tripadvisor; lindo ambiente; localize o endereço aqui);
  • Restoran Moon (para muitos o melhor restaurante de comida contemporânea em Tallinn, com muita influência da gastronomia russa; fica na avenida Võrgu, número 3, no bairro de Kalamaja; localize o endereço aqui);
  • Juur (restaurante e café gourmet, premiado por várias especializadas nacionais; o cardápio varia a depender do dia e é possível combinar o prato principal com a sobremesa a preço bem acessível; fica muito perto do aeroporto, o que é ótimo para quem quer almoçar ou jantar em uma conexão na cidade ou antes de pegar o voo de saída; localize o endereço aqui);
  • NOA Restaurant (lindíssimo e premiadíssimo restaurante sofisticado, localizado na outra margem da baía de Tallinn; produtos selecionados, cardápio restrito e experiência inesquecível são alguns atrativos desse lugar; se for jantar, é preferível reservar com antecedência e ir de táxi, já que é mais distante do centro; localize o endereço aqui);

    IMG_8558.JPG

    FAT MARGARET’S TOWER – TALLINN, ESTÔNIA

  • F-hoone (ambiente moderno e comida elogiada, com opções de sopas, saladas, e pratos principais da culinária internacional; abre também no café da manhã; outra boa opção no bairro de Kalamaja, embora mais ao sul, pertinho da estação ferroviária principal da cidade; localize o endereço aqui);
  • Kompressor (pub com ambiente descontraído que serve deliciosas panquecas de variados recheios e a baixo custo; localize o endereço aqui);
  • Balti Jaama Turg (bonito mercado de frutas e verduras com quiosques e cafeterias que servem almoços e jantas; localize o endereço aqui);
  • Troika (charmoso restaurante que fica na praça central/Town Hall/Raekoja Plats, e possui diferentes ambientes: mesas com vista para a praça ou mesas na taverna que fica no subsolo; sem contar a deliciosa comida de influência russa que é servida; localize o endereço aqui);

    IMG_8548

    TALLINN – ESTÔNIA

  • Tchaikovsky (quarto melhor restaurante no ranking do Tripadvisor; ambiente clássico com pratos minimalistas e sobremesas saborosas da gastronomia russa contemporânea; fica no Hotel Telegraaf; localize o endereço aqui);
  • Pegasus (restaurante número 6 para o Tripadvisor; ambiente retrô informal; conta com elogiada carta de vinhos; fica de frente para o Centro de Informações Turísticas e para a igreja Niguliste; localize o endereço aqui);
  • Farm Restoran (lindo ambiente palaciano; comida sofisticada com ótimas carnes, vinhos e sobremesas; bom reservar com antecedência; localize o endereço aqui)
  • Korsaar (restaurante nº 11 na avaliação do Tripadviros; decoração que remete ao ambiente de um navio pirata; destaque para os frutos do mar; localize o endereço aqui);
  • Põrgu (elogiada cervejaria localizada em uma taverna, servindo bons petiscos, pratos fortes e sobremesas que não pegam leve no doce; está na 12ª posição no ranking do Tripadvisor; localize o endereço aqui).

Confira no link de cada restaurante enumerado o menu e ambiente que melhor te agrade. Feita a seleção, adicione o endereço de seus preferidos ou adicione eles no Google Maps e desfrute sem preocupação. Para mais opções, acesse esse link do Tripadvisor ou o link do Visit Estonia.

IMG_8655

TALLINN – ESTÔNIA

COMPRAS

Arte em crochê, em vidros ou cerâmicas são os souvenirs típicos de Tallinn.

Você encontra várias lojas vendendo esses produtos e muito mais (cosméticos, chaveiros, roupas, calçados) na Old Town, em especial na rua Viru, na praça da Administração (Raekoja Plats), nas ruas Vene e Pikk jalg e na passagem Kathariina Käik.

Logo em frente ao Viru Gate, do lado de fora das muralhas, você encontra o shopping Viru Keskus, com variedade de lojas (algumas marcas conhecidas internacionalmente). Outra boa opção é dar uma passada na Estonian Design House, com várias peças decorativas modernas, localizada no bairro de Kalamaja.

IMG_8660.JPG

SOBRAM CANTINHOS CHARMOSOS E ESCONDIDOS COMO ESSE EM TALLINN – ESTÔNIA

VIDA NOTURNA

Com pouco tempo na cidade, não deixe de fazer o Pub Crawl. Através dele você conhece os melhores bares/pubs e boates/clubs de Tallinn, junto a uma galera animada, e com direito a alguns shots e outras vantagens.

Entre as várias empresas que fazem essa programação, recomendamos a The Epic Bar Crawl (número 1 no quesito “vida noturna” pelo Tripadvisor). O ponto de encontro é no Red Emperor Hostel & Bar, pertinho do supermercado Rimi, entre as ruas Aia e Inseneri. A localização mais detalhada você encontra aqui.

Outra boa empresa que faz esse “serviço” é a Mad Monk, (fica no The Mon’s Bunk Hostel, pertinho da Praça da Liberdade, do lado de fora das muralhas), cuja localização você encontra aqui.

Mais opções divertidas na noite de Tallinn:

Para quem prefere algo mais sossegado na noite da cidade, a dica é escolher um restaurante na praça da Administração (Raekoja Plats/Town Hall Square), onde acontecem alguns shows e apresentações de artistas de rua.

Também considere assistir a um espetáculo erudito na Ópera nacional ou a alguma peça no Eesti Draamateater, ambos belos edifícios localizados entre o Viru Gate e a Freedom Square (Vabaduse väljak). A localização desses locais você encontra aqui.

Outra indicação é assistir a algum show ou apresentação cultural na arena multi-uso Saku Suurhall. Acompanhe a programação dos eventos neste link.

Caso deseje mais alternativas, consulte o link do site Visit Tallinn, que informa as novidades da cidade, inclusive festivais culturais.

20170530_132701.jpg

VISTA DO MIRANTE KOHTUOTSA – TALLINN, ESTÔNIA

NOSSA EXPERIÊNCIA

Fomos a Tallinn em junho de 2017, vindos de um voo de Estocolmo operado pela SAS. Ficamos um dia lá, hospedados no The Knight House, que é um albergue organizado e limpo, com quarto privativo e banheiro compartilhado, dentro das muralhas da Old Town.

O dia amanheceu com sol entre nuvens e poucas horas depois o céu ficou completamente nublado, mas sem chuva.

Saímos do aeroporto de ônibus (linha 2) e descemos na parada A. Laikmaa, caminhando por mais 5/10 minutos até entrarmos no centro histórico pelo Viru Gate. Deixamos nossas malas no hostel e caminhamos pela lindíssima parte antiga da cidade, passando por seus pontos principais da cidade baixa e da cidade alta/Toompea (destacados na seção “O que conhecer”), parando para almoçar no Troika (bem na Town Hall Square) e para jantar em um restaurante numa taverna subterrânea (também no bairro histórico).

Gostamos bastante dos atendimentos na nossa hospedaria nas lojas e restaurantes que entramos. Ninguém foi grosseiro nem frio ou indiferente as nossas perguntas. Pelo contrário: recebemos ajuda de várias pessoas, inclusive uma senhora, para descobrir o bonde elétrico que deveríamos pegar até o terminal de ônibus da Lux Express.

20170530_140242

TALLINN – ESTÔNIA

Achamos a cidade muito segura, limpa, com transporte público eficiente e pontual e com bons serviços a baixo custo (comidas, bebidas e souvenirs ótimos, variados e baratos, mesmo na área turística). De verdade, não lembramos de nenhum ponto negativo por lá (talvez a falta de metrô, mas a região turística é bem compacta e as alternativas de transporte são suficientes).

Tudo é agradável, bonito, bem conservado por lá. É uma rua e passagem secreta mais bonita que a outra, e os nativos sabem o potencial da região: muitos vestem-se com trajes alusivos à Idade Média e vendem produtos com apresentação e embalagens medievais caprichadas. As lojinhas, praças e igrejas são impecáveis.

Nossos pontos preferidos foram os mirantes Patkuli Vaateplatvrom e Kohtuotsa Vaateplas (nessa ordem), a praça da Administração (Raekoja Plats), a passagem Katariin Käik e o Viru Gate, sem falar nas lindas e movimentadas ruas Viru, Pikk jalg e Vene.

Sugestão de roteiro: dedique, pelo menos, um dia completo para caminhar pela Old Town e pela Praça da Liberdade (Vabaduse väljak), passando pelos pontos destacados no parágrafo anterior e se perdendo pelas vielas e parando nos restaurantes e lojas que achar mais interessantes (prepare-se para uma disputa/concorrência pesada). É lá que está o diferencial da cidade, seus cartões-postais, não a área tombada como patrimônio da humanidade pela UNESCO. O resto do seu tempo em Tallinn você pode aproveitar para conhecer o bairro boêmio de Kalamaja e o Palácio Kadriorg (com o complexo de museus que fica nos arredores do parque), bem como o Museu da KGB pertinho do shopping Viru Keskus.

Para os deslocamentos dentro da Old Town e da Praça da Liberdade, basta caminhar ou alugar um segway. Caso queira ir mais distante, pegue um táxi ou baixe o Google Maps e confira as linhas de ônibus e bondes elétricos (tram) que param perto do local de interesse. Se precisar de ajuda para montar um roteiro mais detalhado, entre em contato conosco nos comentários abaixo ou mande-nos um e-mail.

20170530_135736.jpg

PRAÇA DA ADMINISTRAÇÃO (RAEKOJA PLATS) – TALLINN, ESTÔNIA

DICAS

⇒ Prefira se hospedar na Old Town, para poder curtir a noite com maior liberdade.

⇒ Baixe o Google Maps em seu celular e adicione cada ponto turístico, restaurante e loja que indicamos nas seções anteriores. Ele é muito útil para você ter uma orientação nas suas caminhadas sem precisar de Internet.

⇒ Aproveite para esticar sua viagem até Riga (Letônia), Vilnius (Lituânia), São Petersburgo (Rússia). São belas cidades próximas de Tallinn, acessíveis de avião, trem e ônibus. Também conheça Helsinque (Finlândia), a uma curta distância percorrida de ferry (há barcos que fazem a ligação entre Tallinn e São Petersburgo). Os ferries saem dos terminais Linnahall e Reisisadam, pertinho do centro, ao norte da cidade. As principais empresas que fazem esse percurso são: Viking Line, a Tallink Silja, Linda Line e Eckerö Line.

⇒ Se só tiver poucas horas de conexão em Tallinn, sugerimos como prioridade a visita aos mirantes Patkuli Vaateplatvrom e Kohtuotsa Vaateplas. É de lá que você tem duas das vistas panorâmicas mais bonitas e famosas da capital da Estônia.

IMG_8625

TALLINN – ESTÔNIA

⇒ Para quem não se incomoda com clichês (como nós), vale a pena jantar em algum restaurante temático medieval dentro das muralhas da Old Town. Entre os mais conhecidos, indicamos o Olde Hansal, pertinho da Raekoja Plats.

⇒ Um bom programa para crianças é passear no trenzinho turístico (City Train) que passeia pelo bairro histórico.

⇒ Se tiver um dia apenas em Tallinn e quiser otimizá-lo sem necessidade de montar roteiro, faça o Free Walking Tour de dia e o Pub Crawl à noite.

⇒ Caso pretenda se deslocar de ônibus, bonde elétrico (tram) ou trem, trace seu itinerário com as linhas específicas do transporte que você vai pegar e compre o Tallinn Card. Os moradores de Tallinn foram muito solícitos conosco, mas não dependa da ajuda deles se estiver contra o tempo. Para quaisquer dúvidas, entre em contato conosco nos comentários ou por e-mail.

⇒ Independente da época que você viajar para Tallinn, inclua um casaco na sua mala. A temperatura máxima no verão fica pouco acima dos 20ºC, esfriando a noite e recebendo muitos ventos do Golfo da Finlândia. O inverno é rigoroso com neve espessa.

⇒ Leve adaptador de tomada para carregar sua indispensável câmera ou celular. Na Estônia a tomada é do tipo C (dois pinos arredondados paralelos) e, em alguns locais, do tipo F. A voltagem é 230V/50Hz.

 

20170530_164604.jpg

CENTRO HISTÓRICO DE TALLIN – ESTÔNIA

CURIOSIDADES

→ Tallinn foi eleita a capital medieval mais intacta da Europa. De acordo com o Wikipedia, é a capital mais antiga do norte europeu e, durante boa parte de sua história, já se chamou Reval (entre o século XIII e 1917, bem como durante a 2ª Guerra Mundial).

→ O centro histórico de Tallinn (Old Town) foi tombado como patrimônio da UNESCO desde 1997.

→ A Igreja de Santo Olavo (Oleviste) já foi o edifício mais comprido do mundo, com 159 metros de altura.

→ A capital da Estônia tem pouco mais de 400 mil habitantes, cerca de 1/3 da população do país.

IMG_8624 (1).JPG

OLD TOWN – TALLINN, ESTÔNIA

→ Durante as Olimpíadas de Moscou, em 1980 (época em que a Estônia era dominada pela União Soviética), as águas de Tallinn foram o palco das competições de vela, gerando inclusive os únicos ouros olímpicos para o Brasil (para os velejadores Lars Björkström e Alexandre Welter – classe Tornado; Marcos Soares e Eduardo Penido – classe 470).

→ O wi-fi é liberado na cidade toda. O fomento à telemática é tamanho que a Estônia foi o primeiro país com votação política feita através da Internet.

→ A Estônia é um dos países menos religiosos do planeta (apenas 15% da população declararam que a religião é um aspecto importante de suas vidas).

→ O país é um dos melhores competidores no…”carregamento de esposa”. Trata-se de um “esporte” supostamente criado na Finlândia em que cada homem corre superando obstáculos carregando uma mulher (normalmente, a esposa). A técnica estoniana costuma ser com os homens correndo carregando as mulheres pelas costas, com as pernas delas presas no pescoço deles.

SEGURO VIAGEM

 

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

 

IMG_8644.JPG

OLD TOWN – TALLINN, ESTÔNIA

IMG_8538

TALLINN – ESTÔNIA

IMG_8506

VIRU GATE – TALLINN, ESTÔNIA

20170530_135157

TALLINN – ESTÔNIA

20170530_135114

TALLINN – ESTÔNIA

⇒Gostou do blog? Clique AQUI e siga nossa fanpage do Facebook!

5 comentários sobre “TALLINN

  1. Pingback: ESTOCOLMO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s