STONEHENGE

Um dos passeios bate-volta mais clássicos saindo de Londres, a visita ao misterioso sítio arqueológico de Stonehenge é fácil, organizada, bonita e super prática, sendo facilmente encaixada numa curta temporada na Inglaterra.

Confira todas as dicas e informações para conhecer essa estrutura formada de círculos concêntricos de enormes pedras (5m de altura e 50 toneladas), repletas de versões sobre como elas foram dispostas daquela forma há tanto tempo.

20170519_114824.jpg

STONEHENGE – INGLATERRA

COMO CHEGAR

Para chegar em Londres, sugerimos a consulta ao link destacado. Lá tem dicas sobre companhias aéreas nos diferentes aeroportos da capital inglesa, bem como informações para chegar lá de trem, ônibus e de carro.

Uma vez em Londres, a melhor forma de ir até Stonehenge é contratando o bate-volta com alguma agência de viagem. Os ônibus dessas excursões costumam sair da rodoviária Victoria Coach Station (acessada pela linhas de metrô azul clara/Victoria, verde/District e amarela/Circle). O mais famoso e indicado passeio é o Stonehenge Express (costuma sair de meio dia e volta às 18h; custa entre 40 e 50 libras). Embora não seja econômico, é a forma mais tranquila para quem deseja conhecer especificamente essa região turística.

20170519_115054.jpg

STONEHENGE – INGLATERRA

Empresas renomadas que realizam essa excursão: Stonehenge London Tours, Civitatis, Golden Tours (Simply Stonehenge – Morning), Evan Evans Tours (Stonehenge Express), entre outras.

Para quem deseja a alternativa mais barata, sugerimos a ida de ônibus/trem até a cidade de Salisbury e desta seguir até Stonehenge pelo ônibus executivo Stonehenge Tour. Para ir de trem até Salisbury: sai do terminal ferroviário Waterloo, por meio da companhia Southwest (duração: 1h30; custo: pouco menos de 40 libras). Para ir de ônibus até Salisbury: compra da passagem pelo site Megabus; o coletivo sai da Victoria Coach Station (duração: 1h30; custo: 10 libras). Na elogiada cidade de Salisbury, depois de uma recomendada caminhada pelo centro, viaje pela Stonehenge Tour (custo entre 10, 20 e 24 libras) até o local onde ficam as enormes rochas.

Se preferir ir de carro alugado, siga pelas estradas M3 e A303 (vias a oeste da capital inglesa, passando por Twickenham, Chertsey, Weybridge, Camberley e Andover). Outra alternativa é seguir pela M4 – percurso mais longo, passando por Windsor, Reading, North Wessex e Tidworth).

IMG_7009.JPG

STONEHENGE – INGLATERRA

A gente indica que você faça a locação antecipadamente pelo site da Rentcars. As estradas na Inglaterra são impecáveis, com sinalização constante. Apenas vá preparado para dirigir na mão invertida (volante no assento dianteiro direito; marcha à esquerda do motorista; carros lentos trafegando pela faixa da esquerda e ultrapassando pela faixa da direita).

Para facilitar sua condução, alugue um carro com câmbio automático, baixe o Google Maps e o aplicativo Waze ou similar (Drive Awake/Fuelio/Econoflex/Car Dashdroid) leve um GPS e mapa físico com as estradas detalhadas (cabe lembrar que o asfalto é perfeito, com acostamento e excelente sinalização).

IMG_7042 (1).JPG

COMO OS ANCESTRAIS SUPOSTAMENTE TRANSPORTARAM OS MEGALITOS – STONEHENGE, INGLATERRA

QUANDO IR

Estatisticamente, o período menos chuvoso no local é de maio a setembro, mas as chuvas são bastante incertas na Inglaterra (raramente intensas – é raro enfrentar um temporal, mas é difícil encarar dois ou mais dias de sol consecutivos).

A época citada – de maio a setembro – coincide com a da vibe mais festiva e o clima mais ameno no ano na espetacular Londres. Assim, querendo curtir ao máximo dias longos e noites ainda mais animadas, sem ficar tremendo de frio ou fortemente agasalhado, o melhor período para essa viagem é no verão europeu, que acontece entre o fim de junho e o fim de setembro.

20170519_115029.jpg

STONEHENGE – INGLATERRA

Se puder escolher o período de sua viagem dentro desse intervalo, prefira ir no fim de junho ou no início de julho, quando ocorrem festivais de música, feiras ao ar livre e outros eventos que celebram o início da estação mais quente do ano.

VISTO

Não é necessário, bastando um passaporte com validade assegurada por, no mínimo 6 meses após a data da viagem a Londres (ex: se você tem um passaporte que vence em agosto de 2018 deve viajar até a capital inglesa, no mais tardar, em janeiro daquele ano).

Dito isso, destacamos abaixo algumas informações sobre a chegada no território inglês.

20170519_115650.jpg

STONEHENGE – INGLATERRA

Londres – a principal porta de entrada para os turistas que visitam o país da Rainha – é conhecida internacionalmente pelo alto rigor alfandegário e considerável índice de recusa de imigrantes. Por isso, aconselhamos que leve o máximo de comprovantes que atestem seu vínculo de moradia e estabilidade no país de origem (declaração de seu vínculo empregatício, passagem de ida e volta já compradas e com horário certo, nome e endereço do hotel, período da estadia no hotel que coincida com a data de saída de Londres), afastando qualquer chance de interpretarem que você quer ficar de vez por lá.

Outra coisa…comporte-se como um turista comum, sem usar terno e mala executiva ou falar de um jeito muito formal. Seja respeitoso, educado e tranquilo, mas não displicente nem autoritário. Jamais demonstre pressa ou impaciência perante os fiscais.

IMG_7038.JPG

EXPOSIÇÃO MULTIMÍDIA NO CENTRO DE VISITANTES – STONEHENGE, INGLATERRA

FUSO HORÁRIO

GMT +1. Isso significa que são 4 horas à frente do horário oficial brasileiro. Assim, quando em Brasília são 17h; em Londres são 21h.

MOEDA

Libra esterlina. Para ter uma estimativa de quanto você vai precisar gastar para conseguir a quantidade de cédulas aceitas na cidade, confira o índice oficial do conversor monetário do Banco Central do Brasil nesse link.

Saque algum dinheiro nos caixas eletrônicos ATM dos aeroportos londrinos ou troque a grana nas casas de câmbio dos aeroportos ou nas áreas comerciais e bancárias de Londres (Strand, Oxford Street, Regent Street, Picaddily Circus, Leicester Square, Covent Garden).

IMG_6998.JPG

STONEHENGE – INGLATERRA

Entendemos que dispor de 60 libras diárias por pessoa é uma quantia razoável para garantir um mínimo de conforto na cidade (esse valor não inclui o preço gasto na hospedagem). Evidentemente que, com 80 a 100 libras/dia/pessoa, é possível viver tranquilo, com boas refeições em todos os turnos e até com sobras para algumas pequenas compras.

IDIOMA

Inglês (com um sotaque espetacular, diga-se de passagem). A comunicação é bem tranquila, haja vista que os britânicos são muito educados e pacientes, quase sempre tentando ajudar.

20170519_114807.jpg

STONEHENGE – INGLATERRA

QUANTO TEMPO FICAR

Trata-se de um ponto turístico pequeno em uma área isolada. Por isso, visitá-lo satisfatoriamente demanda apenas uma manhã OU uma tarde. Por isso, é perfeitamente compatível com outra programação em Londres ou curtindo a cidade de Salisbury.

HOSPEDAGEM

Selecionamos várias boas opções de pousadas e hotéis no post de Londres. Caso deseje pernoitar nas cidades próximas (entre elas, a agradável Salisbury), confira as alternativas nesse link.

IMG_6984 (1).JPG

REPAREM NA DIFERENÇA DE TAMANHO DAS PEDRAS PARA AS PESSOAS – STONEHENGE, INGLATERRA

Especificamente sobre Salisbury, seguem algumas opções bem avaliadas:

Para mais alternativas, consulte os sites do Booking, Trivago ou Tripadvisor. Caso prefira alugar um quarto, um apartamento ou uma casa mantendo contato diretamente com o proprietário, acesse o Airbnb.

IMG_7022.JPG

STONEHENGE – INGLATERRA

COMO FUNCIONA A VISITA

 

Chegando com o ônibus da excursão, a poucos metros do estacionamento você avistará o Centro de Visitantes. Com um design moderno, nele há um museu, onde fica uma exposição multimídia sobre a história do monumento e a evolução dos achados arqueológicos. Logo atrás, há uma mini aldeia com casas do período neolítico, construídas com as mesmas técnicas e materiais similares aos originais de 4500 anos. Poucos metros depois, fica a parada do ônibus shuttle que leva até as famosas rochas de Stonehenge. A distância entre essas paradas é de quase 2km. Apesar de ser gratuito para quem paga o ingresso de acesso a este complexo, muita gente opta por ir caminhando.

IMG_6987.JPG

SHUTTLE DO CENTRO DE VISITANTES AO COMPLEXO DE MEGALITOS – STONEHENGE, INGLATERRA

Não é possível tocar nas pedras nem circular entre elas. Isso porque há um cordão de isolamento ao redor do conjunto delas. Os turistas circulam por esse diâmetro tirando fotos de todos os ângulos possíveis.

Informações úteis:

-Horário de funcionamento – aberto todos os dias da semana. O horário varia a depender da estação do ano, no mínimo entre 9h30 e 17h. Na primavera e, sobretudo, no verão (julho e agosto), com os dias mais longos, o complexo fica aberto por mais tempo.

IMG_7049.JPG

MODERNO CENTRO DE VISITANTES – STONEHENGE, INGLATERRA

*No solstício de verão (entre a noite de 20 e a manhã de 21 de junho), a entrada no complexo é gratuita e o horário de funcionamento é mais largo, com visitas noturnas de turistas entre músicos tocando tambores ficando até o nascer do sol mais concorrido da Inglaterra. Nesse dia festivo, não há cordão de isolamento e, assim, é possível circular entre as grandes pedras. Super recomendado!

-Custo – cerca de 15 libras. Se for em agência de turismo, o valor do ingresso costuma estar incluído no pacote.

20170519_111517 (1).jpg

INGRESSO PARA UM PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE DECLARADO PELA UNESCO – STONEHENGE, INGLATERRA

-Áudio guia – as agências de viagem fornecem áudio guia dentro do pacote. Chegando de outra forma, vale a pena adquirir o áudio guia no Centro de Visitantes. O custo é de 2 libras, aproximadamente.

*OBS: Se preferir ficar em Salisbury o resto do dia, faça tudo a pé. A cidade é pequena e conta uma bela catedral, galeria de arte, museu de armas, shopping center e várias cafeterias e lojinhas.

**OBS2: Para dicas de culinária típica inglesa, restaurantes e baladas londrinas (já que em Salisbury, o que predomina é a vida pacata familiar), acesse o link.

IMG_7033.JPG

MINI ALDEIA QUE RETRATA A MORADIA DOS QUE MONTARAM STONEHENGE – INGLATERRA

NOSSA EXPERIÊNCIA

 

Fomos à Inglaterra em maio/junho de 2015. Ficamos efetivamente na capital inglesa por 3 dias completos (os outros 2 que dormimos na cidade foram dedicados a bate-volta imperdíveis para Stonehenge e Liverpool). Encaramos um frio suportável (mínima de 11°C e máxima de 18°C) , com a sorte de enfrentarmos 1 dia de sol, outro nublado e uma garoa insistente que não avisava mas não atrapalhou em nada nosso passeio.

Compramos o tour para Stonehenge na véspera do passeio por meio do site Get Your Guide, incluindo o ticket de entrada no complexo e áudio guia. Chegamos na rodoviária Victoria Coach Station de metrô logo de manhã cedo. Depois de meia hora nosso ônibus da excursão chegou. O motorista fez a chamada das pessoas que haviam comprado o pacote e seguimos pela estrada. O trajeto durou cerca de 2 horas em um dia de muito sol. A paisagem era bem bonita, com muitas áreas descampadas e fazendas bem cuidadas; a rodovia era excelente e o ônibus relativamente confortável.

20170519_115020

Ao chegarmos no estacionamento do complexo de Stonehenge, recebemos nossos áudio guias e fomos passando rapidamente pelo Centro de Visitantes e pela mini aldeia. Como o tempo do passeio era curto, priorizamos a visita às grandes pedras organizadas em um círculo (o ponto principal do tour, cartão postal da Inglaterra). Chegamos até elas pelo ônibus shuttle.

Como era um dia de semana em baixa temporada, não enfrentamos filas. Ao chegarmos na mais famosa atração, ficamos impressionados com o misticismo e a importância daquele local. Foi difícil prestar atenção as interessantes histórias sequenciais do áudio guia porque o dia tava lindo em um dos lugares mais fotografados do Reino Unido, palco de uma das histórias mais misteriosas da civilização.

Tiramos fotos de todos os ângulos possíveis. Na volta, paramos no Centro de Visitantes e achamos o museu e a loja com ótima infraestrutura, com muita modernidade na exposição e bom gosto no layout dos produtos, sem esbanjar qualquer luxo. Depois de uns 20 minutos nesse local, subimos no ônibus de retorno para Londres. Em um total de 6 a 7h de tour (ida+permanência+volta).

20170519_113530.jpg

STONEHENGE – INGLATERRA

A sensação de estar lá é muito boa e é um passeio fácil de fazer – a excursão resolve todos os problemas -, embora caro (estamos falando da Inglaterra, um dos locais mais caros para viajar no mundo, junto com os países escandinavos, Japão e arquipélagos paradisíacos). Para quem pretende conhecer um lugar com muita história ao invés de entrar nos famosos museus, acreditamos que deva ser incluído no meio de uma temporada de mais de 4 dias em Londres.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DICAS

⇒ Compre um chip SIM para ter Internet o tempo todo no seu celular. Isso facilita, principalmente, para chamar o Uber, baixar mapas e postar fotos e vídeos a qualquer hora e em qualquer lugar.

⇒ Leve seu cartão de crédito/débito habilitado para uso internacional e prefira sacar suas libras nos caixas eletrônicos ATM (há vários nos aeroportos e perto das atrações turísticas principais). Ele trabalha com a cotação oficial e você não paga as comissões geralmente cobradas nas casas de câmbio.

20170519_115647.jpg

STONEHENGE – INGLATERRA

⇒ Viaje para Stonehenge de pacote com alguma agência de viagem. O passeio não será muito barato, mas será muito tranquilo e organizado. Compramos o nosso pelo Get Your Guide. Outras empresas com boas credenciais que realizam esse tour: Stonehenge London Tours, Civitatis, Golden Tours (Simply Stonehenge – Morning), Evan Evans Tours (Stonehenge Express), entre outros.

⇒ Para chegar na Victoria Coach Station, de onde saem os ônibus das excursões para Stonehenge, vá de metrô. Linhas que levam até lá: azul clara/Victoria, verde/District e amarela/Circle. Para maiores informações sobre as linhas de metrô, clique aqui.

⇒ Se preferir ir de trem para Salisbury, o principal ponto de partida é o terminal de Waterloo. Para chegar nesta, suba em um dos metrô das seguintes linhas: cinza/Jubilee, preta/Northern, marrom/Bakerloo ou verde claro/Waterloo & City. Para informações mais detalhadas sobre as linhas de metrô, clique aqui.

IMG_7043 (1).JPG

CENTRO DE VISITANTES – STONEHENGE, INGLATERRA

⇒ Se for de carro, alugue um com câmbio automático e trafegue sempre que possível pela faixa mais à esquerda.

⇒ Não esqueça de levar uma capa de chuva ou um guarda-chuva. O cenário principal de Stonehenge fica ao ar livre e na Inglaterra chove com frequência.

CURIOSIDADES

 

→ Stonehenge é o monumento pré-histórico mais famoso do mundo, com os primeiros materiais encontrados na área datados de 4.500 e 5.000 a.C.

→ Há inúmeras teorias a respeito de sua construção, desde apenas um santuário religioso, passando por construção romana, a até relação com vida extraterrestre.

IMG_7024.JPG

STONEHENGE – INGLATERRA

→ A organização das pedras em Stonehenge ocorreu em três fases que exigiram mais de trinta milhões de horas de trabalho: a primeira, com a construção de uma vala circular; a segunda, com a construção de dois círculos de pedras azuladas (pesando 4 toneladas e trazidas da montanhas de Gales); a terceira, com as pedras azuis substituídas pelos enormes megalitos (estes com mais de 5m de altura e 25 toneladas, transportados desde o norte por mais de 19km).

→ Os monolitos foram alocados para indicar os dias e estações do ano (solstícios e equinócios), não somente para guiar o ciclo agrícola. Assim, as teorias atuais sugerem que Stonehenge era usada simultaneamente para observações astronômicas e para funções religiosas (muitos estudiosos acreditam que as pedras tenhas sido organizadas para servirem de santuário), tendo sindo improvável o seu uso depois de 1100 a.C.

20170519_113603 (2).jpg

STONEHENGE – INGLATERRA

→ No solstício de verão  – 21 de junho – o Sol nasce perfeitamente alinhado dentro da abertura da pedra principal.

SEGURO VIAGEM

Para viajar tranquilo, só curtindo as paisagens e desfrutando de todos os pontos turísticos e passeios, recomendamos o conforto (a preços justos) do seguro viagem pela empresa Real Seguro. Ela indica a seguradora mais confiável e adequada – muitas vezes a mais barata – para a cobertura dos sinistros que você quer evitar. Confira!

IMG_7019

STONEHENGE – INGLATERRA

IMG_6995

STONEHENGE – INGLATERRA

7 comentários sobre “STONEHENGE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s